segunda-feira, 12 de junho de 2017

[Vida sem Som] - O amor nos tempos da surdez

OlĂ¡, queridos!

Bom inĂ­cio de semana a todos! Essa Ă© uma daquelas semanas que dĂ¡ gosto começar, jĂ¡ que tem um feriado prolongado chegando, confere? XD

E hoje Ă© o tal dia que deu origem ao nosso especial Junho Apaixonante e que move um auĂª total em torno de relacionamentos. <3

clique na imagem para ver todas as postagens do especial

E daĂ­? DaĂ­, enquanto o Brasil solta coraçõezĂ­neos por aĂ­, eu estou lembrando desse mesmo dia 10 anos atrĂ¡s: Ă s 7h da manhĂ£, acordei sem um som sequer chegando aos meus ouvidos. Era meu primeiro dia de surdez. Total. IrreversĂ­vel.

EntĂ£o, pra nĂ£o deixar passar o dia em branco ou seria vermelho? rosa, talvez? e sem intenĂ§Ă£o de brochar a data de hoje, vamos debater um pouco sobre relacionamentos na surdez? Bem-vindos a mais uma ediĂ§Ă£o da coluna Vida sem Som!




O AMOR NOS TEMPOS DA SURDEZ

Mas, Nuccia, por que esse tema?

Bem, se vocĂª nĂ£o me conhece bem, eu explico. HĂ¡ um tempinho, eu juntei em um livro (PĂ©rolas da minha surdez) todas as perguntas malucas, curiosas, algumas sem cabimento que me fizeram desde o dia 12/06/2007. E de todas elas, as que se referem a relacionamento sĂ£o as mais bizarras...



De acordo com o Ăºltimo censo nacional (2010), o Brasil tem quase 200 milhões de habitantes. Desses, cerca de 10 milhões possuem deficiĂªncia auditiva em algum grau. A tendĂªncia Ă© geral colocar todos esses 10 milhões de brasileiros em um mesmo patamar. E esse patamar estĂ¡ bem abaixo dos seus prĂ³prios.

Por que? Simples: a grande maioria das pessoas nĂ£o sabe o que Ă© surdez, como Ă© ser surdo, como Ă© a comunicaĂ§Ă£o, o trabalho, os hobbies, o amor. O mĂ¡ximo que conhecem de surdez Ă©: "aquela pessoa que nĂ£o ouve, nĂ£o fala e sacode as mĂ£ozinhas de uma forma muito louca".

E sabe por que eu tenho certeza que muita gente pensa assim? Porque eu pensava assim tambĂ©m, antes de estar do lado de cĂ¡! E vi, com o passar do tempo, que essas mesmas concepções e ideias, que surgiram hĂ¡ exatos 10 anos, sĂ£o total e completamente infundadas: surdos podem ser e fazer qualquer coisa!

Sabe aquele conceito bacana de superaĂ§Ă£o? Sabiam que ele tem uma carga de preconceito embutida? Pois Ă©! Quando vocĂª pensa em superaĂ§Ă£o, vocĂª pensa em alguĂ©m conseguindo ser mais porque vocĂª, no fundo e inconscientemente, achava que ele nunca conseguiria.

Se Ă© surdo, nunca conseguiria ser cantor. Ou ser bailarino. Ou mesmo cientista. Falta a audiĂ§Ă£o para que ele consiga ser qualquer que seja seu sonho. DaĂ­, o surdo mostra que consegue fazer as mesmas coisas que vocĂª e, Ă s vezes, faz atĂ© melhor. "Nossa, que exemplo de superaĂ§Ă£o!

Fica chateado, nĂ£o! Eu pensava assim tambĂ©m! SĂ³ percebi a diferença quando eu notei que nunca superei nada. Eu sinto falta de ouvir todos os dias. Uma daquelas saudades que doem pra caramba e que o tempo nĂ£o cura.

O diferencial Ă©: percebi que eu jĂ¡ tinha capacidade para ser o que quisesse. O que me faltava nĂ£o era a audiĂ§Ă£o e, sim, a força de vontade e algumas oportunidades. Quando as oportunidades foram oferecidas, eu lutei contra mim mesma muito mais do que contra qualquer outra pessoa.

EntĂ£o, ao invĂ©s de bater de frente e discutir vorazmente, erguendo a voz e apontando o dedo, escolhi ensinar esses pequenos detalhes de um jeito divertido. E hoje, decidi trazer as respostas para algumas das perguntas sobre amor e sexo na ausĂªncia do som




Surdos namoram?

O primeiro pensamento que todo mundo tem de mudar Ă©: surdos nĂ£o conseguem fazer nada. Parem de achar que somos todos pobres coitadinhos, perdidos na vida, que temos de nos contentar com empregos subalternos e baixo grau de dificuldade, que nĂ£o podemos ter graduaĂ§Ă£o ou pĂ³s, que nunca iremos casar e ter filhos a nĂ£o ser que seja com outro surdo.

Somos seres vivos e perder a audiĂ§Ă£o nĂ£o nos torna menos humanos, ou menos terrestres, ou menos sei lĂ¡...! EntĂ£o, digam pra mim com sinceridade, por que cargas d'Ă¡gua nĂ£o namorarĂ­amos?


Ah! Mas surdo namora sĂ³ com surdo! Afinal, como ele ia se entender com alguĂ©m que fala?

Repitam comigo: surdos nĂ£o sĂ£o incapazes! 



VocĂª lembra que existem diferentes tipos de surdo, nĂ£o Ă©? 

Relembrando: existem surdos com diferentes tipos de comunicaĂ§Ă£o, devido Ă s formas como adquiriram a surdez e Ă  idade em que isso aconteceu.

Sabiam que uma grande parte dos surdos Ă© surdo oralizado ou ULP (usuĂ¡rio de lĂ­ngua portuguesa)? Sabiam que isso significa que nĂ³s falamos muito bem, obrigada, de nada? E mesmo que sĂ³ usĂ¡ssemos sinais, conhecem uma tecnologia chamada "papel e caneta"? Meio rara hoje em dia, mas super viĂ¡vel!! EntĂ£o, sĂ³ aqui a parte da comunicaĂ§Ă£o jĂ¡ foi explicada.

E nĂ£o, nĂ£o namoramos, casamos, mantemos um affair sĂ³ com outros surdos. Acontece que alguns (e veja bem eu disse alguns) surdos de dentro da comunidade surda brasileira preferem (preferir nĂ£o Ă© ser obrigado) namorar com uma pessoa que jĂ¡ saiba se comunicar com ele, porque sentem mais afinidade cultural.

MAS... isso nĂ£o Ă© regra! Eu conheço muitos surdos de nascença e da comunidade que preferem namorar ouvintes. AlĂ©m disso, praticamente todos os surdos oralizados, que nĂ£o fazem parte da comunidade, usuĂ¡rios de aparelhos ou nĂ£o, namoram pessoas ouvintes.

Gente... Se vocĂª nĂ£o vĂª problema em namoro inter-racial, homo, bi, tri, hetero, trans, whateverssexual, por que essa implicĂ¢ncia de surdo sĂ³ namora surdo?

Agora, se vocĂª vĂª problema em tudo... Eu acho que o problema nĂ£o estĂ¡ no "tudo", confere?

Eu? Eu conheço alguns surdos, dentro e fora da comunidade. Ele sĂ£o amigos. Nunca namorei um surdo. Nem peguei, nem transei, etc, etc. Apenas porque nunca conheci alguĂ©m que me interessasse desse jeito. SĂ³ isso.




Como Ă© que surdos transam?

Essa pergunta Ă© uma extensĂ£o da anterior. Sim, jĂ¡ me fizeram essa pergunta na cara dura, por pura curiosidade mesmo.

Vamos lĂ¡... Acho que agora todos entenderam que somos seres vivos e, como qualquer ser (da Terra ou alien), temos um instinto de reproduĂ§Ă£o. Ok, o nosso Ă© um tanto aflorado...

Assim, nada mais normal que sexo, confere?

Tudo bem. O problema Ă© que os coleugas curiosos querem saber como. Querem detalhes, pois, afinal, a comunicaĂ§Ă£o deve ser, tipo, sei lĂ¡... como Ă©?



Bem...  JĂ¡ ouviram falar em comunicaĂ§Ă£o nĂ£o-verbal? Sabe, aquilo de dizer com olhos e coisa e tal? Acreditem, funciona! NĂ£o sĂ³ com os olhos, dĂ¡ para ter um tipo de comunicaĂ§Ă£o atĂ© com carĂ­cias, vai por mim!

NĂ£o ouvir nĂ£o impede mais nada, pasmem!

CĂ¡ entre nĂ³s, pra deixar mais realista e crĂ­vel, faço uma confissĂ£o: nunca tive problemas de comunicaĂ§Ă£o durante o sexo. Inclusive, jĂ¡ me disseram que sou meio escandalosa... shame on me! AlĂ©m disso, por ser surda e detalhista, tenho uma melhor percepĂ§Ă£o visual, assim Ă© bem fĂ¡cil antecipar certas... coisas... vontades... intenções... VocĂªs entenderam, nĂ©?

EntĂ£o, surdo transa como todo mundo. Isso quer dizer que tem surdo sadomasoquista? Eu sei lĂ¡, pĂ´! Cada um com seu cada um! Deve ter, oras bolas, assim como tem gente que gosta de sexo em locais malucos (o/). ;)

Reforçando: nĂ£o existe nenhum tipo de sexo especial para surdos.




Surdos nĂ£o sĂ£o adeptos do relacionamento aberto.

Surdos nĂ£o fazem isso, surdos nĂ£o fazem aquilo... Ficou surdo e descobriu uma cacetada de coisas da noite pro dia?

NĂ£o?! =O EntĂ£o, conta pra mim de onde surgem essas afirmações infundadas?

Existem surdos gays. Fato. Ou seriam gays surdos? Na verdade, isso importa? SĂ©rio mesmo que precisamos rotular tudo e qualquer coisa?

O que importa Ă©: somos todos humanos!! 

Vai ter surdo que sĂ³ casa depois de anos de namoro, vai ter surdo que gosta de sexo casual (o/), vai ter surdo que nĂ£o quer ter filhos, vai ter surdo que trai (o/), vai ter surdo que jĂ¡ foi amante (o/), vai ter surdo que tem relacionamento aberto, sim!

Ficaram chocado com a quantidade de mĂ£ozinha erguida aqui? Eu sou legal, mas tambĂ©m sou humana, isso significa que eu faço merda. Just like you.



Eu nĂ£o vou me estender, porque acho tenho quase certeza que deu para deixar bem claro que relacionamento, amor, paixĂ£o, sexo, essas coisas todas que acontecem com pessoas que ouvem, acontecem com surdos tambĂ©m.

Vou deixar aqui uns sites que mostram dicas e como uma relaĂ§Ă£o surdo/ouvinte funciona:

Dicas para namorar alguém com DA
Meu namorado Ă© surdo
Namoro entre ouvinte e surdo (vĂ­deo em Libras)

Minha histĂ³ria de amor ao som nĂ£o teve um final feliz, jĂ¡ que ele nĂ£o vai voltar pra mim nunca mais.

Em compensaĂ§Ă£o, minha histĂ³ria de amor com uma pessoa jĂ¡ aconteceu umas 3x e eu espero que aconteça mais.

AtĂ© lĂ¡, sigo na luta, respondendo essas perguntinhas com a maior paciĂªncia possĂ­vel! ;)

Quer ver outras postagens da coluna VIDA SEM SOM? Acesse AQUI!

Abra sua mente! AtĂ© a prĂ³xima coluna!





Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!


13 comentĂ¡rios:

  1. Bela coluna, excelente texto! Bastante explicativo e dĂ¡ pra ver que foi muito honesto. NĂ£o tenho contato com pessoas surdas, entĂ£o meu entendimento real Ă© limitado, mas sempre tento manter minha mente livre de rĂ³tulos desse tipo "surdo faz isso? faz aquilo?".
    Em um nĂ­vel diferente, mas acho que com alguma semelhança, nas Ăºltimas paraolimpĂ­adas vi atletas reclamando que a imprensa focava sĂ³ na superaĂ§Ă£o e esquecia o lado da competiĂ§Ă£o esportiva. Basicamente, olhando para o que uma pessoa nĂ£o pode fazer, ao invĂ©s de olhar para o carĂ¡ter e para o que ela pode fazer. Obrigado por compartilhar, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso seu texto e cheio de amor, coragem, força de vontade nossa ♥
    Realmente as pessoas acham que nĂ³s deficiente nĂ£o podemos fazer certas coisas elas nos rotulam e nĂ£o Ă© bem assim, podemos fazer o que quisermos nĂ£o Ă© mesmo?

    Amei o texto

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡!
    Adorei essa postagem!! Maravilhosa!! Muito mais pessoas precisam ler esse texto e parar com preconceitos bobos e perguntas inconvenientes. VocĂª me fez lembrar de uma professora de LIBRAS que tive na faculdade. Ela era uma grande defensora da cultura surda, mas, quando fomos apresentar uma mĂºsica de rock em LIBRAS, ela nĂ£o deixou! Disse que seria muito complexa para os surdos entenderem, Ă© mole?! Ela caiu bastante no meu conceito por causa disso.
    Como todo mundo, os surdos tem direitos e deveres, oras! Achei bem absurdas algumas perguntas que jĂ¡ fizeram a vocĂª. =/

    ResponderExcluir
  4. Amei, Nu.
    RĂ³tulos sĂ£o horrĂ­veis e as perguntas que vĂªm, atravĂ©s disso, sĂ£o as mais incabĂ­veis e impensĂ¡veis.
    Tenho sofrido com rĂ³tulos e confesso que me sinto desconfortĂ¡vel com alguns. Mas vamos em frente...
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nuccia!
    Eu li isso no teu livro e muita coisa me fez pensar diferente sabia? AtĂ© na hora de bolar algo para o blog, quando penso em fazer vĂ­deo vc Ă© a primeira pessoa que me vem a cabeça. E sim tenho N coisas boas pra falar pra vc desde superaĂ§Ă£o e coisa que valha, sĂ³ que sou ouvinte no momento sĂ³ tenho uma vaga ideia do que Ă© e do leões a matar por dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡ Nuccia! Achei a coluna muito boa! Admirei a coragem de postar algo tĂ£o intimo.
    E as pessoas tem que parar de rotular tudo. Todos somos seres humanos <3
    Amei o texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie amores,

    Ai feriado prolongado ... faz tempo que estou tendo um feriado prolongado... quero Ă© trabalhar rsrsrs... e ter essa sensaĂ§Ă£o.
    Que dia marcante hein amoreca... imagino que sensaĂ§Ă£o tenha nesse dia... Que post completo, parabĂ©ns pela determinaĂ§Ă£o, dedicaĂ§Ă£o e força!

    Te admiro moça!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  8. OlĂ¡, tudo bem?

    Feriado Ă© a melhor coisa. Prolongado ainda, nem se fala! rs.

    É incrĂ­vel como o ser humano Ă© curioso e ao mesmo tempo preconceituoso com tudo. E se vocĂª tem alguma deficiĂªncia isso piora. Parece que sĂ³ porque a pessoa tem alguma deficiĂªncia, ela deixa automaticamente de ser um ser humano e deixa de viver por causa disso. Isso Ă© ridĂ­culo e infelizmente nĂ£o vai acabar tĂ£o cedo. Seu texto foi esclarecedor demais.

    NĂ£o te conheço, mas admiro sua determinaĂ§Ă£o e batalha. E paciĂªncia. Continue assim!

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  9. OlĂ¡ Nuccia,
    Adorei a sua postagem, pois vocĂª colocou as coisas em ordem e isso Ă© legal. Nunca pensei muito nessa parte amorosa de um surdo, mas jĂ¡ pensei em outras situações, por exemplo: como um surdo consegue cuidar do filho se nĂ£o pode ouvi-lo chorar? Eu tive acesso a uma moça que, quando teve o filho, sofreu com isso, porque ela sĂ³ sabia pelo visual e isso a assustava. Ela tinha medo de o filho sofrer alguma coisa e ela nĂ£o socorrĂª-lo a tempo. AĂ­ ela adquiriu um naqueles negĂ³cios piscantes, nĂ£o sei como chama e isso facilitou a vida dela. Agora, pensar que um surdo nĂ£o Ă© capaz disso ou daquilo Ă© muito ridĂ­culo e preconceituoso.
    VocĂª Ă© muito boazinha, pois tem paciĂªncia com essas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olaaa Nuccia
    Sua coluna foi muito profunda e muito sincera, confesso que nĂ£o tenho muito contato com pessoas surdas porĂ©m Ă© interessante deixar claro que elas nĂ£o deixam de conseguir fazer algo por isso. Adorei seu texto, com certeza Ă© algo que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi, nuccia, amei a postagem principalmente porque jĂ¡ li seu livro e amei. TambĂ©m lido diariamente com essas perguntinhas absurdas pois tenho deficiĂªncia visual e rola esses questionamentos quase do mesmo jeito, e pasme, quando aparece uma cega grĂ¡vida perguntam para ela: quem fez isso com vocĂª? como se a ausĂªncia de visĂ£o tirasse todo o resto, desejos e etc. sĂ³ espero que as pessoas aprendam um pouquinho nessa vida.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nu, que postagem maravilhosa mulher!!!!!
    VocĂª como sempre mandando ver. Adorei... tenho certeza de que foi um tapa na cara para uns e um grande aprendizado para outros. NĂ£o sei se jĂ¡ comentei aqui. Eu dançava em um grupo de dança que tinha um grupo tambĂ©m de surdos e mudos e eu adorava... ficava encantada com o jeitos dançarem maravilhosamente bem com a mĂºsica, mas sei ouvi-la, depois percebi o quanto eu era ignorante quanto ao assunto e resolvi chamar minha tutora e juntĂ¡-los conosco nos espetĂ¡culos e nada separado, foi super legal, eu tenho saudades desta Ă©poca. Eu ainda me sinto muito por fora deste assunto, mas sinceramente eu nĂ£o vejo diferença nenhuma. Acho que somos todos humanos e temos os nossos gostos e preferĂªncia, nĂ£o porque um Ă© surdo e ele nĂ£o pode, mas eu que nĂ£o sou eu posso... isso Ă© irritante para ser bem sincera. Enfim... sua postagem foi bem esclarecedora... e claro sempre que leio algo da coluna, fico feliz em aprender mais. Obrigada! Xero!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!!!! VocĂª simplesmente arrasou com sua postagem. Posso falar??? Estou chocada com essas perguntas, nunca iria imaginar que alguĂ©m poderia pensar que a deficiĂªncia auditiva pudesse limitar coisas que nĂ£o possuem nenhuma relaĂ§Ă£o com a audiĂ§Ă£o. O que me chamou atenĂ§Ă£o para um fato que vocĂª mesma aborda: quando alguĂ©m Ă© diferente da gente, por qualquer fator, o olhar muda. Isso Ă© tĂ£o estranho nĂ£o??? AlĂ©m de ter arrasado, foi super criativa, nunca pensei encontrar essa postagem no dia dos namorados. ParabĂ©ns.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: