menu

Destaques

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

26 Resenha PREMIADA [livro] - Luzes em Thaupeeka, de V. R. Janson

Olá, pessoas!

Continuo em recuperação, mas não paradona! Enquanto o mês de fevereiro está fervendo, povo todo se preparando para o carnaval... 

Eu trouxe resenha de livro nacional! E não é uma resenha qualquer: é Resenha PREMIADA!

Venham descobrir os segredos por trás das Luzes em Thaupeeka do autor V. R. Janson, lançado pela Editora Chiado!

Luzes em Thaupeeka
Autor: V. R. Janson
Editora: Chiado
Gênero: sci-fi
Ano: 2016
588 p.


*Obra cedida pelo AUTOR no formato físico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões são exclusivamente nossas.

Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
Três luzes de origem desconhecida e comportamento fora dos padrões da física apareceram no céu da pequena e pacata cidade de Thaupeeka. Uma garotinha, um ufólogo, um grupo de investigações do governo e uma seita, têm seus caminhos cruzados no desenrolar dos acontecimentos envolvendo este estranho fenômeno. Orgulho, vingança, amor, curiosidade e fanatismo andam juntos nesta obra de ficção científica onde nossos conhecimentos e crenças são colocados em xeque.





Sentia falta de uma boa leitura de ficção científica bem ao estilo Arquivo X ou Independence Day. É difícil de encontrar, e quando encontra, não é lá essas coisas. Até agora!


Luzes em Thaupeeka é um livro nacional daqueles de aplaudir. Aliás, os últimos livros nacionais que li são espetaculares! Com enredo se passando em uma cidade dos EUA, você fica se perguntando se é nacional mesmo, de tão detalhado e bem escrito. Mas, colega, pode apostar, existem nacionais muito melhores que os estrangeiros, tá?!


"Longe das grandes cidades, muito mais estrelas e constelações podiam ser vistas a olho nu. Isso sempre havia maravilhado Phillip e lhe dado a certeza quase insana de que não estamos sós no Universo. Gostava sempre de lembrar uma frase de Carls Sagan: Se não existe vida fora da Terra, então o Universo é um grande desperdício de espaço."

A história se passa em Thaupeeka e em Robsonville, cidades vizinhas do interior dos EUA. Começamos com Maybel, uma garotinha de apenas seis anos, conversando com seu urso de pelúcia caolho, o Billy, sobre sonhos horríveis e realistas que anda tendo: pessoas desconhecidas mexendo em sua barriga, causando extrema dor.

Aos poucos, somos apresentados à família com a qual Maybel vive: sua madrasta Ethel, seu meio-irmão de onze anos autista David e seu pai Phillip Abrahams. Ethel vive para o filho e não suporta a enteada. Mas Maybel também não gosta da madrasta, faz muita malcriação de propósito. Phillip ama muito sua filhinha e sua esposa, até gosta de David, mas nada supera seu amor, paixão e hobby por caçar OVNI's.

Enquanto a história da família Abrahams se desenvolve, conhecemos os agentes que fazem parte do Centro de Investigações Especiais do FBI, chefiados por George Mills, cuja função era basicamente pesquisar, descobrir e desmascarar atividades ditas extraterrestres. Mas George não era um agente qualquer. Era um com um passado tenebroso, envolvendo caçadores de Ovni's descontrolados.


"Não quero sugestões sobre extraterrestres. Sempre teremos que voltar ao princípio máximo: não subestimar a inteligência humana. Somos capazes de coisas inimagináveis, como vocês já estão cansados de ver."

Também conhecemos um grupo muito... hum... interessante: os Filhos das Estrelas, liderados por Mondhór, seu nome intergaláctico, que acreditavam piamente que sua hora de serem arrebatados pelos deuses supremos viventes em Andrômeda estava se aproximando cada vez mais. Tudo que faltava era encontrar a criança iluminada.

A ação começa em Robsonville com o surgimento de estranhas marcas na plantação de uma fazenda. George e sua equipe, formada pelo astuto, bem treinado e afoito Allan Rither, pelo ex-fraudador alien Rodney Bell e pelo simpático e inteligente Bill Paterson, vão até a cidade para analisar como a fraude foi feita. Sim, porque para eles tudo não passa de um engôdo para ganhar um grana extra. 

"Então, senhores, vieram procurar ET's? — A pergunta da mulher entrou como uma faca no ouvido de George. Sua vontade foi de descarregar todos os tipos de desaforos. Ele tinha pavor de ouvir que estava procurando ET's."

E é justamente nessa fazenda que todos se conectam. George e sua equipe vão preparados para desmascarar o fazendeiro. Phillip, o caçador de Ovnis e colaborador da revista UFO Research vai com a intenção de documentar mais atividades que são bem comuns naquela região e em Thaupeeka. 

E no meio da busca, apreensão e prisão, ocorrem: luzes loucas em Thaupeeka bem em cima da casa do Phillip e algo desconhecido com sua filha Maybel. Também ocorrem homicídios, causados por um atirador profissional desconhecido, que deixou uma única pista para trás: um colar com a constelação de Andrômeda.

Parei a história aqui, acho até que dei uns spoilers sem querer.

Vou falar rapidinho sobre a edição. A Chiado é uma editora que preza pelo simples, mas que sempre sai bem feito. Achei poucos erros de revisão, dos quais a maioria eram as famosas e esquecidas vírgulas de vocativos. De resto, impecável. As fontes são de tamanho perfeito, papel amarelado. Foi uma maravilha de ler.

Descrição da capa #pracegover: a imagem da capa retrata uma noite em uma cidade, meio desfocado. Na parte inferior, vemos algumas casas com luzes acesas, alguns carros, colinas, o nome do autor e editora. Na porção central, 3 grandes luzes em tons de azul e branco, em formato circular. Na porção superior, a noite fechada e o título do livro em fontes brancas.

E agora, minha opinião. Narrado em terceira pessoa, alternando a perspectiva de diferentes personagens, o livro está muito bem escrito. A história passa pelo trivial, cai no suspense e mistério e então chegamos ao auge. Há muita ação, informação, cenas bem descritas com detalhes inteligentes.

"Na segunda série de fotos, Phillip ficou pasmo ao ver que estavam, as mesmas três luzes, bem acima de sua própria residência. Como uma auréola ao redor da cabeça de um santo. (...) De repente, foi como se o tempo tivesse parado. (...) E se? E se os eventos estivessem ligados? E se a crise de Maybel estiver ligada com as luzes?"

Nenhuma ponta solta! Passado se conecta com presente, os personagens se conectam pelas suas histórias de vida e atitudes. E o final, muito bem definido! Cabe ao leitor tentar compreender o que aconteceu. Adoro finais assim, em que o leitor é quem decide, nada vem mastigado. 

Parecem ser muitas páginas, concordam? Quase 600! Mas olha, a edição tem um tamanho de fonte ótimo para leitura. E o tamanho do livro não é o padrão norte-americano. Então, ignorem a quantidade. Por quê? Por ser uma das melhores leituras sci-fi que já tive o prazer de ler.





Sobre o AUTOR:

Cirurgião Dentista nascido no ano de 1973 em Bauru - SP, atualmente reside na Bahia. Descobriu sua criatividade em criar histórias de ficção científica tentando preencher as lacunas deixadas pelos livros inexistentes que ele próprio gostaria de ler. Usa uma narrativa intuitiva e guiada pela situação, dando ao leitor uma livre viagem pelo mundo da imaginação e o desafiando a criar em sua mente o desenrolar da trama juntamente com o texto que está lendo.

O seu senso de humor sarcástico e incisivo confere às suas histórias um clima divertido e crítico das situações encontrados no cotidiano. Juntamente com uma história envolvente, é tudo o que os amantes da ficção científica poderiam querer.




Esse livro faz parte do Desafio Literário Diminuindo a Pilha 2017, como leitura de FEVEREIRO: Livro DE AUTOR QUE NUNCA LEU.


O SORTEIO:

Resenha premiada significa: chance de você ganhar este livro incrível!

E o prêmio? Além do livro autografado, cedido pelo autor, o blog vai dar + 15 marcadores diversos e 1 brinde surpresa!

Para participar do sorteio, siga as regras do formulário. As regras opcionais não precisam ser cumpridas, mas lembre-se que quanto mais fizer, maiores suas chances de ser sorteado pelo app.

Não esqueça de ler as regras gerais! Boa sorte!!







REGRAS GERAIS:

- Residir em território nacional.

- O sorteio é valido até o dia 15/03/2017 às 23 hs. O resultado será divulgado até o dia 20/03/2017, nesta mesma postagem.

- Todos os e-mails fornecidos estão preservados e não serão divulgados.

- O(s) vencedor(s) tem até 3 dias após divulgação do resultado para enviar endereço completo (com CEP) para o e-mail >> nucciadecicco@gmail.com


- O prêmio será enviado em até 45 dias, já contando a entrega dos Correios. Após este tempo, nada mais poderá ser reclamado.

- O prêmio é individual, intransferível, não passível de troca e não poderá ser convertido em dinheiro.

- A participação nesta promoção implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

- Este concurso é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.


Muito obrigada ao Janson pela oportunidade de ler este livro incrível e muito bem escrito!

Boa leitura a todos e que a sorte esteja com vocês!

Até + ver!







Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!


FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

26 comentários:

  1. Núccia!
    Sou daquelas bem fissuradas em leitura sci-fi, principalmente que envolve outros planetas e suas conquistas. Fui muito fã do J. J Benitez e fiquei tão feliz em ver que um autor nacional, traz um livro com enredo bem criativo, com vários núcleos e personagens que se encontram para desvendar o mistério nas plantação.
    Aqui cheia de vontade de poder ler esse livro que parece fenomenal.
    Será que o autor aceita parceria, hein?
    Dá para sentir em sua análise o quanto gostou do livro e fiquei ainda mais curiosa para poder fazer a leitura.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tão empolgada que esqueci de lhe desejar um pronto restabelecimento o mais rápido possível.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Esse livro já tinha me chamado a atenção, já que é da mesma editora que a minha. E agora com a sua resenha, definitivamente fiquei com vontade de ler.
    Além da felicidade de ver tantos autores nacionais bons aparecendo por aí.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia essa história ainda, mas adorei pela resenha.
    Uma trama bem escrita e cheia de mistério com um toque aguçado de ficção científica, que to ficando viciada , rsrsrs
    Eu gosto de livros de ovnis também, e vou deixar já anotado aqui, assim que der, vou querer conferir sem falta!
    bjo grande^^

    ResponderExcluir
  4. E a primeira vez que vejo falar desse livro, e do outro, por isso confesso que me surpreendi e muito pela essa história bem elaborada, com outros planetas, conquista de mundo e deus, todos elementos me chamaram bastante a atenção. Além de que a forma como a história e desenvolvida, e de forma envolvente, e surpreendente, espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Através da resenha - muito bem elaborada -, pude me surpreender com essa história. Nunca tinha lido algo parecido - embora já tenha visto alguns filmes - e confesso que gostei muito da premissa. Se um dia eu chegar a ler, venho dizer o que achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Primeiro, tudo de bom na sua recuperação. Já sobre a obra, apesar de ser muito bem escrita, não a leria porque esse gênero não me atrai. E sim, os nacionais dão de dez a zero nos gringos, uma pena que muita gente ainda não percebeu isso...

    ResponderExcluir
  7. Oi Nuccia, tudo bem?

    Dizer que fiquei encantada pela obra do autor seria pouco. A sua resenha conseguiu me fisgar do início ao fim, foi como se eu tivesse sido sugada para a história do mesmo. O livro parece bem interessante e tem um gênero que adoro, então já quero ler. Espero que tenha sorte no sorteio haha
    Concordo com você qu emuitos nacionais são bem melhores que os estrangeiros, uma pena que nem todos percebam isto. Excelente resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Que resenha mais maravilhosa, preciso deste livro!
    Adorei a premissa, e sua resenha só fez aumentar a minha curiosidade, com certeza será minha próxima solicitação á editora!
    Um beijo, e boa sorte aos participantes do sorteio!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu, tudo bem??
    Fiquei bem curiosa com o livro viu... eu curto algumas leituras de ficção, algumas me prendem e me chamam atenção. Essa história parece ser bem inspiradora, adorei conhecer a obra... nem sabia da existência dela. Desejo muito sucesso ao autor e ao sorteio! Xero!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nu,
    Me abraça! Aí como é bom livros com finais redondinhos e sem nenhuma ponta solta. Como estou sentindo falta disso. Confesso que não era muito fã de ficção, mas é um gênero que estou aprendendo a gostar e me surpreendendo com o que tenho o prazer de ler.
    Fiquei curiosa para conhecer essa estória e muito contente com suas impressões.
    Quero muito o livro - bcostabeber@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. nossa eu nunca tinha escutado falar do livro/autor.
    mas adoro um sci-fi com essa ponta de mistérios então o livro já entrou na minha lista
    sim eu tenho que concordar contigo existem muitos nacionais que são melhores do que os livros americanos.
    na verdade eu adoro variar ler livros de vários paises e/ou autores desconhecidos vc se muitas vezes ótimas surpresas !
    aproveitando para participar
    mari.ogawa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah um dúvida como é que se pronuncia o nome do livro!

      Excluir
    2. Oi Mariana!!! Thaupeeka é uma cidade imaginária! Não tem nacionalidade nem pronúncia correta! Aqui falamos 'Taupíca' com tônica no "i", mas a cidade é sua! rsrs pronuncie como gostar! 💋💋💋

      Excluir
  12. Olá
    Nossa que enredo maravilhosos é esse, fui lendo a resenha e quando terminou fiquei tipo, não acredito!!!
    Já deu para notar que vou super participar da resenha pois preciso ganhar esse livro.
    O gênero Sci -fi é um gênero que tive contato á pouco mais que estou amando
    Beijuh e resenha maravilhosa, para variar né Nu.

    Participando
    rehsouza6@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Que gostoso ver que um livro nacional está tao bem falado, eu tb li livros nacionais maravilhosos e fico muito feliz, li um ou outro bem ruim, mas acontece ne.. hahahha
    Mas eu já digo que com essa resenha me deixou muito curioso em conferir essa historia, achei o enredo bem interessante e eu já amo um bom suspense e misterio, enfim nao preciso dizer mais nada ne! preciso desse livro! <3

    ResponderExcluir
  15. Vou ser sincera que nunca li algum livro sobre ETs, mas fiquei curiosa, me lembrou um pouco a história do filme Sinais, que eu gosto muito. Fiquei bem curiosa pra saber o que houve com a Maybel

    ResponderExcluir
  16. Adoro os livros da Chiado, gosto muito das capas e das folhas, amarelas e grossas, qualidade muito boa. Fiquei curiosa, mas esse final me preocupou um pouco, não gosto de finais abertos. Sem pontas soltas? Que ótimo, é tão bom quando o livro coloca ponto final em tudo. Torcendo.

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de ficção cientifica, mas sou apaixonada em um bom mistério. Esse livro parace
    conter um mistério dos bons. Preciso muito ler.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro já tinha tomado um pouco da minha atenção, mas nunca procurei buscar mais sobre ele. Adorei sua resenha e também gostei muito da ideia de uma resenha premiada!!! Agora, voltando ao livro, o fato de ter et me deixou bem mais curiosa hahaha

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super curiosa para ler esse livro, a resenha está muito bem escrita!! Achei a trama espetacular, cheia de adrenalina e mistérios, pois não sabemos o que vem a seguir!! Os personagens parecem ser bem desenvolvidos, cada um com suas características peculiares!! A história deve ser muito boa pelo que li aqui!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Sim, existem muitos nacionais melhores que estrangeiros, haha! Não conhecia o livro, mas adorei a resenha, que me deixou super curiosa pra conferir a obra! Já quero!!!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii, Nu!!!
    Nunca li nada que tratasse de ovnis e tal. Não conheço muito o gênero, mas fiquei curiosa pra saber o desenrolar dessa história. Tenho a sensação de que a Maybel vai me conquistar. Hahaha
    Eu acho a edição da Chiado multiplicadora de páginas; o espaçamento e a fonte deles são grandes, além das páginas serem pequenas. Sobre o material, as editoras produzem o que os leitores prezam e lá fora beleza não é um decisivo na compra.
    Quero muito ganhar. Sou arazada, mas ultimamente a sorte parece estar sorrindo pra mim, monamour.. Kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Oi, Rê!
      o resultado saiu dia 17/03 - divulguei aqui e na fanpage (https://www.facebook.com/1001nuccias/photos/a.838063102918510.1073741831.829444717113682/1396994683692013/?type=3&permPage=1)
      O livro está a caminho p ela! bj!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...