terça-feira, 24 de janeiro de 2017

[Meu Amigo Blog] - Usando o Rafflecopter parte 2

Olá, pessoas!

Mês de janeiro quase acabando, meu niver chegando! Ano nem começou direito e já está voando...

Para quem quer notícias, passei pela cirurgia e mas não tenho como dizer hoje se estou bem ou não: a postagem foi programada com antecedência... hihihi...

Mas esqueça isso! Vamos a mais uma postagem da nova coluna Meu Amigo Blog? Aqui vou ajudar vocês com tudo o que eu já aprendi nessa pequena e esburacada estrada da blogosfera.



Para quem não lembra, começamos a explicar como usar o aplicativo Rafflecopter, aquele mesmo que monta formulários de sorteios!

Quando iniciei a organizar a postagem percebi que ela iria ficar i-men-sa!! Então, dividimos em 4 partes, a saber:


Parte 2 - colocando o formulário na postagem do blog




As postagens serão espaçadas com intervalos de 2 semanas. 

E hoje trazemos a Parte 2. Bora lá!




Parte 2 - colocando o formulário na postagem do blog

Da mesma forma que a postagem anterior, em que expliquei passo a passo como montar o formulário no site do aplicativo, aqui irei cuidadosamente explicar como vocês colocam o formulário no HTML da sua postagem no blog.

Lembrando que eu trabalho na plataforma do Blogger, portanto é esta que estará nas imagens. Mas, creio que dá para usar em quaisquer plataformas, desde que você saiba ir até a formatação HTML da sua postagem (não é a formatação do modelo, não! pelamor...)

Mais calma, amor e carinho... e lá vamos nós:


Se você se lembra do finalzinho da parte 1, tenho certeza que salvou seu HTML do formulário em um bloco de notas ou em um arquivo do word como eu disse para fazer.

Não fez? Ok, sem problemas! Entre no site do aplicativo Rafflecoptercoloque seu e-mail e senha (setas vermelhas) e clique em "Let me in".



Na sua área de trabalho, estará seu formulário. Passe o mouse por cima dele e clique em "Installation". Copie novamente o HTML, conforme ensinado na parte 1, imagem 19.

Copiou? Agora vamos nessa!

22 - Na plataforma do blogger, crie uma nova postagem. Ali, no canto superior esquerdo, clique em "HTML(seta vermelha) para mudar do modo escrito para o modo linguagem da web.


23 - No corpo da postagem em HTML, você irá escrever um código muito importante ANTES de colar o HTML do formulário. Não mude as letras ou sinais. Por quê? Porque sem isso o formulário dará erro na postagem.

Escreva o seguinte código: <div>

Deixe uma linha em branco.

E então escreva: </div>

Agora, sim, na linha em branco você irá colar o HTML do Raffle. E se ficar alguma linha em branco entre o formulário e o código, pode deletá-la.


24Basicamente, depois de código escrito e HTML do formulário colado, irá ficar como na imagem 24 (retângulo vermelho). 

Então, agora você voltará ao modo de texto, clicando em "Escrever" (seta vermelha).

25 - Pronto. O HTML foi substituído por um link, conforme aparece na imagem 25 (retângulo vermelho).

26 - Agora, você vai escrever a sua postagem. Coloque os textos de sempre antes (saudação, regras, imagens) e depois (mais regras, mais imagens, despedida) do link, cuidando para não deletá-lo. Pode formatar a postagem à vontade, isso não interfere no formulário.


27 - Ao terminar, salve e publique. Vá em postagens publicadas, ache a do sorteio. Clique em visualizar sua postagem, conforme mostra a imagem 27 (seta vermelha). 


28 - Prontinho! Esta é a sua postagem final com o formulário aparecendo direitinho (retângulo vermelho). Se você programar a postagem, não conseguirá ver o formulário conforme mostrado na imagem 28. Irá ver apenas o link. Porém, quando for ao ar, conseguirá. 



Se você quiser incluir ou deletar alguma regra no formulário, fique à vontade para fazer no site do aplicativo. 

NÃO precisa repetir estes passos! O aplicativo atualiza automaticamente, ok?


Ah... sacanagem! Eu só tenho fanpage, não tenho blog! Então, respira fundo e... aguarde a parte 3!! 

Sim, senhores! O aplicativo agora permite adesão do formulário em fanpage, ou seja, não tem blogger ou wix ou qualquer outra plataforma, não tem problema!

Bons sorteios!

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em oito antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: