sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Resenha [filme] - A Esperança Parte 1

Oi, pessoas!!

Todos os blogs da face da Terra e talvez da Via Láctea já devem ter postado uma resenha sobre o filme A Esperança - Parte 1, uma vez que o mesmo estreou (no Brasil), na última 4ªf, dia 19/11/2014.

Todos os blogs, menos o meu. 

Porque eu odeio ir em estréia de filme, ainda mais de filme ultra-badalado. O cinema lota, os fãs estão tão entusiasmados que não ficam quietos. Ah tá, ok, eu sou surda e isso não devia incomodar. Mas, incomoda, porque ficar sentindo vibrações da platéia, me impede de sentir as do filme. Nada agradável.

Mas... enfim... Finalmente, aproveitei minhas férias do trabalho (quem me conhece sabe que isso é um milagre!) e passei a tarde inteirinha no cinema!

Partiu?

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - PARTE 1
The Hunger Games: Mockingjay - part 1, 2014
Aventura, suspense, ficção-científica, guerra
125 min

Sinopse:
Katniss Everdeen conseguiu sobreviver duas vezes a temível arena dos Jogos Vorazes. Sua coragem e sua força contribuirão para uma revolução contra a Capital. Depois que a Capital conseguiu destruir o Distrito 12, Katniss se refugia no lendário Distrito 13, sob a liderança da Presidente Alma Coin e conselhos do seu amigo de confiança. Agora, Katniss precisa escolher entre salvar a si mesma ou salvar seu povo da opressão dos punhos de ferro da grande Capital, mas para isso acontecer Katniss precisa se divulgar como "O Tordo" (o principal símbolo da rebelião), enquanto luta para salvar Peeta e a nação. Agora, mais do que tudo, a esperança tem que ser maior que o medo.



(postagem atualizada em fevereiro/2017)

O filme, dirigido por Francis Lawrence, que também dirigiu "Em Chamas", foi muito bem elaborado. O roteiro é de Danny Strong e Peter Craig, baseado, obviamente, no terceiro livro da trilogia, de autoria de Suzanne Collins.


A atriz Jennifer Lawrence, que faz Katniss, mantém-se no seu papel de forma coerente, deixando bem evidente todos os dilemas psicológicos e amorosos da personagem, acumulados nos filmes anteriores e ao longo deste.


A passagem de tempo no filme fica evidente apenas na fisionomia do Peeta. A cada vez que ele aparece na TV da Capital para enviar recados aos radicais, apresenta-se mais magro, mais doente, mais desesperado. A interpretação deste filme em comparação com os anteriores está muito mais crível. Parabéns ao Josh! 

Meu único 'porém' é para a interpretação de Julianne Moore como a Presidente Alma Coin. Sim, era para aparentar uma mulher destemida, objetiva e fria, até. Mas, o que eu senti foi uma insipidez rígida,  muito contida, como se ela estivesse forçando a atuação ou se segurando para não exagerar. Nem parece a mesma que fez "Carrie, a Estranha" (2013), mesmo com todas as diferenças das personagens.

Um dos melhores atores foi o que fez o papel de Plutarch Heavensbeen em 3 filmes da franquia: Philip Seymour Hoffman, que faleceu em fevereiro deste ano. Você devem se lembrar dele como vencedor do Oscar de Melhor Ator 2005 por "Capote", mas ele também fez uns trocentos outros filmes, como Twister, Patch Adams, Magnolia, Cold Mountain, entre outros.

No geral, você encontra os efeitos especiais, mas eles não são tão exagerados, deixando bem claro que, agora, a história trata da guerra e não da ostentação sem limites da Capital. Com fotografia bacana, interpretações críveis e um bom conteúdo, mesmo sendo metade da história final, é um filme que mereceu o recorde de bilheteria que obteve.

Pra finalizar, eu colocaria o filme no rol das adaptações muito boas. É... Tem as adaptações boas, as muito boas e as boas pra caralho. Mas, também, temos as ruins e as que sofrem da Maldição das Adaptações, como "Dezesseis Luas". Abaixo dessa, só mesmo os filmes de Percy Jackson, que distorceram completamente os lindos livros de Rick Riordan.

Para os fãs da Saga, filme obrigatório, nem que seja pra ir analisar defeitos. Para quem curte uma distopia básica, vale também, mas lembre-se de que este já é o 3º filme!



TRAILER OFICIAL:


ELENCO PRINCIPAL

Katniss Everdeen - Jennifer Lawrence, de O Lado Bom da Vida

Peeta Mellarck - Josh Hutcherson, de Viagem ao Centro da Terra

Gale Hawthorne - Liam Hemsworth, de A última música

Haymich Abertathy - Woody Harrelson, de 2012

Presidente Snow - Donald Sutherland, de Orgulho e Preconceito

Alma Coin - Julianne Moore, de Carrie, a Estranha 2013

Plutarch Heavensbeen - Philip Seymour Hoffman, de Cold Mountain 

Effie Trinket - Elizabeth Banks, de Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

Finnick Oddair - Sam Claflin, de Branca de Neve e o Caçador

Comandante Paylor - Patina Miller, d musical Pippin

Cressida - Natalie Domer, de Game of Thrones



Bom filme!

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: