quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Resenha [livro} - A descoberta das bruxas, de Deborah Karkness


Hello, mainfriends!

Passando pra relembrar que a vida está corrida, que as resenhas ficarão escassas e espaçadas e que as saudações podem ficar um pouco curtas.

Aviso dado, segue a resenha do livro A descoberta das bruxas, volume 1 da Trilogia das Almas, de Deborah Harkness, lançado pela Editora Rocco.


Sobre o LIVRO:

A descoberta das Bruxas
Trilogia All Souls - vol 1
Autora: Deborah Harkness
Editora: Rocco
Gênero: fantasia / romance
Ano: 2011
640 p.

Sinopse:
Livro de estreia de Deborah Harkness, A descoberta das bruxas alcançou, já na semana de lançamento nos Estados Unidos, o segundo lugar na concorrida lista dos mais vendidos do The New York Times, e permanece no prestigioso ranking há oito semanas.
A respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando.
Um dos interessados na obra do alquimista é Matthew Clairmont, um geneticista com paixão por Darwin. Charmoso e misterioso, apesar da aparência jovem, Matthew vaga pela Terra há mais de 1.500 anos. O vampiro se aproxima de Diana, despertando nela uma forte desconfiança de que, por trás de todo o seu galanteio, se esconda apenas o interesse em obter o livro. Os motivos de sua busca pelo exemplar não são revelados, mas o afeto dele pela poderosa bruxa não demora muito a ficar claro. Diana, relutante em assumir sua natureza de bruxa, também resiste a admitir seus sentimentos pelo vampiro. O casal, no entanto, não demora a se formar.
Juntos, Diana e Matthew devem lutar para que o livro não caia em mãos erradas, muitas delas pertencentes à misteriosa Congregação. Enquanto procuram decifrar os segredos do Ashmole 782, que guarda pistas do passado e flashes de fatos do futuro, o amor do casal também provoca conflitos na frágil aliança entre bruxos e vampiros. Mas Diana não deve desistir: afinal, é o sentimento que ela tem por Matthew que a impulsionará a assumir seu legado mágico e seu lugar como a bruxa mais poderosa de todos os tempos.


*Livro do acervo pessoal da blogueira*




Tentar resumir essa história magnífica é um desafio e tanto.

Diana Bishop é uma historiadora conceituada na Universidade de Oxford, Inglaterra, que estuda as representações alquímicas e os alquimistas. É uma mulher bem independente, que corre todos os dias de manhã, gosta de remar para espairecer e é viciada em chá. Mas, além de tudo, ela é uma bruxa que não quer ser bruxa.

"Para mim, é muito importante vencer por conta própria. Se recorrer à magia, nada será verdadeiramente meu."

No mundo criado por Deborah existem 4 criaturas: os humanos, os vampiros, os demônios e as bruxas. Bruxas nascem com dons, vampiros são criados, demônios apenas aparecem. Cada criatura tem suas características fantásticas que galera já conhece por aí. O que a autora trouxe de novo? A genética! Durante todo o texto, iremos também saber como é o DNA de cada um desses coleguinhas.

Bem, Diana é uma bruxa que se recusa a usar seus poderes no dia a dia. Ela quer ser o mais humana possível. Chato é que... prender os poderes por tanto tempo os tornou instáveis. E aí... ela deu de cara com um manuscrito alquímico enfeitiçado que pode ser o lendário "Livro da Vida", um livro que reúne informações sobre as criaturas.

"São tantos segredos, e hoje em dia há tantos humanos inteligentes... Eles vão acabar descobrindo tudo se não tomarmos cuidado. Os humanos adoram o poder... e os segredos também."

Claro, por ser lendário, é extremamente cobiçado. Não há uma criatura que não o deseje ler, quer dizer, sem contar a própria Diana. Ela devolve o livro à biblioteca e ele some nos arquivos, literalmente. O problema é... que todas as criaturas que também estavam na biblioteca e viram Diana quebrar e refazer o feitiço do livro agora perseguem a moça para conseguirem o livro para si.

E é aí que entra o anti-herói mocinho: Mathew Clairmont, um vampiro de mil e cacetada anos, bioquímico, que passa seus milênios estudando lobos e a análise da biologia molecular das criaturas.

"Um livrinho que pode conter um grande segredo... um segredo capaz de mudar o mundo. Você é uma bruxa. Você sabe que palavras têm poder."

Começa então a caçada. Diana descobre segredos sobre seus pais já falecidos, Bruxas perseguem bruxas, bruxas casam com vampiros, a Congregação pira com esse monte de regra quebrada e... leiam!

O livro é bem detalhado. Muito mesmo!! Algumas descrições tendem a parecer exageradas, mas têm motivo para serem. Detalhes são muito importantes! A história é contada do ponto de vista de Diana e de Mathew, aparecem outro tantos personagens, o cenário muda constantemente.

"Normal é uma história da carochinha, uma fábula que os humanos contam para si mesmos quando confrontados com a evidência avassaladora de que quase tudo que acontece em volta não é tão normal assim."

O desenrolar é lento. Pombas é uma trilogia né, a autora não vai entregar o ouro de uma vez. Mas mesmo com lentidão deliberada para o desfecho (de novo, detalhes são importantes), o livro me pareceu dinâmico e a leitura flui. Apaixonados por fantasia irão se deliciar. Leitores apressados vão se entediar.

O livro fez mais sucesso após ser adaptado para um seriado, que eu ainda não vi, mas tá na lista. Já me recomendaram, então repasso a vocês.




Sobre a AUTORA:

Deborah Harkness é professora universitária e escritora especializada em história da ciência e da medicina. Ela é detentora de diversos prêmios, entre os quais o Fullbright, o Guggenheim e a bolsa do National Humanities Center. Atualmente, ocupa o cargo de professora de história na University of Southern California. A descoberta das bruxas é a sua primeira obra literária.



Em breve a resenha do segundo volume!

Até + ver!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: