sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Resenha [livro] - Talismãs, de Eleonor Hertzog


Olá, leitores!

Sejam bem-vindos a mais uma resenha de livro nacional!

Venham que hoje a resenha é do livro Talimãs, o 3º volume da coleção Uma Geração, Todas As Decisões, escrito pela autora Eleonor Hertzog e lançado pela nossa parceira Editora Mundo Uno.




Sobre o LIVRO:

Talismãs
Uma Geração, Todas as Decisões - vol. 3
Autora: Eleonor Hertzog 
Editora: Mundo Uno
Gênero: Juvenil / Ficção-científica / Aventura
Ano: 2016

Sinopse:
E se você descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas? A aventura dos Melbourne continua de forma avassaladora. Os conflitos se entrelaçam e emolduram um quadro muito maior, e muito, muito pior do que acreditávamos ser! Agora, mais do que nunca, um único erro pode levar todas as raças da Terra ao caos total. Nunca o destino exigiu tanto de nossos personagens. Perigos inimagináveis permeiam a escuridão do oceano, nossos mais profundos pensamentos não estão mais seguros. O bravo Cisne talvez não resista até o fim da jornada. Conflitos serão elevados a patamares que você nunca ousaria imaginar. Está preparado para experimentar o melhor que Eleonor Hertzog já apresentou?


*Obra cedida pela editora no formato físico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*


Esse livro faz parte do Desafio Literário Diminuindo a Pilha 2017, como leitura de NOVEMBRO: Livro de DISTOPIA.


RESUMÃO DOS LIVROS ANTERIORES:
Não contém spoilers



CISNE (livro 01- resenha AQUI): conhecemos a família Melbourne composta por: Doris e Henry (os pais biólogos marinhos), Teo e Ted (os gêmeos mais velhos), Tim e Tom (os gêmeos seguintes), Pam, Lis, Bobby (o caçula) e a adotiva Peggy. Todos moram juntos em um barco, o Cisne, que é o único e mais equipado e moderno veleiro solar da Terra. Ao aportarem em uma cidade para resgatar uma foca dourada e para receberem os resultados de seus testes de entrada na mais famosa escola científica da Terra, a Champ-Bleux, os Melbourne acabam também tendo que aceitar em seu barco visitantes inesperados: Jean, um repórter iniciante e imparcial, 2 estagiários e um repórter de Tailirian, um planeta quase igual à Terra, que fica do lado oposto do Sol. Ao saberem que todos os filhos candidatos passaram nos testes, os pais Melbourne descobrem que eles farão parte do Toque de Reunir, no qual mentes brilhantes se juntam para salvar o planeta. Há muitos segredos, muitas reviravoltas e até uma guerra iminente.


*****

Linhagens (livro 02 - resenha AQUI): o livro começa com a família Melbourne  em uma ilha pra fazer análises. O problema é que a ilha está cheia de perigos e está no território da linhagem atlante de Senira, de onde Peggy é original. O perigo e a aproximação do palácio podem estar quebrando o bloqueio mental de Peggy, colocando Peter, o herdeiro de Merine e seu irmão gêmeo  Loon, em perigo por causa do elo mental que mantêm. Começa uma briga entre Merine e os kreganianos para desfazer elos mentais entre gêmeos, especialidade de Kreganian. O que não se esperava é que o elo mental entre  Peter e Peggy é bem mais profundo do que um simples elo emocional de irmãos. E se esse elo não for desfeito, Merine terá de sacrificar Peggy. A partir de então, muitos segredos são revelados, muitas informações sobre Linhagens são apresentadas. Os valores familiares são tão poderosos que podem afetar um mundo inteiro.



ATENÇÃO: Contém informações do livro 02 que podem ser consideradas spoilers.

Talismãs se inicia no exato ponto em que Linhagens finalizou. Então, assim como a autora, cabe avisar que se você não leu os primeiros livros, vai ter problemas para entender a história e ficar chateado com as informações.

No livro 02, Peggy e Peter estão no Coração de Krillin, o centro de poder da futura Casa tailliriana da Linhagem de Krillin, do qual Peter foi escolhido pela própria casa como seu Senhor. Assim que seus pais descobrem onde estão, se encaminham para lá, mas... Bem, Krillin não esquece uma ofensa. Merine roubou sua herdeira (a avó de Peter, no caso) e deve pagar pelo abuso.

E é aqui que começa o livro 03. Assim que os pais chegam ao coração da protoCasa, Krillin imediatamente parte para o ataque de Robert e Diure, os atuais Senhores de Merine e pais de Peter, ignorando toda e qualquer ordem de seu Senhor para parar o ataque.


Na luta, Moriser, o Patriarca, teve de interferir, E com isso, muitos foram feridos. A solução de Peggy foi chamar Doutor Don, o idoso misterioso hóspede do Cisne. Só que Peter deveria ceder sua força para salvar seu avô primeiro e seu pai depois, pois o avô estava muito pior. No entanto, sua teimosia faz com que dê preferência ao pai, ignorando as explicações do Doutor Don e da sensibilidade de Peggy. Com isso, mais confusão à vista, claro.
"Você preferiu ir para o lado dos rancores pessoais e não pensou no DEVIA fazer! Pensou no que QUERIA fazer, o que é um mundo de diferença! Devia tomar aulas de responsabilidade com sua droga de avô! Ele pode ser uma droga, mas sabe as responsabilidades que têm (...)"

Além de tudo, Peter sente um certo remorso pelo que aconteceu ao avô e tenta invadir Merine, que está sob bloqueio por causa do seu irmão Loon, para ver o avô e... Mais confusão, mais vidas em risco!!

Em Talismãs, Peter é o centro da história. Sim, temos a família Melbourne passando por emoções altas e baixas com a chegada da data em que precisam ir para a escola, temos muitas confusões e perigos incríveis no Cisne, especialmente depois da chegada de visitas que viveram muito tempo no espaço, temos ainda o elo de Peggy e Peter.

Mas Talismãs veio para nos mostrar que Peter não é só o crush da Peggy, por quem todos estamos shippando veementemente! Ele é o herdeiro de Merine, é o Senhor de Krillin e... bem... Linhagens tem Talismãs de poder. E Peter descobre-se como Senhor de mais de um Talismã, inclusive um que é essencial para salvar a vida de seu avô.

"O rapaz viu-se assolado por uma avalanche de sentimentos e conclusões. A primeira é que a sensibilidade endemoniada de Peggy estava mais uma vez certa. A segunda é que Krillin tinha feito o mesmo com seu pai, que só tinha escapado das consequências graças ao curandeiro. A terceira, que quase o sufocou, escapou numa exclamação dolorida: Eu podia ter evitado isso!"

Sobre a parte física: a diagramação combina com as edições dos primeiros livros, simples,com cada capítulo numerado, as folhas amareladas, margens justificadas.


A capa também combina com os primeiros livros, formando uma coleção belíssima. Representa uma cena bem no meio do livro, e, por ela, vocês podem ter uma ideia de um dos perigos pelos quais o Cisne passou. Descrição da capa #pracegover: com uma ilustração ao estilo animação vemos uma noite tempestuosa, com raios ao fundo e o Cisne sendo atacado por 3 monstros muito parecidos com serpentes em um mar revolto. A capa tem tons de verde, branco e azul escuro. O título do livro está em fonte cursiva branca na parte superior.

Na minha opinião, Eleonor não só está acertando de vez, como ainda consegue nos manter presos à história. Por mais que tenha um mundo de informações, você não consegue largar a leitura até saber de tudo e nunca se sente perdido! Mas também, se acontecer de alguém se perder, basta ir lá no final do livro conferir o dicionário!

A cada página uma reviravolta, uma descoberta intrigante, um dado novo. E o Toque de Reunir trabalhando como nunca! Aliás... quem disse que era um Toque de Reunir?

Podemos ver que os personagens estão amadurecendo. Peter, o adolescente brigão e mimado, foi um dos que mais cresceram no livro. Antes eu já gostava dele, mesmo com esse jeito rebelde e chato, mas agora estou severamente apaixonada!

"Fomos cercados e atacados a noite toda! O que nos atacou também esteve na ilha, soltou as baleias e acabou com nosso equipamento! Fizeram isso com tanto ódio, mas tanto, que a água, as rochas e os corais, o próprio ar está cheio de fúria! Não se vê um bicho dentro ou fora d'água, nem mesmo os escorpiões."

Aqui vemos adultos, que se dizem super experts, tendo de pedir desculpas a jovens que se mostram muito mais maduros e experts do que eles.


Assim que o livro chegou, eu larguei o que estava lendo (confesso, mesmo) para saber o que aconteceu, afinal o final de Linhagens me deixou querendo estrangular a autora. Não só me senti bem com o desenvolvimento do livro 03, como bebi desesperadamente cada nova informação revelada.

O livro continua sendo uma aventura cheia de perigos e uma linda mistura de gêneros (distopia, romance, ficção-científica, fantasia) que nos fazem mergulhar de cabeça sem trocadilho no mundo dos Melbourne.

Continuo dizendo que todo fã de aventura e ficção científica PRECISA ler a coleção Uma Geração, Todas as Decisões.

E agora, temo que aguardar, tipo, ansiosamente pelo lançamento do livro 04, cujo processo de escrita está em andamento! Capricha aí, Elê!

Enquanto isso, leremos Guardião e Herdeira, spin-offs de personagens importantíssimos! ;)




Sobre a AUTORA:

Meu nome é Eleonor Hertzog e sou gaúcha de Porto Alegre. Pediatra por formação, sou escritora de coração. Leio desde que descobri o que eram livros; não vou dizer que escrevo desde a mesma época porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. E, na adolescência, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que não vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mães convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que não tinha apenas uma história dentro de mim. Tinha mundos inteiros! Durante anos, família e alguns amigos muito próximos me questionaram a respeito de quando eu iria finalmente considerar o livro pronto. Bom, está pronto. Orgulhosamente pronto! Cisne, o primeiro volume da série Uma geração. Todas as decisões., estreou em 2012, esgotando sua primeira edição em pouco mais de meio ano. Em 2013, Linhagens, o segundo volume, veio se juntar ao sucesso de Cisne. Agora, em 2016, Talismãs em breve fará companhia aos seus dois "irmãos" mais novos!

Contato:



À Eleonor: parabéns por mais um livro incrível! Amei o rumo e a maturidade de Peter! Amei especialmente o jeito como ele sambou na cara dos adultos no final!

Um pedido especial aos leitores: curtam, comentem, compartilhem! Ajudem a divulgar a literatura do nosso país!

Boa leitura!

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!



2 comentários:

  1. Os livros da Eleonor são maravilhosos. Mal vejo a hora de lançar o quarto e finalizar a primeira parte dessa saga. Sempre que termino um livro dela fico com um sentimento de perda.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou assim! Quero muito os próximos livros pq não quero ficar longe dos personagens muito tempo!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: