sexta-feira, 8 de julho de 2016

Resenha [livro] - Cidade Banida

OlĂ¡, leitores!

Estamos nos acostumando com datas especĂ­ficas para postagens... Sextas sĂ£o dias especiais: resenhas de nacional na parada!

Vem comigo conhecer tudinho sobre o livro Cidade Banida, uma distopia nacional, escrita pelo autor e um dos meus primeiros stalkeados Ricardo Ragazzo, lançado pela Editora Planeta na Bienal do Livro RJ 2015!

Cidade Banida
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Planeta Brasil
GĂªnero: distopia
Ano: 2015
384 pĂ¡ginas

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
No futuro, a Terra foi assolada por inĂºmeras guerras, o que dizimou 99% da populaĂ§Ă£o humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebĂªs nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psĂ­quicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visĂ£o, seja revelado que o novo cidadĂ£o cometerĂ¡ um crime, sua sentença Ă© a morte. Seppi Devone foi um desses bebĂªs vetados. No entanto, sua mĂ£e, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel senten­Ă§a. Elas vivem incĂ³gnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate Ă  sua porta e a garota terĂ¡ de enfrentĂ¡-lo. Afinal, a adolescente Ă© a Ăºnica esperança que muitos oprimidos tĂªm de se livrar do mal a que sĂ£o submetidos pelo Supremo Decano. IrĂ¡ ela abraçar essa sua missĂ£o?



Eu posso contar nos dedos a quantidade de distopias nacionais que foram lançadas no Ăºltimo ano. E todas muito boas. Essa distopia, em particular, difere um pouco das outras por 2 coisas: 1 - foi uma das primeiras a serem lançadas; 2 - mostra amadurecimento profissional do autor (especialmente por eu ter acompanhado a carreira dele desde o primeiro livro e ter visto o desenvolvimento deste).



Na histĂ³ria de Cidade Banida, o primeiro livro de uma duologia distĂ³pica, somos apresentados ao mundo de Prima Capitale, onde todos os nascidos passam pelo crivo dos cognitos, um grupo de seres humanos com capacidade de analisar o futuro de cada um. Aqueles que tem um futuro comum, recebem um chip e sĂ£o deixados com seus pais. Aquelas crianças que apresentam futuro duvidoso, ou criminoso de alguma forma, sĂ£o rejeitadas e seu destino Ă© a morte. Ou era o que todos pensavam.

Seppi Devone Ă© uma incrĂ­vel e meiga menina de 15 anos que estĂ¡ passando por um dos processos mais turbulentos da sua vida. Rejeitada no nascimento, teve eu destino salvo por um tempo quando sua mĂ£e abandonou toda a vida que tinham em Prima Capitale, deserdou o sistema e o marido, que, aliĂ¡s, foi quem denunciou o futuro da filha, condenando-a Ă  morte por incineraĂ§Ă£o. Durante 15 anos, Seppi teve de viver escondida com a mĂ£e, fingindo ser um menino, tendo como melhor amiga uma leoa.


“(...) Ă€s vezes, viver uma mentira podia ser mais duro do que bater de frente com uma verdade nua e crua.”

Quando caçadores de recompensa chegam a aldeia em que vive, Seppi Ă© separada da mĂ£e e levada atĂ© a Fenda, um local ermo, no deserto, onde vive toda uma populaĂ§Ă£o fora do sistema. LĂ¡, sob orientaĂ§Ă£o da Rainha Maori, uma figura muito bizarra poderosa cheia de leros telepĂ¡tica estranha que fala apenas atravĂ©s de uma "marionete humana", Seppi descobre que Ă© uma totĂªmica poderosa e que, por conta desse poder todo, Ă© a Ăºnica esperança de todos para acabar com o governo tirĂ¢nico imposto pelo Supremo Decano.

Aventuras mil, muitas descobertas, informações e reviravoltas, mas nada impede Seppi de mostrar seu valor. ApĂ³s uma reuniĂ£o do conselho na Fenda, ela decide ir atĂ© a Cidade Banida para invadir a capital TrĂªs Torres e resgatar um guerreiro da Fenda. Ajudada por Lamar, um bravo lutador por quem começa a desenvolver uma paixonite aguda um certo apego, e Indigo, meus deuses que vontade de matar essa criatura a pedra pontiaguda e cortante do seu sapato, Seppi descobre coisas que mudam sua forma de pensar, reorganizam e definem seu destino e personalidade.


Juro pra vocĂªs que tem muito mais histĂ³ria e aĂ§Ă£o depois disso. VocĂªs nem fazem ideia!

Como vocĂªs puderam perceber, os personagens tem personalidades bem distintas e sĂ£o todos muito marcantes. Seppi, com apenas 15 anos, apesar de muito ludibriada (todas essas informações ficam escondidas esse tempo todo e ela descobre tudo numa tacada Ăºnica... atĂ© eu ia pirar um pouco), Ă© uma guerreira, Ă© delicada, madura, inteligente e cara... Ela pode ser muito malvada e impiedosa

Todos os demais personagens tinham um propĂ³sito, atĂ© mesmo a escrota da Indigo ou os amigos que Seppi tinha em sua aldeia. Appia Devone Ă© uma mĂ£e incrĂ­vel, mas meio que ferrou com a vida da filha por nĂ£o ter contado tudo a ela. Lamar Ă© um cara meigo e atĂ© inteligente e eu gostava muito dele atĂ©... bem, atĂ© o epĂ­logo. VocĂªs devem ter percebido tambĂ©m que eu nĂ£o fui com a cara da Indigo, mas... NĂ£o tem como negar que a personagem tem seus motivos (ela sĂ³ desconta a raiva do jeito errado) e suas horas de heroĂ­smo. Maori Ă© uma rainha inteligente e perspicaz, mas nĂ£o dividir informações gera sempre um problema que ela tem de enfrentar.



Sobre a parte tĂ©cnica, tenho que confessar que a capa ficou incrĂ­vel! A editora Planeta do Brasil soube resumir toda a histĂ³ria em uma imagem espetacular! DescriĂ§Ă£o #pracegover: em primeiro plano, a imagem de uma adolescente representando a protagonista. Ela usa uma camiseta e calça jeans surrada, tem um tipo especial de Ă³culos de proteĂ§Ă£o em sua mĂ£o e uma espĂ©cie de halo de raios em tons de azul e branco dispersando ao redor de sua cabeça. Em seu ombro estĂ¡ a marca em forma de borboleta, uma marca de nascença que revela qual o seu poder. No plano de fundo, temos imagens de uma cidade completamente destruĂ­da, com prĂ©dios em decadĂªncia, escombros e lixo pelo chĂ£o. O cĂ©u Ă© cinzento e poluĂ­do. O tĂ­tulo e o nome do autor estĂ£o em branco na parte superior.


A diagramaĂ§Ă£o interna Ă© bem simples, mas impecĂ¡vel. Erros de digitaĂ§Ă£o nĂ£o sĂ£o comuns e erros de gramĂ¡tica ou pontuaĂ§Ă£o sĂ£o inexistentes. Logo no começo do livro, hĂ¡ um glossĂ¡rio para os leitores compreenderem os nomes criados pelo autor para este mundo.

“NĂ³s nos encaramos por alguns segundos, tĂ£o eternos quanto breves. Tudo com Lamar vinha invadido por essa sensaĂ§Ă£o contraditĂ³ria. Os minutos ao seu lado pareciam durar para sempre e, ainda assim, nĂ£o eram suficientes.”

Vamos Ă  minha opiniĂ£o, afinal Ă© isso que interessa. Como disse lĂ¡ na introduĂ§Ă£o, acompanhei o autor por longos anos, desde alguns meses depois do lançamento do seu primeiro livro 72 horas para morrer (resenha AQUI). Ainda nĂ£o cheguei a ler o segundo livro do autor (que tenho autografado, tĂ¡!) lançado na Bienal RJ 2013 (A Garota das Cicatrizes de Fogo), por... sei lĂ¡! CaĂ­, entĂ£o, por causa de um desafio ironia do destino, dentro de Cidade Banida jĂ¡ esperando o seu conhecido estilo.

E, gente! Que tropeçada que dei! Nossa, como o autor amadureceu a escrita, aprendeu a trabalhar melhor os personagens e diĂ¡logos, criou um mundo incrĂ­vel, com nomes, lugares, animais e frutas, tudo novo e com um toque fantĂ¡stico! Veja bem, Cidade Banida Ă© uma distopia, mas tem lĂ¡ seus momentos de fantasia e em nenhum momento a histĂ³ria fica perdida!


Tem seus porĂ©ns? Tem. Em alguns momentos, Seppi parecia divagar em excesso, meio repetitiva no que pensava, mas convenhamos que meu pensamento tambĂ©m Ă© meio doido. Achei que seu romance com Lamar ficou meio forçadinho, pois ele quase nĂ£o deu sinais de interesse, mas isso pode ser resultado da narrativa em primeira pessoa, toda sob o ponto de vista de Seppi.

Enfim, Ă© um Ă³timo livro, com uma histĂ³ria bem dinĂ¢mica e uma delĂ­cia de leitura. Recomendo a todos que adoram distopias (um governo tirĂ¢nico, populaĂ§Ă£o revoltada, jogos de luta absurdos), e atĂ© para aqueles que curtem um pouco de fantasia (poderes fenomenais, aberrações, metamorfos). 




O livro na REDE:




Sobre o AUTOR:

RICARDO RAGAZZO Ă© bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e descobriu seu talento de escritor com a ajuda do universo dos RPGs. Cidade Banida Ă© seu primeiro romance distĂ³pico. TambĂ©m Ă© autor dos livros 72 Horas para Morrer e A Garota das Cicatrizes de Fogo e mentor do projeto “Plots”, um mĂ©todo que visa o ensino da arte de contar histĂ³rias a adolescentes. 

 

>> ENTREVISTA <<


Esse livro faz parte do Desafio LiterĂ¡rio 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #19de60 e como desafio do mĂªs de MAIO: leitura de Distopias.


EntĂ£o, pessoas, quais distopias nacionais vocĂªs conhecem e recomendam?

E o que acharam desta? Deixe sua opiniĂ£o aĂ­ pra gente!

Espero vocĂªs na prĂ³xima resenha nacional!

Boa leitura!

Até + ver!







PROMOÇÕES ATIVAS:

10 comentĂ¡rios:

  1. Oi, Nuccia. A primeira coisa que pensei quando vi esse livro foi: que capa linda! A segunda coisa que me veio à cabeça foi: milagre um nacional conseguir publicar por uma editora grande.
    Sobre o livro, eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei muito interessada, principalmente porque gosto de distopias e fantasias. Na minha prĂ³xima compra pela internet vou adquirĂ­-lo. Raramente acho nacionais nas livrarias da minha cidade. :(
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. OlĂ¡!

    Ricardo <3 Tive o prazer de conhecĂª-lo no 2016 LiterĂ¡rio, evento que rolou aqui em SP, foi maravilhoso, ele falou bastante sobre esse livro e claro que esta na minha lista, sĂ³ nĂ£o li ainda porque to com muitos livros na estante, mas como adoro distopia, com certeza vou adorar!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei esse livro e estou louca pela continuaĂ§Ă£o. E olha que comecei a ler com certa resistĂªncia, porque ainda nĂ£o engoli o final de 72 horas para morrer. Sim, a gente percebe um crescimento enorme do Ricardo, e como ele Ă© uma pessoa que admiro bastante fiquei muito feliz por isso! Amo distopias e adorei essa, achei muito bem construĂ­da e adorei a Seppi.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nu, tudo bem??
    Eu adoro o Ricardo... tambĂ©m o acompanho desde seu primeiro livro... Assim como a Ju disse acima o fina de 72 horas para morrer... foi estranho hahaha.... A Garota das Cicatrizes de Fogo foi uma leitura Ă³tima... e nĂ£o vejo a hora de pegar Cidade Banida... pela sua resenha tenho certeza de que vou adorar a leitura... fico feliz que Ricardo tenha amadurecido em sua escrita e espero que o livro 2 lance logo para eu ler em sequĂªncia... adorei todos os pontos que vocĂª citou da obra inclusive as ressalvas.... Xero!!

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci o Ricardo em um evento daqui de SP Porre LiterĂ¡rio e gostei demais do posicionamento dele, ainda nĂ£o tive a oportunidade de ler nenhum dos seus livros e lendo a sua resenha penso que talvez seja melhor eu investir em Cidade Bandida que jĂ¡ li vĂ¡rias resenhas positivas e quando li na resenha que Ă© uma distopia com um toque de fantasia me conquistou de vez, mas como gosto de ler livros na sequĂªncia, certamente esperarei o segundo livro para ler em uma tacada sĂ³.

    Bjo
    TĂ¢nia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Oi Nu! Nossa! Fiquei louca para ler esse livro, cheio de aĂ§Ă£o e aventura! Gosto quando a protagonista Ă© determinada, fico imaginando ela chegando na cidade e fazendo uma mega revoluĂ§Ă£o. E que destino, tadinha, ser condenada a morte, ainda bem que teve outro caminho, gostei bastante e amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu estava ledo sua resenha e o tempo todo pensando: mas porque levaram ela e deixaram a mĂ£e para trĂ¡s? Quer dizer que a mĂ£e sabia sobre o poder dela? Mais um motivo para levĂ¡-la, atĂ© porque a mĂ£e se arriscou e fugiu com a filha. Sabe como sou curiosa, risos... Adoro distopias, e estou muito empolgada para ler essa. Sua resenha ficou Ă³tima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nuccia, eu jĂ¡ conhecia a obra, mas ainda nĂ£o tinha lido nenhuma resenha. A histĂ³ria parece incrĂ­vel, mas confesso que estou meio atordoada da temĂ¡tica distopia, entĂ£o acredito que nĂ£o leria ele agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, leitores!
    Gente, vocĂªs nĂ£o sabem como o livro Ă© legal mesmo! NĂ£o vejo a hora de ter o segundo!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Arrasou Nu! ainda nĂ£o conhecia o autor mas fiquei curiosa. Gostei muito do enredo e a distopia parece que me chama! hehe Sua resenha estĂ¡ muito dez! Vou levar a dica comigo valeu mesmo!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: