sexta-feira, 24 de junho de 2016

Resenha [livro] - Lua Cheia

Olá, nucciamigos! 

Sexta-feira, dia de resenha e hoje a resenha é nacional!! 

Diferente do costume, o livro de hoje é uma coletânea. São 10 contos de temas variados, todos escritos pelo autor parceiro Luiz Amato.  O nome? Lua Cheia!

Tamu junto mas sem misturar?


Lua Cheia
Autor: Luiz Amato
Editora: Independente
Gênero: contos
Ano: 2014

*Obra cedida pelo autor no formato E-BOOK para resenha referente a parceria 2016.
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
Coletânea de 10 pequenos contos com temas diversos: romance, suspense, guerra, thriller, humor, entre outros.



Uma coletânea contém contos (às vezes, poesias) que podem ou não ser agrupados por temática ou gêneros, todos do mesmo autor. Quando são vários autores, passa a ser uma antologia.



Lua Cheia é uma coletânea curtinha inicialmente escrita pelo autor Luiz Amato, mas que acabou por crescer e ter contos de autores convidados. A edição original possui apenas 10 contos, alguns já premiados, outros já publicados em antologias editoriais.

"Sem que eu esperasse, ele puxou-me para si, beijando-me. (...) Olhou-me, o semblante cheio de ternura:
- Acho que estou me apaixonando, milady." (Conto: Felicidade - um conto de amor)

Não dá muito bem pra descrever as história sem deixar escapar um spoiller ou outro. Para evitar, vou falar dos contos que me chamaram mais atenção.


Fronteira Final - é um conto dramático que se passa na 1ª Guerra Mundial, no norte da França. Três alemães reunidos em trincheiras com vários soldados novatos. Tudo que eles tem de fazer é ultrapassar os últimos 200 metros até a cerca de arame farpado que separa a fronteira dos franceses. Mas há uma diferença com esta cerca, os alicates mal conseguem cortar os arames antes que os franceses retaliassem.

Deus é mesmo Brasileiro - conto de comédia de costumes, tendo como protagonistas São Paulo e Deus! O conto gira em torno da final da copa do mundo de futebol, e um dos times é o Brasil (que apanha feio do time rival, diga-se de passagem). A conversa entre Ele e Paulo é engraçada, as reações normais de dois caras assistindo a um jogo decisivo, mas com algumas tiradas engraçadas.


Q.I. 180 - um presente ou...!!! - esse conto é o que mais gostei. Não sei se definiria como drama, suspense ou thriller. O começo é muito normal, contando a história de George, um estudante bolsista de tecnologia na Universidade de Kentucky. Logo após sua formatura, as coisas começam a mudar. Ele conhece uma mulher pra lá de misteriosa e acaba sendo convidado para trabalhar em uma das maiores empresas de processadores do mercado. Na empresa, ele conhece o Dr. Orson, ilustre pesquisador na área de tecnologia neural que busca criar processadores ativados por impulsos nervosos. Mas para isso ele precisa de algumas coisinhas... E não posso contar muito mais! XD

E a parte técnica? Não tem muito como analisar a parte técnica quando o autor fornece o livro em um arquivo. Muitas vezes a diagramação fica prejudicada assim. Não vi erros de pontuação ou de gramática. Se existem, passaram despercebidos.


Mas dá pra eu descrever a capa! Descrição #pracegover: a imagem retrata uma paisagem de casas na beia de um lago ou península (digo isto porque as águas são calmas, praticamente sem ondas). Toda a parte inferior é de água espelhando a imagem. Na parte central, pequenas casinhas à beira, com poucas luzes acesas. Ao fundo, bem distantes, montanhas com topo nevado. Na porção superior da capa, o céu pouco depois do crepúsculo, com poucas nuvens, mas com a linda e grandona lua cheia, ao lado do título do livro. A cor predominante é azul escuro em diferentes tons.

"A nudez é e sempre será a mesma, seja aqui, em Paris ou num prostíbulo. O nu é público, basta entrar numa banca de revistas, cinema, enfim em nosso cotidiano." (Conto: Louco? Quem, eu?)

Então... o que dizer do livro? É um livro bem curtinho, os contos são bacanas. São contos de temáticas/gêneros variados, então saltamos de terror psicológico para romance e caímos no suspense, e por aí vai. São agradáveis, um bom entretenimento. Acho difícil avaliar um livro de contos, pois cada conto tem sua própria avaliação, mas... Bem, no geral é um bom livro e as histórias são intrigantes e bem escritas, portanto:



Finalizando, deixo aqui uma dica valiosa: o mesmo livro está no Wattpad, a plataforma de publicação gratuita, mas com um enorme diferencial! Na plataforma, ao invés de 10 contos, o livro conta com mais de 50 contos!!!! Alguns são de autores convidados pelo Luiz, então é a sua oportunidade de conhecer outros talentos nacionais!



O livro na REDE:

 



Sobre o AUTOR:

Paulista, casado, pai de duas lindas filhas. Dedica seu tempo à filatelia e a Literatura, essa última uma paixão adquirida ainda muito jovem. Adora Rock pesado. É autor dos contos 'Psicos', 'Fronteira Final', 'Deus é mesmo Brasileiro', 'Louco? Quem? Eu?', 'Herói Urbano', 'Felicidade', 'Um conto de Amor', 'Amor Somente Amor', 'O Plantonista' e, o mais recente 'Q.I. 180 Um presente ou...?'. Demais obras: Lua Cheia (contos); A Lenda, A Jornada e A Revelação (ainda não publicado), todos da Série A Grande Aventura (S.A.G.A.).

Contato:


>> ENTREVISTA <<





Esse livro faz parte do Desafio Literário 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #21de60.


O interessante de uma coletânea é ela poder ampliar o quadro de leitores, tem gênero para todos os gostos! 

Agradeço ao autor mais uma vez pela oportunidade de ler seus livros. Todos foram uma experiência incrível! Aguardando o último livro da Coleção S.A.G.A.!

O que acharam? Deixem seu recado para os demais leitores, para o autor e pra mim!

Boa leitura!



Até + ver!









4 comentários:

  1. Oii Nuccia!!!!

    Nossa achei interessante esses contos que você separou, cada um de um tema porém todos são bem convidativos.
    Por isso sou fã da literatura nacional temos cada tema e enredo que só vemos por aqui...
    Adorei a resenha
    Parabéns

    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nuccia!
    Faz tempo que não leio contos, não é muito meu estilo preferido. Mas me interessei pelo livro por ter tantos contos de estilos diferentes, mostra a versatilidade do autor. Bom saber que está no Wattpad, tô correndo lá pra ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Parabéns pela resenha, gostei bastante de conhecer os contos e os que você selecionou foram interessantes. O da guerra gostei muito e o quote que você fez com a imagem do estilete me deixou bastante curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá flor, que obra interessante, conseguiu chamar minha atenção facilmente (ainda mais com essa resenha MARA!). Você já sabe que eu sou doida por contos, sendo assim já quero ler essa obra. Adorei os quotes!

    Super beijo

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: