sexta-feira, 15 de julho de 2016

Resenha [livro] - SOS Mamãe de Primeira Viagem

É sexta!!!

Um ótimo dia pra gente comemorar, não acham? Chegamos na metade de Julho e só tem coisa bótima aqui no blog!!

Primeiramente, relembro aos coleguinhas cariocas que amanhã, dia 16/07, tem evento literário!! É a 3ª Tarde Literária da Editora illuminare e eu estarei lá autografando a antologia Perdoe-me - contos dramáticos e também meu livro Pérolas da minha surdez!

Finalmente.... Hoje é dia de resenha de livro nacional! Vem conhecer o conteúdo e minha opinião sobre o livro S.O.S. Mamãe de Primeira Viagem, escrito pela simpática e parceira autora Amanda Bonatti. O livro já está em sua segunda edição!

S.O.S. Mamãe de Primeira Viagem
Gênero: Memórias/Biografia
Editora: Independente
Ano: 2016 (2ª edição)
120 p.

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
O que vem pela frente após a confirmação com as duas “listrinhas” cor de rosa ou a palavra “Positivo” em um exame de gravidez, surpreende e quase sempre gera um turbilhão de sentimentos e dúvidas. Estar grávida é viver uma aventura mágica de transformação, com choros, alegrias e emoções à flor da pele. É uma aventura que leva à aprendizagem do significado do amor incondicional, iniciando no momento da descoberta da gravidez, passando pelo nascimento e estendendo-se por toda a vida. Embarque nesta leitura e descubra ou reviva a delícia e a comédia que é ser mamãe de primeira viagem.



Lembro de um pensamento que tinha na adolescência que era o de ser mãe aos exatos 20 anos. Hoje, mais de 10 anos depois dessa idade (a exatidão escafedeu-se, ok?), não só não fui mãe, como não quero ver o ex-futuro pai nem pintado de ouro nem sei se terei condições de ser. Isso me impede de ler livros sobre o assunto? Ainda bem que não!


Em S.O.S. Mamãe de Primeira Viagem conhecemos um pouco da emoção que é se descobrir grávida de forma inesperada (não planejada), como é a reação da família, como são as expectativas e as pesquisas. É uma gama incrível de sentimentos e sensações que merecem ser compartilhadas.

Depois de um prólogo, em que reproduz uma conversa com seu marido sobre a vontade de ser mãe e recebe o famoso "mais pra frente", o livro narra em primeira pessoa, claro, como foi a descoberta e o desenvolvimento da sua primeira (e por enquanto única) gravidez. O que sentiu, o que comia, como foi a reação do pai e da família, como foram as visitas aos médicos, a avaliação das escolhas entre parto normal e cesária, o curso pré-natal, as compras, e tudo mais relativo ao momento.

"Entrei em tanto site que já não sei o que estava procurando. (...) Mas, o que mais me interessou foram os artigos sobre partos naturais. Criei coragem e assisti a um vídeo no qual a grávida dava a luz via parto vaginal. Fiquei admirada por aquilo não me assustar, pelo contrário, achei lindo."
Com muitas passagens cômicas, especialmente quando tem o marido envolvido, Amanda traz  um mundo novo que é ter um novo humano dentro de você.

Narra como foram suas pesquisas na internet, como passou a participar de fóruns de discussão e dúvida (e acho que foi assim que surgiu a ideia do livro, porque é muita informação desencontrada ou encontrada de um jeito totalmente 'ahn?') e até fala das famosas simpatias para descobrir o sexo no neném.

Sobre a parte física: Vou começar dessa vez pela diagramação já que temos duas capas para detalhar. A diagramação interna do livro físico que tenho comigo (a 1ª edição) foi feita pela Editora Tribo das Letras. Cada capítulo começa com um título em fonte cursiva arredondada e termina com uma nota da autora relativa ao mês de gravidez que está em questão. Todas as páginas apresentam pequenos desenhos (em preto) de bebês, carrinhos, chupetas, mamadeiras. Há ainda outros desenhos ao longo da narrativa. É fofo!


Agora vamos às capas, com calma e carinho. Descrição #pracegover da capa da 1ª edição: no plano de fundo, está em destaque uma mãe grávida, mas mostrando apenas sua barriga, contornada por um laçarote meio rosa, meio azul. Em primeiro plano, uma imagem imitando um céu estrelado, como em aquarela, mas também em tons de rosa e azul, deixando entrever a mãe no fundo. Título e nome da autora estão na parte superior da capa, acima da imagem principal, também em azul e rosa.

Descrição #pracegover da capa da 2ª edição (publicação independente): já esta capa teve uma arte desenvolvida especialmente para ela. Como uma ilustração (desenho de quadrinho, por exemplo), retrata uma mamãe de longos cabelos castanhos e usando uma roupa vermelha, no que deve ser o futuro quarto do bebê. O quarto é todo em tons de roxo (paredes, teto e tapetes) e branco (móveis). Título e nome da autora estão na porção superior da capa, em branco.

E, então, minha opinião final: eu não sou mãe e tudo que foi narrado pode ser que eu nunca vá conhecer (afinal, o reloginho biológico não para), mas como foi divertido e instrutivo ler esse livro!

Não só dá pra perceber todo o carisma e o amor da autora em cada palavra escrita, como dá pra entender perfeitamente cada momento e dúvida que ela passou. Desde seus desejos e enjoos loucos até às frustrações de não poder ter o parto que queria e às dores do pós-parto.

"Leio na internet que o recomendado é engordar de 8 a 12 kg. Na verdade, não é engordar, é ganhar peso. Basicamente, neste peso estão incluídos líquido amniótico, bebê e placenta, mas não estão o meu pão de queijo, as panquecas, meu milk-shake e outras delícias pelas quais tive desejos incontroláveis."

Sendo uma leitura leve, extrovertida e muito informativa, eu recomendo com louvor! Com pouco mais de 100 páginas, tem muito mais amor que um bocado de livros de 350 páginas por aí. Mas olha! Eu recomendo pra você que nem sonha em ser mãe também! É legal à beça, vai te distrair e te dar muito material pra sonhar! ;)




O livro na REDE:



Sobre a AUTORA:

Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga e Licenciada em Letras. Apaixonada pelo mundo dos livros e das palavras, escreveu contos, poemas e em 2013 publicou seu primeiro livro, intitulado "Ah! Mar Itajaí", onde retrata as praias e belezas naturais da cidade onde cresceu. Em 2015 lançou seu segundo livro na Bienal Internacional do Livro/RJ, o romance "S.O.S Mamãe de primeira viagem" direcionado ao público feminino e que conta hoje com a sua segunda edição.



Esse livro faz parte do Desafio Literário 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #23de60.


Agradeço imensamente à Amanda pela oportunidade em ser sua parceira e mais ainda em ser sua amiga! Vamos nos encontrar pela segunda vez em nossa segunda Bienal! E eu espero que possamos nos encontrar sempre neste e em outros eventos!!

Sim, sim! Amanda estará na Bienal do Livro SP 2016 (EVENTO) com esta nova edição do S.O.S. Mamãe e também com seu novo lançamento Lágrimas de Outono, a ser publicado pelo Selo Editorial Regeneração, da Editora Arwen!

Aos leitores, sei que o livro é de um gênero que não costumamos ler. E aposto que alguns nem sonham com maternidade ainda. Porém... chóven... leitura é leitura! Relaxa e goza! ;)

Boa leitura!

Até + ver!






11 comentários:

  1. Parece ser um verdadeiro manual para as futuras mamães, mas com um tom descontraído. Para quem está vivendo a experiência com certeza ajudará bastante !

    ResponderExcluir
  2. Nuuu, minha linda!! Não vejo a hora de chegar logo a Bienal para poder te reencontrar!! Vai ser muito massa.
    Obrigada pela resenha tão linda e sincera! Amei. Você é 10.
    Te love you...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy!!!
      Foi uma leitura deliciosa!!! E com certeza nós vamos nos ver na Bienal, faço questão!!! <3
      beijooooo!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Olá!

    Já tinha visto outras resenhas dele e com certeza pode ajudar muitas futuras mães a lidar com a primeira gravidez. EU também não pretendo ter filhos, mas eu leria sim, só pra matar a curiosidade.;

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Nossa, essa capa está ainda mais linda e mds eu já conhecia seu blog do face, mas acho que ainda nunca tinha visitado e estou encantada! Essa é a resenha mais completa que já li!!!!! Parabéns e muito sucesso com o blog!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  5. Nu! Tive a felicidade em ler esse livro e amei! Foi muito legal acompanhar a transformação da Amanda em mamãe e rir das peripécias dela. Sua resenha está linda! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nu! Então, eu não tenho interesse em ser mãe, mas o livro parece mesmo ser divertido e interessante. Acompanhei a gestação da minha tia (quase mãe) e reconheço algumas das coisas que vc citou: visitar milhões de sites, comprar centenas de coisas e querer tudo perfeito! Com minha tia foi assim. Até a questão do escolha do parto tbm. Minha tia não teve desejos (segundo ela é besteira) e ganhou o peso apenas do bebê, líquido, placenta etc. Ela foi muito cuidadosa com o corpo. É legal observar de perto uma gestação, mas definitivamente não é algo que eu quero passar. Kkkkk
    Sobre as capas dos livros, gostei mais da primeira. Achei mais delicada, mas ao mesmo tempo tem cara de livro de nomes de bebê. A segunda já demonstra mais o conteúdo do livro.
    Enfim.. Gostei da resenha e o livro parece ser muito bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, pessoas!!
    Foi uma leitura instrutiva e divertida! Adorei saber desses detalhes, mesmo não sabendo se irei usá-los algum dia... Espero ver vocês em breve! beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    A capa está muito fofa e parece ser um livro bem divertido além de trazer emoção. Conheço algumas pessoas que adorariam essa leitura, com certeza irei indicar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. OI Nu!
    Quando li esse livro fiquei alucinada, parecia que estava revivendo a gravidez ou acompanhando uma de uma amiga ou cumadre bem de pertinho, achei a narrativa da Mandy tão gostosa e divertida que me perdi nas páginas de SOS e quando menos esperava acabou.
    Falei até pra ela, engravida de novo pra ter SOS 2, mas ela não quer...kkkkk
    Beijos e a resenha ficou linda demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHA quero, mas não tãaao logo hehe... Mas o Livro 2 já pode sair, já tenho coisas novas para contar. :)

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: