sexta-feira, 24 de maio de 2019

Resenha [livro] - Belleville, de Felipe Colbert


"OlĂ¡, enfermeira!" XD

SĂ³ os fortes (gente com mais de 20 anos) entenderĂ£o a saudaĂ§Ă£o!

Mas deixando essa brincadeira besta de lado... É dia de resenha de livro nacional!!

Uns dias atrĂ¡s tive de viajar e isso significa horas de Ă´nibus livres para leitura! Assim, deu para começar e finalizar a leitura de Belleville, um romance incrĂ­vel escrito pelo Felipe Colbert e lançado pela Novo Conceito Editora!

Rola pra baixo!


Sobre o LIVRO:

Belleville
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
GĂªnero: romance
Ano: 2014
304 p.

Sinopse:
Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difĂ­ceis, entre eles resistir Ă  violĂªncia do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato nĂ£o seria nenhum sacrifĂ­cio... Sem conseguir explicar o que estĂ¡ acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondĂªncia com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relaĂ§Ă£o que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistĂ­vel paixĂ£o – e para um pedido de socorro...


*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Comprei o livro na Bienal de 2015 e coloquei na pilha pra ler. AĂ­, comecei a carreira de blogueira e escritora, as parcerias e meus livros foram entrando na frente e... Bem, finalmente, li! Ao que parece, esse ano Ă© dos romances que me abalam, e olha que isso nĂ£o Ă© fĂ¡cil. JĂ¡ explico.

Lucius Ă© um rapaz de 20 anos que se muda para Campos do JordĂ£o a fim de fazer sua graduaĂ§Ă£o em Licenciatura em MatemĂ¡tica, um sonho desde a adolescĂªncia. Ele nunca foi de fazer muitos amigos, dado o seu jeito... contido de ser. E nĂ£o foi diferente ao pisar na universidade. O bullying o persegue em qualquer escola ou idade.

"Ainda que a jovem nĂ£o fosse conhecida, eu sentia certa familiaridade ao olhar para a fotografia. Talvez estivesse simplesmente encantado pela sua beleza, descobrindo a comum sensaĂ§Ă£o de ver uma pessoa pela primeira vez e ter a impressĂ£o de jĂ¡ conhecĂª-la... Mas nĂ£o era sĂ³ isso. Quanto mais observava os detalhes da imagem, mais prĂ³ximo eu me sentia daquele tempo, daquele lugar, daquela garota."

Mas atĂ© aĂ­, nada estranho. Estranha mesmo Ă© a casa que aluga para morar enquanto estuda. Antiga, com mais de 50 anos, os canos cantam cada vez que uma torneira Ă© aberta. HĂ¡ um galpĂ£o cheio de ferramentas e madeiras estranhas, no qual ele encontrou uma velha Vespa, que decidiu consertar e usar para se locomover. E... estacas. Enormes toras de madeira encaixadas no terreno de trĂ¡s, semi-ocultas por um bosque. O que os antigos donos queriam com aquilo?

Quando decide explorar melhor a casa, descobre uma biblioteca. Sem querer, em meio aos livros, encontra uma fotografia antiga, em preto e branco, de uma moça de olhos brilhantes (que ele podia jurar que eram verdes), ajoelhada ao lado de um daqueles pilares, a enterrar uma caixa de madeira. Se isso nĂ£o Ă© intrigante, nem sei mais o que poderia ser.

"Parecia sensato concluir que nĂ£o havia coerĂªncia nenhuma e encerrar o assunto de uma vez. No entanto, nĂ£o era isso que meu coraĂ§Ă£o pedia. Senti uma vontade irresistĂ­vel de saber atĂ© onde aquela histĂ³ria iria. Eu queria decifrar nĂ£o apenas o enigma, mas a pessoa que estava por trĂ¡s dele. Talvez as respostas de que eu precisava pudessem ser respondidas com uma sĂ³ pergunta... Quem Ă© Lucius?"
Ă“bvio que Lucius vai atĂ© lĂ¡. E descobre a caixa enterrada ao lado do pilar primordial. E dentro da caixa... uma carta. Um pedido. Um sonho. E a explicaĂ§Ă£o para toda aquela parafernĂ¡lia.


É assim que conhecemos melhor Anabelle, a jovem de 18 anos que viveu naquela casa 50 anos atrĂ¡s. RecĂ©m-Ă³rfĂ£, ela passa por dificuldades. E seu sonho e seu pedido sĂ£o um sĂ³: ver a montanha-russa, Belleville, que seu pai estava construindo para ela, se tornar realidade.

O incrĂ­vel começa a acontecer quando Lucius decide deixar uma nova carta junto daquela. Inacreditavelmente, quem recebe a carta de Lucius Ă© Anabelle. E entĂ£o, um relacionamento atravĂ©s de 50 anos de diferença começa a acontecer. A vida dos dois estĂ¡ mudando, para sempre.

"EntĂ£o busquei o cordĂ£o de Anabelle em meu bolso e apertei-o tĂ£o forte que as pontas fincaram na palma da minha mĂ£o. Aquela peça era meu amuleto; meu pedido, Ă³bvio demais. Com a outra mĂ£o, peguei a pĂ¡ e comecei a cavar."
CĂ¡ entre nĂ³s, foi um livro lindo! Gostei de Lucius, de sua obstinaĂ§Ă£o que nasceu da curiosidade. Da força que Anabelle tinha, mesmo que em seu tempo, mais especificamente 1964, esse tido de força fosse visto de outra maneira. As dores que essa menina enfrentou...!

Achei bacana que o autor tentou dar uma explicaĂ§Ă£o cientifica para o que ocorria, para o que permitia que dois jovens se comunicassem atravĂ©s do tempo naquele espaço. O toque "sobrenatural" aliado Ă  fĂ­sica quĂ¢ntica ficou show e deu um toque especial ao livro.

"Olhei para o console de Belleville, instalado no terreno, com as luzes acesas. Imediatamente, minhas pernas ficaram bambas como maria-mole, ao mesmo tempo em que uma lĂ¡grima desceu lentamente pela lateral do meu rosto. (...) Eu tinha um Ăºnico pensamento bem definido, que aflorava por todos os cantos atĂ© tomar toda minha pele: eu estava encarando aquilo como uma contagem regressiva para a realizaĂ§Ă£o de um sonho."

A leitura tem fluidez, cadĂªncia e nĂ£o Ă© melosa. Comecei a ler o livro em uma 6f, pausei no sĂ¡bado (porque estava em um evento literĂ¡rio) e finalizei em 5h de viagem no domingo. Foi uma das leituras mais rĂ¡pidas e tambĂ©m emocionante.

Acho, entĂ£o, que fazer uma recomendaĂ§Ă£o Ă© redundante, mas ok. Amantes de romances vĂ£o se derreter no amor que surge entre Lucius e Ana. Amantes de ciĂªncia vĂ£o querer minuciar mais o fenĂ´meno. E quem estĂ¡ a fim de começar a ler romances, pode começar por esse tranquilo, vai adorar!



Sobre o AUTOR:

FELIPE COLBERT Ă© autor de quatro livros, palestrante e estruturador de romances. Possui trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Carioca, atualmente vive na cidade de SĂ£o Paulo com sua esposa e filho.



É isso! Agora lerei mais alguns nacionais no meu kindle e pegarei uns estrangeiros. Isso significa resenha até o final do ano, confere? rsrsrs

Espero que vocĂªs curtam a leitura tanto quanto eu. Sonhem, um dia tudo se realiza.

Boa leitura e até + ver!


Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: