sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Resenha [filme] - Animais Fantásticos e onde habitam

Ei, queridinhos!

Eu sei que sextas são dias de resenha de livro nacional, porém estamos com um pequeno problema de "olha não tá dando!"... Coisa básica, facilmente resolvida, mas que estamos procrastinando horrores!!

Enquanto não resolvemos isso, trazemos outro tipo de resenha a vocês! Quer saber qual a minha opinião sobre o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam

Só rolar! Desce aí!!

Animais Fantásticos e Onde Habitam
Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016.
Warner Bros.
Gênero: Aventura, Fantasia
133 min.

Sinopse:
O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.


Animais Fantásticos e Onde Habitam (AFEOH) é o primeiro filme roteirizado pela autora J. K. Rowling, baseando-se na história por trás do livro didático de mesmo nome citado na saga Harry Potter, então pode ser considerado um spin-off da coleção.



Produzido pela própria Rowling e David Heyman (o mesmo dos filmes HP), é uma produção de parceria entre EUA e Inglaterra, distribuído pela Warner Bros, detentora dos direitos de toda e qualquer obra do mundo bruxo.

Com estréia mundial em 17 e 18 de novembro deste ano, em 3 formatos diferentes (HD, 3D e iMAX), é o primeiro de uma série de 5 filmes que contará a história do mundo bruxo 70 anos antes da história de HP que já conhecemos, focada no futuro vilão Grindewald.

De forma bem resumida, a história inicia com a chegada de Newt Scamander, um magizoologista, na cidade de Nova Iorque em 1926, portando apenas uma pequena mala, que tem a mania de abrir sozinha e com a qual ele conversa de vez em quando...

Enquanto observa um protesto de intolerância contra burxos e bruxas de um grupo conhecido como Second Salemers (ou Salemenses Secundinos, uma referência às perseguições alucinadas de Salém), liderado por Mary Lou, sua maleta se abre e um bichinho lindíneo escapole, indo parar dentro do banco.

Enquanto tenta pegar o bichinho de volta, acaba por conhecer o Não-Maj (não-mágicos, os Trouxas) Jacob Kowalski. Em meio a uma pequena confusão envolvendo o cofre do banco, confusão essa que não passa despercebida por Tina Goldstein, uma ex-auror do MACUSA, o Congresso Mágico dos EUA (o equivalente do nosso conhecido Ministério da Magia), as maletas de Newt e Jacob são trocadas.

O chato é que o MACUSA presa pela segregação entre sociedade bruxa e não-maj. Além disso, possuem leis rigorozíssimas contra criação de animais mágicos. Um dos aurores mais poderosos é Percival Graves, um dos braços direitos da Sra. Presidente da MACUSA e que tem lá suas obsessões.

Aos descobrirem que a maleta de Newt está em posse de um Não-Maj e que, ao abrir a maleta mais alguns de seus bichinhos escapam.... Bem, os animais de Newt passeando pela cidade e um não-maj acompanhando tudo não é legal no quesito "vamos nos esconder"...

Bom, pararei a história por aqui, já adiantei bastante. Agora vamos ao que interessa.


O filme nos apresenta alguns dos animais que foram citados na saga HP e que foram ignorados nos filmes anteriores, como os Tronquilhos (que são os bichinhos mais lindos da face da Terra), uma fêmea de Erumpente e alguns outros novos com suas características peculiares, citados no livro ou não, como o Pássaro-Trovão (um grande pássaro, que lembra uma águia, com poder de controlar o clima), criado especialmente para o filme. Ironicamente, os animais em si quase nada contribuem com o enredo do filme, contradizendo o seu título.

Particularmente, eu acho que o título do filme poderia ter sido outro, já que o foco não foram os tais animais e menos ainda o seu habitat. Ao final do filme, sabemos um pouco sobre cada um, mas todos eles moram dentro da mala do Newt. 

Aliás! Que mala!!! Quero uma dessa pra mim, especialmente nos dias de shows e concursos de dança!!!



AFEOH também possui efeitos incríveis e uma fotografia de invejar, não só no que diz respeito aos tais animais, mas especialmente nas cenas com o feitiço "Reparo".

No geral, a atuação é boa, mas o protagonista mesmo não teve nada que o destacasse. A bem da verdade, os destaques, a meu ver, vão para os atores Dan Fogler (que fez o não-maj Jacob) e Alison Sudol (que interpretou a irmã de Tina, a poderosa legilimente Queenie). São deles as cenas românticas mais fofas, as tiradas cômicas, e até as cenas de bravura.

As cenas de ação não tem tanta ação assim. O começo é bem simples, a leve agitação começa mesmo quando se inicia a caça aos animais fugitivos, mesmo assim não é nada hollywoodiano.



É um filme mais voltado ao público adulto, bem diferente dos primeiros de HP. Não vá ao cinema esperando encontrar algo da altura dessa saga, porque vai se decepcionar. HP trazia a magia pela primeira vez, AFEOH não é assim. Vá sem expectativas e aproveite melhor o filme!

Se você absurdamente nunca viu ou leu algo da saga HP, vai conseguir assistir ao filme perfeitamente, porém perderá as chances de entender todas as referências que aparecem.

O final não teve nada de espantoso, foi bem previsível, e ainda jogaram uma leve carga romântica entre dois dos protagonistas que não apareceu em nenhum momento ao longo do filme. 

Quando acabou, fiquei me perguntando porque mais 4 filmes serão feitos. Só pra contar as peripécias de Grindewald? Ah, talvez seja pra falar da profecia sobre a criança de  anos citada logo no início do filme... Mas, sério, isso precisa ser melhorado.

Enfim, o filme é bom, te distrai, te diverte, mas não é espetacular. Para um primeiro roteiro, Rowling foi bem, mas não arriscou, tentou não fugir muito do que os fãs já conhecem e com isso deixou de fazer um filme arrasador. 

"Não há mais ninguém no mundo como eu. Eu sou único."
(Jacob Kowalski)



Elenco Principal (fonte - Wikipedia):



Um excêntrico bruxo magizoologista inglês que viaja pelo mundo e sente-se muito mais confortável perto de animais e criaturas do que perto de pessoas. Ele sempre carrega sua fiel maleta gasta e antiga, um objeto mágico cheio de habitats contendo várias espécies raras e ameaçadas de extinção que coletou durante as suas viagens. 

Uma ambiciosa funcionária do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (conhecido como MACUSA, versão americana do Ministério da Magia) que foi rebaixada de cargo e perde a chance de mostrar suas habilidades, pois defendeu a pessoa errada. Ela luta pelo que acredita ser o certo. 

Um "não-mágico" (também conhecido como "trouxa") otimista, operário e aspirante a padeiro, que é introduzido ao mundo mágico quando conhece Newt. Curiosidade: Ele é primeiro personagem principal trouxa da franquia Harry Potter. 

A irmã mais nova e companheira de quarto de Tina, uma "legilimente" (que pode ler mentes) de grande coração e espírito livre. 

Poderoso auror (bruxos de elite que trabalham para prender ou derrotar os feiticeiros das trevas) e braço direito da presidente do Congresso Mágico dos Estados Unidos (MACUSA). 




TRAILER:

Outras fontes:


Well, espero que não seja massacrada por outros Potterheads (sim, eu sou muito fã da saga, mas tenho uma veia crítica meio chatinha e exigente).

Esperemos que os demais filmes sejam mais ousados e expliquem melhor ao que vieram.

Esperemos, principalmente, que a espera não seja longa!

Bom filme!

Até + ver!






8 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Estou doida pra assistir esse filme! Os animais que aparecem todos os filmes me chamaram muita atenção mas o que eu mais gostei é o Piguço (acho que é assim que escreve) Espero que ele tenha uma participação considerável do filme. Não li nenhum dos livros mas assisti a quase todos os filmes e gostei muito, apesar dos pesares. O filme já está anotado na minha lista e espero conseguir assistir muito em breve.
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu quero muito assistir e me atentei no que vc falou sobre expectativas, a minha está enorme pois a filha não sansa de me dizer o quanto foi fabuloso. rs
    Bem, agora alertada vou tranquila!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nu! Sou fã de HP e fiquei super feliz em ver algo algo do universo HP retornando. Legal você ter dito para não criar expectativas, assim evitamos decepções. Espero que tenha bastante magia e que nos próximos filmes a profecia seja mais trabalhada. beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não sou fã da saga, mas dá pra ver como o filme é bem feito, com excelentes efeitos. Não é um filme que eu veria, mas quem viu, amou! Claro, é mais uma forma de matar a saudade do bruxinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nuccia!
    Eu estou em cólicas para ver esse filme, mas como moro em Tão Tão Distante não tem cinema aqui. Preciso ir até a cidade vizinha se quiser assistir e ainda não sei quando poderei ir. Mas esse seu post swó aumentou minha vontade, pq confesso que não estou esperando que Newt substitua o Harry e, como vc disse, é o primeiro roteiro da Rowling, ela é muito boa mas não é mágica ainda, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Vou puxar alguns pontos sobre o filme: O Newt é casado com a Propertina na época de Harry Potter, e como serão 5 filmes, não podiam jogar o romance todo nesse filme, mas por isso tem um.
    Os animais fantásticos tem muito haver, afinal o Obscurios embora não seja um animal, foi uma criatura de magia negra que o Newt ja havia visto antes e, uma das criaturas dele que oblivia a memória de todos.
    Outro ponto, o Newt é um personagem tímido, não tem um foco em cima de si, mas é ele quem salva o dia. É por ajuda dele que Grindelwald é pego e graças a um animal que ele encontrou que é possível apagar a memória e evitar umq guerra com os não-maj, então pelo menos pra mim ele é um personagem fantástico!

    Amei muito esse filme, mesmo. Não vejo a hora de lançarem os próximos.

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir
  7. Interessante, você gostou do filme? É excelente, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação do ator Ezra Miller neste filme. O elenco deste filme é ótimo, eu amo tudo onde Ezra Miller aparece, o ultimo que eu vi foi em um poster liga da justiça, adorei esse filme! De todos os filmes que estrearam, este foi o meu preferido, eu recomendo, é uma historia boa que nos mantêm presos no sofá. É espetacular. Pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende, tenho certeza que vai gostar, é uma boa história. Definitivamente recomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do filme! E não vejo a hora de conseguir assistir ao segundo. Ele fez o Flash em Liga da Justiça e estava muito bom também (se bem que ninguém ganha da Gal Gadot), deve ganhar um filme solo. ;)

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: