sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Resenha PREMIADA [livro] - Luzes em Thaupeeka, de V. R. Janson

OlĂ¡, pessoas!

Continuo em recuperaĂ§Ă£o, mas nĂ£o paradona! Enquanto o mĂªs de fevereiro estĂ¡ fervendo, povo todo se preparando para o carnaval... 

Eu trouxe resenha de livro nacional! E nĂ£o Ă© uma resenha qualquer: Ă© Resenha PREMIADA!

Venham descobrir os segredos por trĂ¡s das Luzes em Thaupeeka do autor V. R. Janson, lançado pela Editora Chiado!

Luzes em Thaupeeka
Autor: V. R. Janson
Editora: Chiado
GĂªnero: sci-fi
Ano: 2016
588 p.


*Obra cedida pelo AUTOR no formato fĂ­sico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões sĂ£o exclusivamente nossas.

NĂ£o houve nenhum tipo de intervenĂ§Ă£o em nossos comentĂ¡rios.*

Sinopse:
TrĂªs luzes de origem desconhecida e comportamento fora dos padrões da fĂ­sica apareceram no cĂ©u da pequena e pacata cidade de Thaupeeka. Uma garotinha, um ufĂ³logo, um grupo de investigações do governo e uma seita, tĂªm seus caminhos cruzados no desenrolar dos acontecimentos envolvendo este estranho fenĂ´meno. Orgulho, vingança, amor, curiosidade e fanatismo andam juntos nesta obra de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica onde nossos conhecimentos e crenças sĂ£o colocados em xeque.





Sentia falta de uma boa leitura de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica bem ao estilo Arquivo X ou Independence Day. É difĂ­cil de encontrar, e quando encontra, nĂ£o Ă© lĂ¡ essas coisas. AtĂ© agora!


Luzes em Thaupeeka Ă© um livro nacional daqueles de aplaudir. AliĂ¡s, os Ăºltimos livros nacionais que li sĂ£o espetaculares! Com enredo se passando em uma cidade dos EUA, vocĂª fica se perguntando se Ă© nacional mesmo, de tĂ£o detalhado e bem escrito. Mas, colega, pode apostar, existem nacionais muito melhores que os estrangeiros, tĂ¡?!


"Longe das grandes cidades, muito mais estrelas e constelações podiam ser vistas a olho nu. Isso sempre havia maravilhado Phillip e lhe dado a certeza quase insana de que nĂ£o estamos sĂ³s no Universo. Gostava sempre de lembrar uma frase de Carls Sagan: Se nĂ£o existe vida fora da Terra, entĂ£o o Universo Ă© um grande desperdĂ­cio de espaço."

A histĂ³ria se passa em Thaupeeka e em Robsonville, cidades vizinhas do interior dos EUA. Começamos com Maybel, uma garotinha de apenas seis anos, conversando com seu urso de pelĂºcia caolho, o Billy, sobre sonhos horrĂ­veis e realistas que anda tendo: pessoas desconhecidas mexendo em sua barriga, causando extrema dor.

Aos poucos, somos apresentados Ă  famĂ­lia com a qual Maybel vive: sua madrasta Ethel, seu meio-irmĂ£o de onze anos autista David e seu pai Phillip Abrahams. Ethel vive para o filho e nĂ£o suporta a enteada. Mas Maybel tambĂ©m nĂ£o gosta da madrasta, faz muita malcriaĂ§Ă£o de propĂ³sito. Phillip ama muito sua filhinha e sua esposa, atĂ© gosta de David, mas nada supera seu amor, paixĂ£o e hobby por caçar OVNI's.

Enquanto a histĂ³ria da famĂ­lia Abrahams se desenvolve, conhecemos os agentes que fazem parte do Centro de Investigações Especiais do FBI, chefiados por George Mills, cuja funĂ§Ă£o era basicamente pesquisar, descobrir e desmascarar atividades ditas extraterrestres. Mas George nĂ£o era um agente qualquer. Era um com um passado tenebroso, envolvendo caçadores de Ovni's descontrolados.


"NĂ£o quero sugestões sobre extraterrestres. Sempre teremos que voltar ao princĂ­pio mĂ¡ximo: nĂ£o subestimar a inteligĂªncia humana. Somos capazes de coisas inimaginĂ¡veis, como vocĂªs jĂ¡ estĂ£o cansados de ver."

TambĂ©m conhecemos um grupo muito... hum... interessante: os Filhos das Estrelas, liderados por MondhĂ³r, seu nome intergalĂ¡ctico, que acreditavam piamente que sua hora de serem arrebatados pelos deuses supremos viventes em AndrĂ´meda estava se aproximando cada vez mais. Tudo que faltava era encontrar a criança iluminada.

A aĂ§Ă£o começa em Robsonville com o surgimento de estranhas marcas na plantaĂ§Ă£o de uma fazenda. George e sua equipe, formada pelo astuto, bem treinado e afoito Allan Rither, pelo ex-fraudador alien Rodney Bell e pelo simpĂ¡tico e inteligente Bill Paterson, vĂ£o atĂ© a cidade para analisar como a fraude foi feita. Sim, porque para eles tudo nĂ£o passa de um engĂ´do para ganhar um grana extra. 

"EntĂ£o, senhores, vieram procurar ET's? — A pergunta da mulher entrou como uma faca no ouvido de George. Sua vontade foi de descarregar todos os tipos de desaforos. Ele tinha pavor de ouvir que estava procurando ET's."

E Ă© justamente nessa fazenda que todos se conectam. George e sua equipe vĂ£o preparados para desmascarar o fazendeiro. Phillip, o caçador de Ovnis e colaborador da revista UFO Research vai com a intenĂ§Ă£o de documentar mais atividades que sĂ£o bem comuns naquela regiĂ£o e em Thaupeeka. 

E no meio da busca, apreensĂ£o e prisĂ£o, ocorrem: luzes loucas em Thaupeeka bem em cima da casa do Phillip e algo desconhecido com sua filha Maybel. TambĂ©m ocorrem homicĂ­dios, causados por um atirador profissional desconhecido, que deixou uma Ăºnica pista para trĂ¡s: um colar com a constelaĂ§Ă£o de AndrĂ´meda.

Parei a histĂ³ria aqui, acho atĂ© que dei uns spoilers sem querer.

Vou falar rapidinho sobre a ediĂ§Ă£o. A Chiado Ă© uma editora que preza pelo simples, mas que sempre sai bem feito. Achei poucos erros de revisĂ£o, dos quais a maioria eram as famosas e esquecidas vĂ­rgulas de vocativos. De resto, impecĂ¡vel. As fontes sĂ£o de tamanho perfeito, papel amarelado. Foi uma maravilha de ler.

DescriĂ§Ă£o da capa #pracegover: a imagem da capa retrata uma noite em uma cidade, meio desfocado. Na parte inferior, vemos algumas casas com luzes acesas, alguns carros, colinas, o nome do autor e editora. Na porĂ§Ă£o central, 3 grandes luzes em tons de azul e branco, em formato circular. Na porĂ§Ă£o superior, a noite fechada e o tĂ­tulo do livro em fontes brancas.

E agora, minha opiniĂ£o. Narrado em terceira pessoa, alternando a perspectiva de diferentes personagens, o livro estĂ¡ muito bem escrito. A histĂ³ria passa pelo trivial, cai no suspense e mistĂ©rio e entĂ£o chegamos ao auge. HĂ¡ muita aĂ§Ă£o, informaĂ§Ă£o, cenas bem descritas com detalhes inteligentes.

"Na segunda sĂ©rie de fotos, Phillip ficou pasmo ao ver que estavam, as mesmas trĂªs luzes, bem acima de sua prĂ³pria residĂªncia. Como uma aurĂ©ola ao redor da cabeça de um santo. (...) De repente, foi como se o tempo tivesse parado. (...) E se? E se os eventos estivessem ligados? E se a crise de Maybel estiver ligada com as luzes?"

Nenhuma ponta solta! Passado se conecta com presente, os personagens se conectam pelas suas histĂ³rias de vida e atitudes. E o final, muito bem definido! Cabe ao leitor tentar compreender o que aconteceu. Adoro finais assim, em que o leitor Ă© quem decide, nada vem mastigado. 

Parecem ser muitas pĂ¡ginas, concordam? Quase 600! Mas olha, a ediĂ§Ă£o tem um tamanho de fonte Ă³timo para leitura. E o tamanho do livro nĂ£o Ă© o padrĂ£o norte-americano. EntĂ£o, ignorem a quantidade. Por quĂª? Por ser uma das melhores leituras sci-fi que jĂ¡ tive o prazer de ler.





Sobre o AUTOR:

CirurgiĂ£o Dentista nascido no ano de 1973 em Bauru - SP, atualmente reside na Bahia. Descobriu sua criatividade em criar histĂ³rias de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica tentando preencher as lacunas deixadas pelos livros inexistentes que ele prĂ³prio gostaria de ler. Usa uma narrativa intuitiva e guiada pela situaĂ§Ă£o, dando ao leitor uma livre viagem pelo mundo da imaginaĂ§Ă£o e o desafiando a criar em sua mente o desenrolar da trama juntamente com o texto que estĂ¡ lendo.

O seu senso de humor sarcĂ¡stico e incisivo confere Ă s suas histĂ³rias um clima divertido e crĂ­tico das situações encontrados no cotidiano. Juntamente com uma histĂ³ria envolvente, Ă© tudo o que os amantes da ficĂ§Ă£o cientĂ­fica poderiam querer.




Esse livro faz parte do Desafio LiterĂ¡rio Diminuindo a Pilha 2017, como leitura de FEVEREIRO: Livro DE AUTOR QUE NUNCA LEU.


O SORTEIO:

Resenha premiada significa: chance de vocĂª ganhar este livro incrĂ­vel!

E o prĂªmio? AlĂ©m do livro autografado, cedido pelo autor, o blog vai dar + 15 marcadores diversos e 1 brinde surpresa!

Para participar do sorteio, siga as regras do formulĂ¡rio. As regras opcionais nĂ£o precisam ser cumpridas, mas lembre-se que quanto mais fizer, maiores suas chances de ser sorteado pelo app.

NĂ£o esqueça de ler as regras gerais! Boa sorte!!







REGRAS GERAIS:

- Residir em territĂ³rio nacional.

- O sorteio Ă© valido atĂ© o dia 15/03/2017 Ă s 23 hs. O resultado serĂ¡ divulgado atĂ© o dia 20/03/2017, nesta mesma postagem.

- Todos os e-mails fornecidos estĂ£o preservados e nĂ£o serĂ£o divulgados.

- O(s) vencedor(s) tem atĂ© 3 dias apĂ³s divulgaĂ§Ă£o do resultado para enviar endereço completo (com CEP) para o e-mail >> nucciadecicco@gmail.com


- O prĂªmio serĂ¡ enviado em atĂ© 45 dias, jĂ¡ contando a entrega dos Correios. ApĂ³s este tempo, nada mais poderĂ¡ ser reclamado.

- O prĂªmio Ă© individual, intransferĂ­vel, nĂ£o passĂ­vel de troca e nĂ£o poderĂ¡ ser convertido em dinheiro.

- A participaĂ§Ă£o nesta promoĂ§Ă£o implica na aceitaĂ§Ă£o total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

- Este concurso Ă© de carĂ¡ter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorizaĂ§Ă£o do MinistĂ©rio da Fazenda e da Justiça, nĂ£o estĂ¡ vinculada Ă  compra e/ou aquisiĂ§Ă£o de produtos e serviços e a participaĂ§Ă£o Ă© gratuita.


Muito obrigada ao Janson pela oportunidade de ler este livro incrĂ­vel e muito bem escrito!

Boa leitura a todos e que a sorte esteja com vocĂªs!

AtĂ© + ver!







Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!


FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

26 comentĂ¡rios:

  1. NĂºccia!
    Sou daquelas bem fissuradas em leitura sci-fi, principalmente que envolve outros planetas e suas conquistas. Fui muito fĂ£ do J. J Benitez e fiquei tĂ£o feliz em ver que um autor nacional, traz um livro com enredo bem criativo, com vĂ¡rios nĂºcleos e personagens que se encontram para desvendar o mistĂ©rio nas plantaĂ§Ă£o.
    Aqui cheia de vontade de poder ler esse livro que parece fenomenal.
    SerĂ¡ que o autor aceita parceria, hein?
    DĂ¡ para sentir em sua anĂ¡lise o quanto gostou do livro e fiquei ainda mais curiosa para poder fazer a leitura.

    Participo e mais tarde sairĂ¡ divulgaĂ§Ă£o no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “O saber Ă© saber que nada se sabe. Este Ă© a definiĂ§Ă£o do verdadeiro conhecimento.” (ConfĂºcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tĂ£o empolgada que esqueci de lhe desejar um pronto restabelecimento o mais rĂ¡pido possĂ­vel.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Esse livro jĂ¡ tinha me chamado a atenĂ§Ă£o, jĂ¡ que Ă© da mesma editora que a minha. E agora com a sua resenha, definitivamente fiquei com vontade de ler.
    Além da felicidade de ver tantos autores nacionais bons aparecendo por aí.

    ResponderExcluir
  3. Eu nĂ£o conhecia essa histĂ³ria ainda, mas adorei pela resenha.
    Uma trama bem escrita e cheia de mistĂ©rio com um toque aguçado de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, que to ficando viciada , rsrsrs
    Eu gosto de livros de ovnis tambĂ©m, e vou deixar jĂ¡ anotado aqui, assim que der, vou querer conferir sem falta!
    bjo grande^^

    ResponderExcluir
  4. E a primeira vez que vejo falar desse livro, e do outro, por isso confesso que me surpreendi e muito pela essa histĂ³ria bem elaborada, com outros planetas, conquista de mundo e deus, todos elementos me chamaram bastante a atenĂ§Ă£o. AlĂ©m de que a forma como a histĂ³ria e desenvolvida, e de forma envolvente, e surpreendente, espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. AtravĂ©s da resenha - muito bem elaborada -, pude me surpreender com essa histĂ³ria. Nunca tinha lido algo parecido - embora jĂ¡ tenha visto alguns filmes - e confesso que gostei muito da premissa. Se um dia eu chegar a ler, venho dizer o que achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡!

    Primeiro, tudo de bom na sua recuperaĂ§Ă£o. JĂ¡ sobre a obra, apesar de ser muito bem escrita, nĂ£o a leria porque esse gĂªnero nĂ£o me atrai. E sim, os nacionais dĂ£o de dez a zero nos gringos, uma pena que muita gente ainda nĂ£o percebeu isso...

    ResponderExcluir
  7. Oi Nuccia, tudo bem?

    Dizer que fiquei encantada pela obra do autor seria pouco. A sua resenha conseguiu me fisgar do inĂ­cio ao fim, foi como se eu tivesse sido sugada para a histĂ³ria do mesmo. O livro parece bem interessante e tem um gĂªnero que adoro, entĂ£o jĂ¡ quero ler. Espero que tenha sorte no sorteio haha
    Concordo com vocĂª qu emuitos nacionais sĂ£o bem melhores que os estrangeiros, uma pena que nem todos percebam isto. Excelente resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OlĂ¡, tudo bem?
    Que resenha mais maravilhosa, preciso deste livro!
    Adorei a premissa, e sua resenha sĂ³ fez aumentar a minha curiosidade, com certeza serĂ¡ minha prĂ³xima solicitaĂ§Ă£o Ă¡ editora!
    Um beijo, e boa sorte aos participantes do sorteio!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu, tudo bem??
    Fiquei bem curiosa com o livro viu... eu curto algumas leituras de ficĂ§Ă£o, algumas me prendem e me chamam atenĂ§Ă£o. Essa histĂ³ria parece ser bem inspiradora, adorei conhecer a obra... nem sabia da existĂªncia dela. Desejo muito sucesso ao autor e ao sorteio! Xero!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nu,
    Me abraça! AĂ­ como Ă© bom livros com finais redondinhos e sem nenhuma ponta solta. Como estou sentindo falta disso. Confesso que nĂ£o era muito fĂ£ de ficĂ§Ă£o, mas Ă© um gĂªnero que estou aprendendo a gostar e me surpreendendo com o que tenho o prazer de ler.
    Fiquei curiosa para conhecer essa estĂ³ria e muito contente com suas impressões.
    Quero muito o livro - bcostabeber@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. nossa eu nunca tinha escutado falar do livro/autor.
    mas adoro um sci-fi com essa ponta de mistĂ©rios entĂ£o o livro jĂ¡ entrou na minha lista
    sim eu tenho que concordar contigo existem muitos nacionais que sĂ£o melhores do que os livros americanos.
    na verdade eu adoro variar ler livros de vĂ¡rios paises e/ou autores desconhecidos vc se muitas vezes Ă³timas surpresas !
    aproveitando para participar
    mari.ogawa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah um dĂºvida como Ă© que se pronuncia o nome do livro!

      Excluir
    2. Oi Mariana!!! Thaupeeka Ă© uma cidade imaginĂ¡ria! NĂ£o tem nacionalidade nem pronĂºncia correta! Aqui falamos 'TaupĂ­ca' com tĂ´nica no "i", mas a cidade Ă© sua! rsrs pronuncie como gostar! đŸ’‹đŸ’‹đŸ’‹

      Excluir
  12. OlĂ¡
    Nossa que enredo maravilhosos Ă© esse, fui lendo a resenha e quando terminou fiquei tipo, nĂ£o acredito!!!
    JĂ¡ deu para notar que vou super participar da resenha pois preciso ganhar esse livro.
    O gĂªnero Sci -fi Ă© um gĂªnero que tive contato Ă¡ pouco mais que estou amando
    Beijuh e resenha maravilhosa, para variar né Nu.

    Participando
    rehsouza6@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Que gostoso ver que um livro nacional estĂ¡ tao bem falado, eu tb li livros nacionais maravilhosos e fico muito feliz, li um ou outro bem ruim, mas acontece ne.. hahahha
    Mas eu jĂ¡ digo que com essa resenha me deixou muito curioso em conferir essa historia, achei o enredo bem interessante e eu jĂ¡ amo um bom suspense e misterio, enfim nao preciso dizer mais nada ne! preciso desse livro! <3

    ResponderExcluir
  15. Vou ser sincera que nunca li algum livro sobre ETs, mas fiquei curiosa, me lembrou um pouco a histĂ³ria do filme Sinais, que eu gosto muito. Fiquei bem curiosa pra saber o que houve com a Maybel

    ResponderExcluir
  16. Adoro os livros da Chiado, gosto muito das capas e das folhas, amarelas e grossas, qualidade muito boa. Fiquei curiosa, mas esse final me preocupou um pouco, nĂ£o gosto de finais abertos. Sem pontas soltas? Que Ă³timo, Ă© tĂ£o bom quando o livro coloca ponto final em tudo. Torcendo.

    ResponderExcluir
  17. NĂ£o sou muito fĂ£ de ficĂ§Ă£o cientifica, mas sou apaixonada em um bom mistĂ©rio. Esse livro parace
    conter um mistério dos bons. Preciso muito ler.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro jĂ¡ tinha tomado um pouco da minha atenĂ§Ă£o, mas nunca procurei buscar mais sobre ele. Adorei sua resenha e tambĂ©m gostei muito da ideia de uma resenha premiada!!! Agora, voltando ao livro, o fato de ter et me deixou bem mais curiosa hahaha

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super curiosa para ler esse livro, a resenha estĂ¡ muito bem escrita!! Achei a trama espetacular, cheia de adrenalina e mistĂ©rios, pois nĂ£o sabemos o que vem a seguir!! Os personagens parecem ser bem desenvolvidos, cada um com suas caracterĂ­sticas peculiares!! A histĂ³ria deve ser muito boa pelo que li aqui!! JĂ¡ quero ler!!

    ResponderExcluir
  20. OlĂ¡, tudo bem? Sim, existem muitos nacionais melhores que estrangeiros, haha! NĂ£o conhecia o livro, mas adorei a resenha, que me deixou super curiosa pra conferir a obra! JĂ¡ quero!!!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii, Nu!!!
    Nunca li nada que tratasse de ovnis e tal. NĂ£o conheço muito o gĂªnero, mas fiquei curiosa pra saber o desenrolar dessa histĂ³ria. Tenho a sensaĂ§Ă£o de que a Maybel vai me conquistar. Hahaha
    Eu acho a ediĂ§Ă£o da Chiado multiplicadora de pĂ¡ginas; o espaçamento e a fonte deles sĂ£o grandes, alĂ©m das pĂ¡ginas serem pequenas. Sobre o material, as editoras produzem o que os leitores prezam e lĂ¡ fora beleza nĂ£o Ă© um decisivo na compra.
    Quero muito ganhar. Sou arazada, mas ultimamente a sorte parece estar sorrindo pra mim, monamour.. Kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Oi, RĂª!
      o resultado saiu dia 17/03 - divulguei aqui e na fanpage (https://www.facebook.com/1001nuccias/photos/a.838063102918510.1073741831.829444717113682/1396994683692013/?type=3&permPage=1)
      O livro estĂ¡ a caminho p ela! bj!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: