quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Resenha [Premiada] [livro] - Restos de Nós

Olá, pessoas!

Mais uma resenha de livro nacional fresquinha!! 

Nosso papo de hoje é sobre o livro Restos de Nós, da autora parceira Bia Onofre! Este é o livro #2de60 do Desafio Literário 60 livros em 1 ano - 2016 do Blog Livros & Tal.

E não é só isso! A Bia, legal pra caramba com os leitores, decidiu fazer uma resenha premiada!

Confiram a resenha e saibam como participar da promoção:

Restos de Nós
Autora: Bia Onofre
Gênero: Romance (época)
Ano: 2015
Editora: Chiado


*Obra cedida pela autora no formato FÍSICO para resenha referente a parceria 2016. 
As opiniões são exclusivamente nossas.

Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
Duas narrativas distantes no tempo (1855 e 2005), porém situadas no mesmo espaço, levam o leitor a perceber os condicionamentos sociais de duas épocas e se encantar com as protagonistas. Marcadas pela escravidão física e emocional, Mariana e Maria Clara revelam em seus diários tristeza, angústia e insatisfação, enquanto lutam para não perder a esperança. Impossível não se emocionar com suas confidências, que nos envolvem do começo ao fim, e torcer para que tudo termine bem. Mas conseguirão elas desfazer tantos nós? Só nos cabe percorrer esse caminho cheio de surpresas ao lado delas e ir até o final. E o que nos resta é um gostinho de quero mais…  




Se eu tivesse de resumir o livro em uma palavra, acho que seria: UAU!!!

Restos de Nós narra a história de vida de duas mulheres: Mariana e Maria Clara, separadas por quase dois séculos, mas conectadas de muitas formas: casamentos opressivos, família ausente, amores platônicos, morte, escravidão e a rua onde moravam.

Sobre a história: tudo se inicia quando Victória, uma funcionária do setor de Tombamento Patrimonial da Prefeitura, e moradora do bairro da Gávea/RJ, finalmente entra no grande casarão da Rua Desembargador Paulo Miller, sobre o qual ouviu muitas histórias contadas por sua avó. 


O casarão, abandonado como se parado no tempo, escondia mais do que poeira e móveis antigos. Ao fazer questão de chegar ao local antes da chefe do departamento, Victória faz uma grande descoberta: encontra o diário da antiga moradora, Maria Clara, bem escondido em um vão perto da mesa de cabeceira. Victória, após esconder seu achado e muito matutar se deveria ou não trapacear suas lembranças das narrativas da avó, decide finalmente desvendar a história de vida de Maria Clara, após seu casamento em 1855.

Enquanto Victória lê o diário de Maria Clara, Rodrigo encontra o laptop de sua esposa ligado. Em um impulso, rompe o passear das imagens da tela de espera e encontra anotações diárias feitas pela esposa. Inicia, então, a leitura sobre uma parte da vida de Mariana a qual nunca soube, nunca se conectou.


Feita em terceira pessoa no prólogo, passa a ser narrada em primeira pessoa quando chegamos aos diários. É uma narrativa bem fluida, cheia de metáforas belíssimas, incríveis descrições e conectada de uma forma profunda, tanto que uma informação ao final do livro já tinha sido delineada no prólogo, mas só percebemos quando chegamos a ela. O título do livro é explicado ao longo do texto de um jeito tão peculiar e despretensioso que pode passar despercebido a um leitor que não tenha mergulhado na narrativa.

Além de todas as metáforas, as narrativas de diário são carregadas de sarcasmo, tristeza, aflição e, em alguns casos, sonhos e exageros. Nada fora do contexto, fique claro. Faz parte da personalidade de quem narra. O texto cita algumas grandes obras da literatura, como Madame Bovary e As Mil e Uma Noites, todas bem encaixadas. Aliás, o contexto no qual foi inserido o livro sobre Sherazade foi completamente diferente do que eu esperava, e, mesmo assim, perfeito.



Os personagens são bem estruturados, dinâmicos, cheios de vida e de tristeza. Victória, uma moça asmática, presa a histórias contadas ela avó, teme perder seu mundo de fantasia ao ler as verdades do diário. Maria Clara, uma jovem que sempre foi renegada pelo pai, apenas pelo fato de sua mãe ter falecido durante o seu parto, se vê presa a um casamento de conveniência com um marido que não a toca, não a procura, mal conversa com ela, e passa dias, meses, junto do primo da moça. Ao se mudar de Bananal, no interior de São Paulo, para o grande casarão na Gávea, só encontra liberdade em seus passeios matinais. 

Mariana é uma nutricionista de renome, presa a um casamento sem amor, sem paixão, sem conversa. Caminha todos os dias pela manhã na rua, onde (re)conhece alguns moradores e suas histórias, passa todos os dias em frente ao grande casarão, e luta para emagrecer a fim de se enquadrar no padrão de beleza da sociedade atual, em uma vã esperança de se fazer notar novamente pelo marido, um grande cirurgião.



E a parte técnica? Começando pela capa: é uma das capas mais simples e bem feita que já vi. Em um tom bege, ao estilo sépia, traz uma imagem (feita pelas mãos de uma artista plástica amiga da autora, especialmente para a capa) de parte da Baía de Guanabara, tendo em destaque o morro Dois Irmãos com a Pedra da Gávea ao fundo, mas da época de antes da construção de todos os prédios. Essa imagem é ligeiramente mais escura que o restante da capa. Além disso, é margeada nas partes superior e inferior por cordas (parecidas com as de navegação, bem grossas) em tons de verde floresta. A corda superior faz parte da composição do título do livro, bem destacado, no mesmo tom de verde. O nome da autora e o subtítulo do livro estão em uma cor mais escura, avermelhada.

O livro conta com duas orelhas, tendo a biografia da autora na primeira e a segunda vazia. Nesse caso, acho que a editora poderia ter aproveitado melhor o espaço e colocado uma parte do texto.



A diagramação interna é esplêndida. Temos dois mapas da Rua Paulo Miller, um de 1855 e outro de 2005, feitos na mesma arte da capa. Em papel pólen, amarelado, o texto está com fonte em tamanho agradável, margens justificadas. A narrativa é quase toda dividida em datas e locais, como se fosse mesmo a leitura dos diários citados. A narrativa de 1855 foi impressa em itálico, mas a fonte é boa e não atrapalha a leitura. Todas as datas são em negrito, como inícios de capítulos. Nenhum erro de português, nem ortográfico, nem pontuação. Chiado Editora arrasando!

O que eu achei do livro? Não passei pelas mesmas situações das protagonistas, mas alguns momentos foram bem semelhantes ao que vivi. Eu tive algumas das mesmas reações (em especial, na parte que fala das amigas que tiveram filhos e se auto-promovem a um patamar "melhor" que o seu). Também já me vi presa a um relacionamento triste, em que eu amava alguém mais do que a mim mesma, tentando desesperadamente me modificar para agradar. Tudo muda na vida, para o bem ou o mal. Mas só muda se você se dispuser a isso.



Com um final surpreendente e inesperado, que me deixou um tanto estarrecida e sem reação, é um livro que merece mais do que ser lido: merece ser interpretado, analisado e usado por muitas mulheres como base para mudanças em sua vida. É uma obra que foi premiada com uma bolsa do Ministério da Cultura, o que permitiu sua publicação.


Quem se interessou, pode adquirir o livro diretamente com a autora ou pelo site abaixo:




Vamos conhecer mais um pouco da autora?


Biografia

Bia Onofre nasceu no Brasil, mas traz consigo um pouco de todos os lugares por onde passou. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluiu o mestrado em TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) na Hunter College-CUNY, Estados Unidos, onde também lecionou. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2001 e redescobriu a literatura brasileira.  Desenvolveu e ministrou oficinas de escrita e ganhou seu primeiro prêmio literário com o conto “A filha da puta”. “Restos de Nós”, seu primeiro romance, foi premiado pela Fundação Biblioteca Nacional ainda em fase de conclusão. Atualmente, Bia Onofre trabalha como professora de inglês em São Paulo e espera os ventos soprarem novamente a seu favor para decolar como uma escritora de renome e voar. Mais alto…


CONTATOS:


Para falar com a Bia, só pelo privado no perfil do facebook >>


ou e-mail >> biaonofre@hotmail.com


RESENHA PREMIADA



Para concorrer ao exemplar do livro + marcador, preencham o formulário abaixo e sigam as regras com cuidado!

REGRAS GERAIS:

- Residir em território nacional.
- O sorteio é válido até o dia 20/fevereiro/2016, às 23:59 hs. O resultado será divulgado no da seguinte nesta mesma postagem e em todas as redes sociais (facebook, twitter, instagram e google+).
- O(s) vencedor(s) tem até 3 dias após divulgação do resultado para enviar endereço completo (com CEP) para o e-mail do blog >> nucciadecicco@gmail.com
- O prêmio será enviado pela própria autora em até 20 (vinte) dias. A entrega dos Correios costuma ser em 15 dias. Após este tempo, nada mais poderá ser reclamado.
- O prêmio é individual, intransferível, não passível de troca e não poderá ser convertido em dinheiro.
- Os e-mails dos ganhadores estão preservados e não serão divulgados.
- A participação nesta promoção implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
- Este concurso é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.




Foi uma das leituras mais belas que tive. De escrita simples e, ao mesmo tempo, tão complexa. Não há como não se emocionar: é um livro que muda você.


Obrigada pela oportunidade, Bia. Foi incrível!

Boa sorte no sorteio, galera! Participem mesmo, vale a pena!




Pérolas da minha surdez: aprendendo a ser surda depois dos 30!

Meu livro está em pré-venda! 


Encomende o seu diretamente comigo e garanta seu exemplar autografado com marcadores personalizados e brindes surpresas!

O lançamento? Marcado:
13/março - Santo André/SP
19/março - Rio de Janeiro/RJ




Boa leitura!

Até + ver!




40 comentários:

  1. adorei a resenha...parece ser um livro super interessante
    apesar de ainda não ter lido nada da autora,com certeza vou
    dar uma chance para esse livro ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que resenha linda, gostei muito da forma como você escreve, não estava botando muita fé no livro, mas você me convenceu a dar uma chance à ele. Já esta anotado aqui na listinha o//
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. *--* OMG esse livro é recheado de história não? AMO quando um autor fazer essas viagens ao passado lá em 1800 ♥ ♥ Ainda mais uma autora nacional, ganhou meu coração. Um livro fascinante, tô com vontade louca de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Achei muito muito interessante o livro mesmo! Eu nunca tinha visto ele nem a autora! A trama se passa no Brasil? Na capa é o pão de Açúcar, não é? Não gostei muito dessa capa... rs Mas a história eu gostaria de ler sim!
    Estou participando do sorteio!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!.. corrigi esta parte na resenha, na capa é a representação do Morro Dois Irmãos,aqui no bairro da Gávea, RJ.
      XD

      Excluir
  5. Oi!

    Gostei muito da sua resenha, ela extraiu o que há de melhor no livro, e ressaltando os pontos que atraem o leitor, tais como a descrição do cenário, narrativa, personalidades e por fim sua opinião. Sei o que é ser pressionado pela sociedade para conseguir se adaptar aos termos que os mesmos acreditam serem o correto a seguir, são esterótipos que servem apenas para aprisionar os cidadãos. Se a pessoa não namora existe a cobrança, se não casou também e, é daí para pior.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi

    olha só eu não conhecia esse livro e adorei a capa dele....

    e tua resenha então me deixou encantada!!!! supre completa e linda...o post está encantador...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Achei até legal a premissa e a capa, mas não é um gênero que eu curto, então, dessa vez não vou participar da promoção. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Nossa que premissa heim, sua resenha está otima muito bem feita, eata de parabéns como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo romances de época e gostei muito desse livro, ainda não o conhecia e fiquei bem curiosa e interessada nele, estou participando do sorteio

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Não conhecia a autora,mas já tinha visto a capa do livro em vários blogs, mas essa é a primeira resenha que leio... E QUE RESENHA !!!!! PARABÉNS.
    Eu adorei a premissa, ano passado conheci o romance de época e me apaixonei. Li um que se passava mais ou menos na mesma época deste então já sei mais ou menos o que me espera, apesar que esse parece ser beeem melhor.
    Amei sua descrição da capa, parabéns.
    Já estou participando do sorteio e torceeendo.

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu já vi uma outra resenha que também só foi elogios para a forma como a autora colocou no papel. Ms parece um enredo bem cativante, nunca li romance de Época, e esse daí parece ser um bom começo. Sem falar desse seu começando de resenha falando que o casarão não guardava só poeira e móveis antigos. Me deixou bem curiosos, espero ler em breve. A capa é bem simples mas bem original
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá Nu,
    Parabéns pela resenha, você como sempre sabendo expressar seus sentimentos e mostrar como o livro é bom.
    Nunca fui de me entregar muito em relacionamento, casei muito nova e sempre coloquei na minha cabeça, primeiro tenho que me amar! Antes de tudo.
    Estou participando do sorteio e espero ganhar rsr
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  13. Olá; eu quero muito ler esse livro, poucas resenhas já bastaram para que eu me encantasse pela trama, gosto muito de livros que tenham diários e que também se passem em outra época.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amiga eu sinceramente não conhecia essa obra e tenho que confessar que adorei a sua resenha sobre ele. Me parece ser uma estória bastante envolvente, principalmente por se tratar da escrita de uma das personagens que vai sendo descoberto pelo marido. Já fiquei até meia curiosa quando vi isso e sinceramente acho que iria gostar bastante de fazer a leitura. Adoro livros nessa temática. Espero poder ter a oportunidade de ler assim que puder com toda certeza. Adorei.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-editora-planeta.html

    ResponderExcluir
  15. Oláááá!

    Eu não conhecia o livro mas eu gostei do enredo! Principalmente por você conseguir se identificar com algumas cenas. O final que nos surpreende assim me ganha, porque eu fico muito curiosa.
    A capa está muito bonita e instigante, mesmo sendo simples.
    A resenha está muito escrita e gostei da forma como vc separou tudo!
    Parabéns!]

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá Nu,
    Ainda não conhecia a autora e o livro, mas adorei bastante sua resenha.
    Infelizmente e, apesar de ter achado o livro interessante em alguns pontos, não fiquei curiosa em ler o livro, pois sinto que não preciso dessa leitura do momento.
    Fico feliz que você tenha se identificado com algumas partes do livro.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa deste livro incrível e adorei as fotos da diagramação. A editora mandou bem na arte gráfica. Fiquei bem curiosa para conferir a história e acho que será uma leitura bem interessante.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Bela resenha, completa e detalhada, mas sem spoiler. Admito que ri um pouco com o trocadilho da capa kkk
    Adoro histórias que são narradas de uma maneira diferente da habitual, seja com cartas, emails, imagens e, neste caso, diários. O livro parece ter um narrativa leva, mas profunda, além de grandes lições para o leitor. Gostei e com certeza vou participar do sorteio!

    Abração procê!

    ResponderExcluir
  19. Oi, ainda não conhecia a autora, mas o livro parece ser bem interessante e eu adorei a sua resenha.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Eu já tinha visto uma antes, mas ela não tinha me chamado tanto a atenção, e confesso que estou apaixonada nessa historia. Com certeza ela vai nos emocionar e trazer grandes ensinamentos!

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente, parabéns a autora pela obra e a temática abordada. Confesso que o assunto não faz muito o meu estilo de leitura, mas sei também que infelizmente muitas passam pelas situações que as protagonistas passam o que pode ajudar muito a entender e superar determinadas situações, então acho importante e que realmente merece o reconhecimento! Não sei se eu leria nesse momento, mas definitivamente quero ler no futuro. Parabéns pela resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Nossa, que livro emocionante! Fico a imaginar a leitura dos diários e cada um dos relatos devem me prender do começo ao fim. Não conhecia essa publicação, mas a trama me chamou e com certeza preciso ler esse livro para ontem. Sua resenha está bem caprichada, daquelas que deixa o leitor muito curioso para conferir. Gostei!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia a autora e nem a obra, mas desde já quero desejar sucesso. Também quero parabenizar pelo projeto de ler nacionais. A estória é mega emocionante, ainda mais sendo em duas épocas, ai dá para vê a total diferença. Ah, também adoro livros que são narrados de um jeito menos tradicional kkk tipo com e-mails, cartas, diários. Adorei.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita vontade de ler este livro, acho a ideia dos dois diários e das duas histórias com pontos em comum, mas em tempos diferentes, fantástica. O livro já está na minha lista Ha algum tempo. Espero poder fazer essa leitura me breve. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Mesmo que seja diferente do que estou acostumada a ler, gostei da premissa. Não o conhecia, mas valeu a pena ler a resenha, ficou ótima. Participando sorteio e quem sabe tenho sorte?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá querida
    Tudo bom?
    A história dessas duas mulheres que foram oprimidas deve ser maravilhosa. Fiquei curiosa em saber o que tanto escreveram nesses diários e como conduziram sua vida. O relato de quem achou parece fazer a história ficar mais interessante.
    Gostei muito da premissa. Sua resenha está ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Nu, que resenha foi essa, menina! Completamente apaixonante e envolvente. Amo histórias que envolvem séculos passados, só por isso chamaria a minha atenção. Mas toda a delicadeza destacada da obra, e os diários? Quero ler esses diários! Adorei a resenha, parabéns!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Oi, Nuccia
    Essa capa é mesmo muito bonita. E que legal que a arte foi feita à mão. Deve ser ainda mais linda pessoalmente. E a arte gráfica também não ficou para trás.
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem intrigado. Mesmo tendo suas vidas separadas por séculos, isso mostra que algumas coisas, infelizmente, nunca mudam =/

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  29. Adorei a autora contar a história de duas personagens de épocas diferentes. Ainda não conhecia a obra, mas gostei bastante da premissa. Ainda bem nunca passei por situações parecidas. E muito menos quis emagrecer por causa de homem, quando penso em fazer aquela dietinha é por mim mesma, rs.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Eu já tinha ouvido falar desse livro em algum lugar, não me recordo onde, mas lembro que achei a premissa interessante. Sua resenha me deu uma "visão" mais completa do que posso esperar da estória, acredito que irei gostar bastante do livro, tenho uma predileção por duas estórias alternadas, mas que de alguma forma se conectam. Acho isso interessante e sempre há um ar de mistério rondando a vidas dos personagens, estou empolgada para iniciar a leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Nu! Menina ler a tua resenha me fez reviver esta leitura. Adorei a forma que você escreveu. Se eu não tivesse ele aqui em casa com certeza participaria da promoção.

    Terminei o livro com uma sensação de "E agora?" acho que ele fará sempre parte da minha vida. sabe aquelas histórias que a gente lê e guarda no coração.

    A Bia é uma fofa! Desejo muito sucesso à ela e que venham muitas obras tão lindas quanto esta. <3

    E pra ti também flor. Estou louca para ler teu livro. Beijinhos! <3 Muuuuito sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    É tão bom quando nos surpreendemos com um livro né. Gostei da sua resenha e das imagens nela contidas, fiquei intrigada com a leitura e espero gostar caso eu leia ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  33. Nu!! Que resenha linda! Eu fiquei super encantada pela história. Parece ser tão doce, tão bonita, daquelas que nos arrebata sabe? Não conhecia a autora e nem o livro e fiquei super feliz por descobrir mais uma obra linda nacional...Espero poder ler logo, beijos!!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Mega amei sua resenha, super detalhada e rica.
    Muitos sabem que detesto romance de época mas esse parece ser diferente e instigou minha curiosidade, por se passar no passado e em uma época mais atual. Acho legal a ideia de que um diario possa ajudar alguem um dia. Quero ler, já !
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oie
    o livro parece ser bem legal, a editora sempre publica livros com temas interessantes e gostei da dica, boa sorte á todos no sorteio

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Confesso que pela capa não esperava muita coisa do livro, pois ela é bem simples.
    Mas lendo sua resenha vi que o livro é incrível e trata de muitos temas atuais, como casamentos sem amor, uma escravidão que não necessita de correntes pra te prender....
    Achei muito bacana essa ideia de usar o diário para a personagem perceber o quanto precisava mudar, e o marido o notebook dela.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi
    Quando li a sinopse e olhei a capa, não me empolguei muito, mas a sua maravilhosa resenha me deixou de boca aberta!
    Adorei saber que tem um diário onde a mulher possui outra vida e que as personagens são tão marcantes. Os temas são incríveis também! Claro que estou participando do sorteio!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  38. Queridos leitores!
    Muito obrigada a todos pelos lindos e cativantes comentários!!! Eu adoraria responder um por um, mas o lançamento do meu livro está chegando e me deixando ansiosa e atarefada!!!... XD
    Agradeço cada elogia, cada boa avaliação e cada crítica feita à resenha!... É assim que sabemos ds frutos do nosso trabalho!
    um beijo em cada um de vocês! E parabéns ao vencedor do sorteio!!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: