menu

Destaques

terça-feira, 17 de julho de 2018

0 [Vida sem Som] - Testei o App PEDIUS


Alou, nucciamigos!

Depois de muito, mas muito tempo mesmo, voltei com a coluna VIDA SEM SOM, na qual eu conto um pouquinho pra vocês sobre surdez, o mundo do silêncio e as tecnologias que nós, pessoas surdas, usamos.

Hoje, eu trouxe um aplicativo que me foi apresentado em março deste ano. Sim, já era pra ter postado sobre ele há muuuuuuuito tempo, mas essa vida de militante da surdez na universidade tá acabando com meu tempo e com meus nervos.

Enfim... Vamos conhecer o Pedius, uma tecnologia assistiva na forma de aplicativo que faz chamadas telefônicas voz/texto para pessoas surdas e também a minha opinião sobre ele depois de usá-lo!


Sobre o App:

O Pedius é um aplicativo desenvolvido na Itália em 2013, mas que atende em outros 10 países. Por ele, pessoas com deficiência auditiva profunda e que não usam aparelhos auditivos (pessoas surdas) podem realizar chamadas telefônicas para números fixos/convencionais normalmente, sem intermediários.

But, wait! Normalmente?! Yeeeeeesss!!! Normalmente!!

O app tem versão Android e iOS. Oferece 20 minutos gratuitos por mês para realizarmos as ligações. Se o usuário quiser mais, pode comprar 100 minutos ou pagar o plano anual para uso ilimitado.

A base de dados do Pedius funciona através de uma tecnologia de reconhecimento vocal e de síntese. A pessoa surda faz a ligação e conversa se dá pelo próprio aplicativo. Quem recebe a ligação pode falar tranquilo, pois o aplicativo irá jogar a voz em texto para o surdo que fez a ligação. E o surdo pode escolher se responde em voz ou em texto (que seria enviada via voz eletrônica para quem ouve). Essa troca se dá em tempo real!

Como surgiu?

"Tudo começou quando Lorenzo Di Ciaccio, idealizador do Pedius, viu um programa de TV sobre Gabriele, um homem surdo que se envolveu em um acidente de carro e foi abandonado por horas na estrada. Como não podia pedir ajuda, a única opção de Gabriele foi aguardar, na esperança de que alguém viesse em seu socorro, situação que não é rara para os surdos e para as pessoas com deficiência auditiva severa. Di Ciaccio reconheceu na história de Gabriele uma grande necessidade para desenvolvimento de um aplicativo que fizesse simples telefonemas. Com o projeto em mente, uniu forças com Alessandro Gaeta e Stefano La Cesa para tornar a ideia uma realidade. Surgiu então, em 2013, a primeira versão beta do aplicativo e a empresa Pedius foi criada." (FONTE)




O TESTE

Quando li uma reportagem sobre o aplicativo, a primeira coisa que fiz foi procurar outras. E depois fui em seu site e na playstore para conferir dúvidas e comentários de outros usuários. Gostei, baixei e fiz o teste.

Primeiro de tudo: leia os termos e condições antes de fazer login. Você pode optar por logar com conta do Google Plus (que foi o que fiz), do Facebook ou um outro e-mail e senha qualquer.


Daí, o aplicativo vai colocar pra você toda a sua lista de contatos. Os números PRECISAM estar com código do país (Brasil +55) e com o DDD do estado. Não tem na lista o número que você quer usar? Moleza: escreva! Ele já coloca o código do Brasil, você escreve o restante.

Note que no cantinho superior direito da tela de contatos aparece a quantidade de minutos gratuitos que você tem disponível naquele mês.


Contato selecionado? Você irá ver uma tela parecida com essa aí de baixo, à esquerda. O nome do coleguinha + seu telefone e o idioma que vão usar. Embaixo, aparece uma lista de textos pré-prontos que você pode escolher para serem ditos pelo aplicativo ao coleguinha quando ele atender o telefone.

O primeiro texto da lista é sempre o que VOCÊ definiu. Para definir seu próprio texto, basta ir em "configurações" >> "mensagens pré-definidas". Você pode salvar mais de uma, se quiser. Em "configurações" também tem um tutorial, que ensina você a usar o app.


Selecionou o texto? Só iniciar a chamada, clicando em um dos botões lá no final da tela: "chamada em voz" e "chamada por texto".

Você pode ir conversando, tudo que o coleguinha disser vai aparecer em texto pra você. A sua fala não fica gravada, mas seu texto (se optar por usar mensagens), sim. Toda vez que você falar, aquela linha azul no fim da tela irá se mover, para mostrar que está recebendo som. O teclado ao lado dela indica que você pode mudar de áudio para texto em tempo real, sem precisar sair do app ou encerrar a chamada.


Acabou a conversa? Só apertar o botão vermelho ao lado do nome da pessoa. E fim!

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Foi ótimo!

Exatamente igual a qualquer app de transcrição, ele não pontua e algumas palavras às vezes saem diferentes do que foi dito (você vai perceber pelas frases estranhas).

Para surdos usuários de língua portuguesa é uma delicinha de usar. Já surdos usuários de Libras, fica mais complicado porque não tem chamada em vídeo. Aí o colega tem de saber um pouquinho de português.

E eu? Adorei, já usei com amigos e uma vez para marcar um veterinário. Com o whatsapp e o limite de minutos, uso pouco, mas vale muito a pena cada usada!

Recomendadíssimo! ;)


É isso! Espero trazer outras novidades do mundo tecnológico. Sempre que meu celular permitir (tá velhinho, sacomé a memória falha), testarei.

Fiquem de olho e se souberem de algum app maneiro, podem me avisar que eu testo!

Até + ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...