segunda-feira, 16 de novembro de 2015

[Entrevista a autores] - L. L. Alves

Alou, pessoas!

Eu sei que vocês querem ler uma entrevista! Claro que querem, óbvio que querem, ai de vocês se não quiserem!!... XD

A entrevista de hoje foi feita com uma das autoras parceiras mais simpáticas, legais e super-prafrentex que eu conheço (e conheço pessoalmente, tá?! =P): L. L. Alves!

Quer conhecer a autora antes de ver as respostas? Moleza!

L. L. Alves é o nome artístico de Luene Langhammer Alves. Lu (intimidade é para os fracos, somos parceiras!) é formada em Letras – Língua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Completamente apaixonada pelo mundo das letras, mescla seus dias entre leituras e escritas. Ao todo, já escreveu mais de dez livros e diversos contos, variando entre fantasia, romance, sobrenatural e chick-lit. Começou a ter gosto pela leitura ao ler a famosa série Harry Potter e nunca mais parou de ser sugada pelos livros. Foi aos 13 anos de idade que concluiu seu primeiro romance, Mudanças, e descobriu que escrever era o que queria fazer pelo resto da vida. Em 2010, ficou deslumbrada com a ideia de uma saga, e de um sonho inusitado surgiu Instituição para Jovens Prodígios, uma série de quatro volumes que atualmente está sendo publicada pela plataforma Amazon. A autora está sempre com novos projetos, seja sua primeira trilogia ambientada em um novo universo, romances únicos ou contos. L. L. Alves pretende continuar escrevendo cada vez mais livros, intrigando o mundo com seus mistérios e fantasia, e nunca deixando a vontade de chegar à última página passar.

E agora, partiu entrevista?


Li que sua vontade de ser escritora surgiu com os livros de Harry Potter. Pode contar como foi, quais as sensações na época?
Em primeiro lugar, obrigada pelo convite, Nuccia! Sinto-me honrada por estar aqui <3 Bom, fui uma criança que gostava mais de português do que de matemática. Vivia lendo placas nas ruas, bulas de remédio, praticamente qualquer texto (ainda sou assim), mas peguei mesmo o gosto pela leitura quando encontrei o segundo volume da série Harry Potter na biblioteca da escola. Foi o destino! rs Comecei a ler aquele livro e minha vida inteira mudou – nunca mais parei de ler e decidi que queria ser escritora. Não sei ao certo por que tive esse início especificamente com Harry Potter, mas acredito que a história de magia, misturada a amizade, coragem e tantos outros temas bacanas que a J. K. Rowling usa na série foram o que me encantaram tanto.

Qual foi sua primeira obra escrita e a primeira publicada? Conte um pouco sobre elas!
A primeira obra escrita foi Mudanças, aos 13 anos de idade. É claro que já se passaram dez anos, então muitas alterações foram feitas e trechos adicionados ou cortados. Em 2012, quando decidi que queria publicar meus livros, eu tinha consciência de que Mudanças ainda não estava pronto para publicação. Portanto, escolhi o primeiro volume da série Instituição para Jovens Prodígios, chamado A Seleção, como meu primeiro “filho” de papel. Mudanças foi um dos livros mais importantes que escrevi, visto que foi o primeiro. Foi a partir dele que tive a certeza de que sempre conseguiria começar uma história e terminá-la; que eu tinha essa capacidade, sabe? Já Instituição foi um projeto que demorei anos para desenvolver, estruturar e concluir. Por ser uma série que não poderia deixar nenhuma ponta solta, suei bastante para torná-lo digno dos meus leitores. No geral, tenho muito orgulho de todos os meus livros, pois aprendo muito com eles e meu objetivo é fazer os leitores também aprenderem ou, ao menos, pensarem em diversas situações com outros olhos.

Você escreve sempre sobre um determinado gênero literário? Se sua obras são ecléticas, quais os outros gêneros?
Não! Costumo dizer que escrevo o que a vontade e a imaginação mandarem! rs Já escrevi fantasia, romance juvenil, chick-lit, suspense e atualmente estou arriscando no romance LGBT.

Pode enumerar alguns dos prós e contras de publicar em formato impresso e digital?
Bom, se eu enumerar mais de um, vai ficar gigante! rs Então vou simplificar: o pró de publicar em formato impresso é ter mais visibilidade; o contra é a dificuldade em vender livros. Por ter custos de diagramação, capa, miolo, etc., os livros ficam mais caros que os e-books, e nem todos tem condição de comprá-los.

O pró de publicar em formato digital é que o autor tem um lucro maior, apesar do valor ser menor que o impresso. Se você publica na Amazon, por exemplo, a maior parte dos lucros fica para você. O contra continua sendo o preconceito contra livros digitais. Infelizmente muitos ainda preferem os livros físicos e se recusam a ler e-books. Contudo, acredito que esse cenário está mudando, aos poucos.

Qual foi a maior alegria e a maior decepção após o lançamento de seus livros?
A maior alegria foi ouvir a opinião dos leitores (ainda é!). A maior decepção foi perceber que nem todos que disseram que me ajudariam realmente ajudaram no processo.

Você acha que um escritor precisa/deve ler outros autores? Por quê? E quais seus autores preferidos?
Sim, deve! Obviamente autores brasileiros e também estrangeiros. Não apenas para apoiarmos a nossa literatura nacional, mas também porque o escritor precisa sempre estar em contato com outras obras e disposto a aprender e amadurecer as próprias ideias. São tantos! rs De cabeça consigo pensar na Priscila Boltão, Fabiana Cardoso, Joseane Bragança, Mila Wander e Juliana Skwara. Quanto aos autores estrangeiros: diva J. K. Rowling, Cassandra Clare, Cornelia Funke e Neil Gaiman.

Você obtém sua renda de outra profissão que não exclusivamente a escrita. Trabalhar apenas como escritor pode vir a ser uma realidade para você? O que é/seria imprescindível para que um autor brasileiro viva apenas da escrita?
Sinceramente? Seria um sonho. Atualmente estou tão sobrecarregada com a minha outra profissão e com outras funções do dia a dia que mal tenho tempo para escrever. Seria incrível que pudesse viver da escrita, contudo, não sei ao certo como chegar lá. Se um dia você descobrir, me conta! rs

Pode descrever o mercado literário brasileiro sob o seu ponto de vista? Como está, tendências e outros aspectos?
Olha, se você me fizesse essa pergunta um ano atrás eu diria que está bem feio e desesperador. Hoje em dia, no entanto, posso dizer que ficou melhorzinho. Ainda falta muito para as editoras apostarem de verdade nos autores brasileiros, mas parece que 2015 veio para revolucionar. Vejo que o mercado em si está finalmente notando que há autores aqui na nossa terrinha tão bom quanto (ou melhores) que os autores estrangeiros. O que falta é investimento de verdade, buscar talentos escondidos e que não possuem chance por não serem muito conhecidos ou por não terem renda suficiente para se sobressaírem. Temos que esperar e ver como 2016 será, mas tenho esperança.

Dicas que você gostaria de compartilhar com escritores iniciantes:
Tenham muuuuuuuuita paciência! Aceitem as opiniões, saibam filtrar críticas construtivas de críticas maldosas, estejam abertos a aprender e a melhorar, e continuem na luta. Não é fácil, gente, não vou negar, mas a gente chega lá!

E seus projetos futuros?
São vários!! Uma trilogia de fantasia, uma distopia, concluir a série Instituição para Jovens Prodígios, dentre muitas outras.

Fique à vontade para compartilhar mais informações, recados a leitores, etc:
Obrigada, Nuccia, pelo convite, mais uma vez! Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais um pouquinho sobre mim! Obrigada a todos os meus leitores, prodígios e amigos, que continuam comigo nessa caminhada. Vocês são os melhores <3

Você autoriza a publicação desta entrevista, na íntegra ou em partes, no blog As 1001 Nuccias? Caso positivo, por favor, manifeste-se de forma elucidativa:
Sim! Of course! Sure! Claro que sí! Naturalmente! :P


Vamos conhecer um pouco mais dos livros da autora citados na entrevista?


Mudanças
Editora: Modo
Ano: 2014
Edição: 1ª
O primeiro livro da autora.

Sinopse:
O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de “aborrecência”, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?


  

Ou também direto no site da EDITORA MODO, com a própria autora, pelo e-mail saga.llalves@gmail.com.


*****


Instituição para Jovens Prodígios – A Seleção
Editora: Biblioteca 24 horas
Ano: 2013
Edição: 2ª
Série em 4 volumes! Livro 01.

Sinopse:
Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?

 

Ou... Entre em contato pelo e-mail saga.llalves@gmail.com e confira se a autora possui volumes para venda!

*****

Instituição para Jovens Prodígios – A Traição
Formato: e-book Kindle (Amazon)
Ano: 2014
Segundo volume da coleção, com mais emoção e intrigas!

Sinopse:
Depois de descobrir que a tão aclamada Instituição para Jovens Prodígios não é aquilo que aparenta ser, Lara Müller está em busca de respostas. Principalmente em relação às mudanças que seu corpo está sofrendo e, é claro, em relação aos seus sentimentos. Como lidar com a distância e a saudade que sente da sua família e de Lucas? Como lidar com as novas emoções que assombram sua mente e coração? Lara aprenderá mais sobre si mesma e sobre os jovens daquela Instituição, mas ainda há muito a descobrir... Hugh Howard, com seus olhos misteriosos e beijos doces, quem é ele e o que ele quer? Irene, com seu sorriso encantador e amizade acolhedora, o que esconde? Patrick, com seu jeito brincalhão, oculta algum passado sombrio? O que aqueles garotos e garotas têm de tão especial? Lara se deixa levar pela emoção, por ter finalmente se encaixado em algum lugar, com um garoto maravilhoso ao seu lado e uma melhor amiga confidente até que... Decisões são tomadas e ela vê sua vida de pernas para o ar. O que fazer quando tiram de você uma parte importante da sua existência? 

 

Ou... Entre em contato pelo e-mail saga.llalves@gmail.com e confira se a autora possui volumes para venda!

*****

Instituição para Jovens Prodígios – A Revelação
Formato: e-book Kindle (Amazon)
Ano: 2015
Terceiro volume da coleção, cheio de suspense e revelações!

Sinopse:
Lara está em busca de respostas. O que ela mais temia aconteceu: sua atitude inconsequente resultou na notícia mais aterradora que poderia ter recebido após longos meses fora do Brasil. Apesar disso, ela tenta se recuperar do choque e da traição, enquanto batalha para não deixar os acontecimentos recentes a impedirem de seguir com a sua vida. Em meio a amizades inesperadas, Lara fará de tudo para descobrir o plano insano dos poderosos mantenedores da Instituição para Jovens Prodígios. Afinal, por que eles foram colocados ali, com habilidades sobre-humanas e capazes de se transformarem em animais? Quais os papeis de Irene, Hugh, Claire, Akira, Patrick, e tantos outros jovens? O que o futuro lhes reserva? O que o passado diz sobre cada um deles? Lara questiona sua vida e suas escolhas, como nunca antes, mais madura e muito mais consciente de sua habilidade mental. Aos poucos, ela se juntará a novos aliados e, lado a lado, eles não serão apenas alunos montando um quebra-cabeça – em breve se tornarão um exército de prodígios com habilidades únicas e inexploradas. Finalmente Lara descobrirá tudo o que mais anseia – mas será que ela estará preparada para ouvir todas as verdades? Afinal, quem é Lara Müller? 



Ou... Entre em contato pelo e-mail saga.llalves@gmail.com e confira se a autora possui volumes para venda!

*****

As Grandes Aventuras de Daniela
Formato: e-book Kindle (Amazon)
Ano: 2015
Um chik-lit cheio de romance e superação!


Sinopse:
Bom, o que eu tenho a dizer sobre esta história maluca que estou prestes a contar? É simples: vocês não vão acreditar. Sério mesmo. Vai parecer loucura, com minha boca suja, dois pés esquerdos, noites inusitadas e quilinhos a mais (muito mais, mas não vamos entrar em detalhes...). Mas vou fazer o quê? É a verdade. E eu vou contar para vocês porque... Sei lá. Na verdade, eu nem devia estar contando, alguns de vocês vão se chocar. Ainda está aqui? Bom, o risco é todo seu. Prepare-se. Ah, é verdade, esqueci de me apresentar (típico). Meu nome é Daniella Fagundes, vinte e oito anos, namoro com o Thiago há dois anos e posso dizer que tudo está mais que perfeito! (xi, exagerei agora, né?). Também adoro comer e sou diferente de qualquer outra mulher que já tenha contado sua história para vocês. Por quê? Porque sou uma daquelas mulheres conhecida como gordinha. Sabe como é? Eles não se referem a mim como a sagaz Daniella ou a superconfiante Daniella. Sou apenas a gordinha do grupo. Sempre tem que ter um, não é? Bom, é isso aí, acho que deu para entender. Afinal, vocês estão prestes a conhecer as minhas aventuras de autoconhecimento e de... Comece a ler, ué. Não quer perder um segundo, quer?



*****

Sebo Fernandes
[Capa Temporária]
Autor: L. L. Alves
Ano: 2015

Sinopse:
Luciana Prestes tem dezoito anos e perdeu a capacidade de se relacionar com as pessoas. Prefere a monotonia do quarto e o aconchego dos livros a festas lotadas ou idas ao cinema. Não é mais a mesma desde o falecimento súbito do pai, que deixou-a com uma mãe depressiva e instável, ambas à mercê de um relacionamento conturbado. Luciana decide se isolar e se fecha em seu próprio mundo, dentro de sua própria bolha, ao lado de personagens intrigantes e fictícios. Ao término do ensino médio, contudo, Luciana recebe a proposta de Rosângela, sua antiga professora de português, para estudar em um cursinho pré-vestibular com o apoio de Henrique, seu sobrinho recém-formado em Letras que prende sua atenção desde o primeiro instante. Entre perdas e dificuldades, Luciana se encontrará no antigo e maravilhoso Sebo Fernandes, e irá descobrir que o sonho de ser uma revisora profissional não está tão longe de se realizar. Será que Cristiane finalmente deixará de importuná-la? Seu medo de se relacionar continuará o mesmo na presença do sedutor Henrique Fernandes? Entre discussões com a mãe e estudos regados a olhares provocantes, ela não será mais a mesma. Luciana Prestes vive em uma bolha... E ela está prestes a estourar.



É isso!

Quem quiser contatar a autora, basta acessar os links abaixo ou deixar um recadinho aqui no blog, que ela responderá com certeza!


  

  

**

Obrigada, Lu, pelo carinho de sempre! Não vejo a hora de te reencontrar!

Obrigada a todos que acompanham o blog e fazem dele um pequeno cantinho de corações quentinhos!
Até + ver!


14 comentários:

  1. Oiii Nu!!!
    Você já sabe o quanto eu amo essa autora né? saber um pouco mais da Lu É sempre um prazer. adorei as perguntas e as respostas, Mas o melhor na entrevista foi ver que a humildade e o talento da autora caminham lado a lado.

    Parabéns pela postagem.
    beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giuli!!
      Ela é um amor de pessoa, não é? E escreve bem! Estou aguardando ansiosamente pelo romance LGBT que está em execução... Vai ser outro arraso!
      Obrigada por td! Um beijo!

      Excluir
  2. Gostei muito da entrevista achei a autora muito sincera. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tham!
      A Lu é um amor de pessoa! E seus livros abalam!
      Obrigada pela visitinha!
      um beijo!

      Excluir
  3. Ooooi! Eu já conhecia a autora, tenho marcadores que ganhei de um evento online e tenho vontade de conhecer mais da sua escrita. Tenho, se não me engano, o primeiro livro e o segundo. Bom, vou vasculhar no meu Kindle Kkkkkkk Parabéns pela entrevista! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lu arrasa! Além de uma boa escritora é uma grande amiga!
      Obrigada por tudo!
      um beijo!

      Excluir
  4. Olá Amei a entrevista não conhecia a autora e me apaixonei,vou pesquisar mais sobre ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii querida, sou Ingrid Cristina do Plataforma 9 3/4.
    Achei muitíssimo legal essa entrevista. Não conhecia a autora e foi bem legal saber um pouquinho sobre ela.
    Parabéns pela iniciativa.Com certeza irei procurar algo dela para ler!

    Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      A Lu vai participar do evento Black Friday de Livros Nacionais (on-line, no facebook)... vários livros com descontos ou gratuitos! Só aproveitar!
      um beijo!

      Excluir
  6. Oi Nu!! A Lu é maravilhosa mesmo, lembro que a primeira vez que ouvi falar dela foi quando ela lançou o Instituição para jovens prodígios, e foi logo sucesso...Fico feliz que a carreira dela está crescendo, ela merece muito sucesso!! beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi!
      Por enquanto, dos livros da Lu li apenas AGAD e estou começando IJP. Mas já li contos e acompanho seus escritos no wattpad. Ela manda bem e é ultra simpática mesmo!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Oi, Nu (parceira querida)!! Menina, amei responder essa entrevista *-* E o post ficou lindo demais! Tu arrasa hein?! <3

    Obrigada pelo apoio e carinho de sempre! Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Quem me dera todos os parceiros fossem práticos e presentes como você! (se bem que eu dei uma sumida nessas últimas semanas de novembro...).
      Foi um prazer montar a entrevista e outro maior ler suas respostas!
      um beijo e muuuuuuuito obrigada!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: