Que bom ver vocês de novo aqui!
Hoje trago uma resenha especial, é um livro que se tornou meu favorito, por enquanto, neste ano e faz pouco mais de um ano que não lia um favorito assim.
Acompenhe-me nessa jornada ao Reino da Escócia através da resenha do livro SEDUZIDA POR UM GUERREIRO ESCOCÊS, de Maya Banks e publicado pela Universo dos Livros.
Autora: Maya Banks
Editora: Universo dos Livros
Gênero: romance / romance de época / hot
Ano: 2016
415 p.
Sinopse:
Eveline Armstrong é imensamente amada e protegida por seu clã, mas as pessoas a consideram diferente, poisapesar de ser linda e encantadora, a moça sofreu um acidente que lhe causou sequelas não só psicológicas, mas também físicas, visto que ela ficou surda. Satisfeita com sua vida reclusa, ela aprendeu a ler lábios e permitiu que o mundo a enxergasse como uma tola. Contudo, quando um casamento arranjado a torna esposa de Graeme Montgomery, integrante de um clã rival, Eveline aceita seu destino - despreparada para os deleites que viriam. Enredado pelos mistérios de Eveline, cujos lábios silenciosos são cheios de tentação, Graeme vê seu casamento ameaçado devido às rivalidades entre clãs e agora deverá enfrentar inúmeras adversidades para salvar a mulher que lhe despertou tanto amor.
*Livro do acervo pessoal da blogueira*
Os clãs Armstrong e Montgomery viviam em guerra há anos, o que não era nada agradável ao rei. Então ele decretou que a filha de Armstrong, dada como louca depois de um acidente a cavalo, deveria se casar com o laird Graeme Montgomery em um forçado tratado de paz.
Eveline de louca não tem nada. Alguns anos antes, perdeu a audição por conta de um acidente. Como não conseguia mais ouvir a ninguém, ficou com medo da própria voz e se calou por tantos anos. Para se adaptar a esse silêncio todo, passou a fazer leitura labial de quem a rodeava.
"Graeme seria preso a uma mulher que mal conhecia. Já era ruim o fato de ela ser perturbada e não poder desempenhar seu papel de esposa, mas o pior era o fato de ela ser uma Armstrong."
E, por conta do seu silêncio particular e das reações não esperadas, foi taxada como "especial" por todo seu clã. Isso não significa que não a amavam, amavam até demais. Agora, com o decreto do Rei, Eveline se viu obrigada a se casar com um Montgomery. Pior, teria de se mudar para a fortaleza de seu futuro marido e enfrentar, com força e bravura, todo um clã inimigo.
Graeme Montgmory recebeu o decreto do Rei com amargura, com ódio, mas... após o primeiro contato com Eveline e observando a destemida moça se esforçar com afinco para fazer parte e ganhar respeito do clã Montgomery, seus sentimentos começam a mudar e ele percebe que a loucura de Eveline é algo bem simples e, ao mesmo tempo, possui raízes profundas.
"Ela inclinou a cabeça para o lado quando um suave eco atravessou seus ouvidos. (...) Seus ouvidos formigaram com a vibração e ela imaginou que estava ouvindo berros. (...) Eveline vivia para esses momento, quando podia quase alcançar e agarrar o som."
Aos poucos, segredos são revelados e um amor forte nasce entre dois inimigos jurados.
O que posso dizer dessa leitura que pensei ser de centavos e é de milhões? Favorito do ano até agora!
A história é um romance de época, visto que se concentra no casal principal e tem como pano de fundo a disputa por feudos/territórios, vinganças e as graças do Rei Alexandre II, na Escócia de 1200 e lá vai fumaça. MAs também possui muitas cenas quentíssimas, portanto é hot também.
"Não é culpa sua. Você sofreu um acidente e ficou doente por causa disso. Você pode falar e trasnmitir seus pensamentos, suas necessidades. Consegue compreender o que os outros dizem. Pode fazer qualquer coisa que uma moça normal faria. A única diferença é que não consegue ouvir, e isso não faz de você louca ou menos inteligente, e qualquer pessoa que discordar terá de se ver comigo."
Conta com uma descrição não exagerada, mas ainda assim detalhada de cenários e costumes. O principal é que é uma narrativa bem definida, super simples, e a construção dos personagens, meozeos! Excelente! O POV muda entre os dois protagonistas, ambos narrados em terceira pessoa e dá pra acompanhar bem os sentimentos de cada um, que vão se modificando e amadurecendo durante a conturbada relação.
O ponto principal pra mim é como a surdez da Eveline foi tratada pela autora (e isso não é spoiler, pois está na sinopse). Eveline está bem longe de ser a coitadinha dependente super protegida pela família. Ok, ela é super protegida pela família, mas é porque não conta a eles o que aconteceu com ela. E não é apenas sobre surdez, tem mais segredos aí.
"De algum jeito vou fazê-la me ouvir e saberá que eu te amo tão profundamente quanto é possível para um homem amar uma mulher."
Ela literalmente possui uma força de vontade bruta para demonstrar que não precisa desse cuidado todo. E fez isso também na fortaleza para onde se mudou após o casamento. Ela conquista todo um clã inimigo apenas sendo ela mesma.
Eu estou sempre atrás de livros com personagens com deficiência auditiva. Motivos óbvios? Sim, porque eu quero ver como a surdez está sendo retratada na contemporaneidade. Um dia talvez isso vá fazer parte de um TCC (pode apostar). Então, quando me indicaram esse livro, eu já liguei o kindle meio ressabiada e que surpresa!
"Meu amor por ela é mais forte que meu ódio por você. É por isso que não vou oordenar qmeu exército a ir contra o seu hoje. Em vez disso, peço a sua ajuda na batalha contra os McHugh."
A autora dá uma razão verossímel para a surdez, mostra como a jovem aprendeu a lidar com a deficiência, como se adaptou na comunicação, tudo isso sem fazer parecer com uma personagem frágil, pelo contrário, Eveline é mais forte que todos os demais juntos. E foi isso que me fez favoritar a história.
Se depois disso eu ainda preciso confirmar que recomendo, é porque você não leu direito a resenha. Volta lá no começo e leia de novo.
Caríssimos, melhor leitura do ano até agora!
Quer me ajudar a ampliar meu acervo? Se tiver alguma indicação de livro com personagens surdos, manda pra mim! Pode ser nacional, pode ser estrangeiro. Só avisar!
Nos vemos na próxima resenha!
Até + ver!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!