sábado, 11 de julho de 2015

[Entrevista a Autores] - Luiz Amato

Bom dia, nucciamigos!!

Hoje é dia de Entrevista, bebê!!

O papo reto de hoje é com nosso autor parceiro, o simpático Luiz Amato.



Para quem não se recorda, dou uma colher de chá:

Luiz Amato é autor da coleção Saga: A Grande Aventura (S.A.G.A), cujo primeiro livro se chama A Lenda, o 2º A Jornada, ambos já publicados e o 3º, ainda sendo escrito, A Revelação.

Você pode encontrar todas, mas todas mesmo, informações e links do Luiz AQUI.

Vocês já sabem que o blog possui um cantinho especial para as entrevistas? Pois é, já temos 4 entrevistas postadas e outras tantas no forninho (que não vai cair, eu juro!). Acessem >> Entrevistas do blog.

Sobre Luiz Amato: Paulista, casado, pai de duas lindas filhas. Dedica seu tempo à filatelia e a Literatura, essa última uma paixão adquirida ainda muito jovem. Adora Rock pesado. É autor dos contos 'Psicos', 'Fronteira Final', 'Deus é mesmo Brasileiro', 'Louco? Quem? Eu?', 'Herói Urbano', 'Felicidade', 'Um conto de Amor', 'Amor Somente Amor', 'O Plantonista' e, o mais recente 'Q.I. 180 Um presente ou...?'.

Agora, sem mais delongas, vejamos o que o querido Luiz Amato tem a nos dizer sobre publicação e suas obras:

==========


Como e quando surgiu a vontade de ser escritor/a? Já iniciou publicando livros?
A vontade vem de muito tempo atrás, quando escrevia redações na escola, tanto as minhas como de vários (as) colegas de classe. Quanto aos livros, eu primeiro escrevi, para depois pensar na publicação.

Você possui um estilo literário fixo ou preferido e por quê? Quais os outros estilos de suas obras?
Gosto muito de escrever na tênue linha que separa ficção científica e fantasia, como também aventura, mas não me prendo a estilos. Tenho um livro de contos, com temáticas variadas, como: Guerra – Humor – Cotidiano – Romance – Thriller – etc.

Quais são os seus principais trabalhos/obras? Foram publicados através de editora ou por auto-publicação?
Eu sou um autor independente, a procura de uma editora que banque os meus livros. Faço minhas publicações através da plataforma Create Space (Amazon USA). Já publiquei o livro de contos Lua Cheia, citado na resposta anterior, e os livros 1 e 2, A Lenda e A Jornada, da Série A Grande Aventura – S.A.G.A.





Suas publicações são apenas em formato impresso, ou também em digitais?
Não tenho nenhuma restrição quanto aos formatos de exibição dos meus textos. Eles estão disponíveis tanto em formato impresso, como digital, e, se surgir um novo formato, estou pronto para tal. Risos.

De que forma é feita a divulgação do seu trabalho?
Eu a faço massivamente nas mídias sociais, com maior ênfase para o facebook. Tenho a honra de ser parceiro de vários blogs e grupos literários, que me ajudam na divulgação.


Qual foi a maior alegria e a maior decepção após o lançamento do seu livro?
Alegrias? São várias: Receber os livros em casa, vê-los prontos, é muito gratificante. Perceber que a aceitação da sua história, e de sua forma de escrever, pelos leitores, é enorme. Interagir com as pessoas que leram, ou querem ler o livro. Ver as críticas, também a maioria, positivas, sobre os seus textos, e por aí afora.

Decepção? Felizmente nenhuma............. hehehehehe.

Você acha que um escritor precisa/deve ler outros autores? Por quê? E quais seus autores preferidos?
Acho isso básico na formação de um escritor. Leio muito, desde pequeno. Comecei com gibis e logo passei para os livros. Hoje eu escrevo, mas continuo sendo um leitor assíduo. São vários os meus autores preferidos. Vou citar alguns: Sven Hassel - James A. Michener – James Clavel – Jack Higgins – Jô Soares – Machado de Assis – José Mauro de Vasconcelos.

Atualmente, você obtém renda totalmente com a escrita ou mantém outra profissão?
Sou aposentado e tenho outras atividades, que me ajudam a ter uma renda, para sobreviver. A parceria aposentaria+escritor não é suficiente para ter uma renda, que no mínimo, pague as contas.

Pode descrever o mercado literário brasileiro sob o seu ponto de vista? Como está, tendências e outros aspectos?
Se olharmos ano a ano, está melhorando, mas é uma melhora lenta, em partes pela falta de estímulo que temos em nosso país em relação à cultura.

Vejo uma grande quantidade de novos autores surgindo, e com uma boa qualidade, o que é muito bom. Posso dizer que temos uma “fabrica” de talentos literários aqui no Brasil.

Talvez seja necessário que as grandes editoras olhem um pouco mais para a produção literária nacional.

Dicas que você gostaria de compartilhar com escritores iniciantes:
Escrever é treinar. A criatividade pode ser um dom, mas se desenvolve muito com o exercício diário da escrita. Ler, ajuda muito. Nunca desista dos seus sonhos. Fez um texto, não gostou? Não tenha medo de jogá-lo fora e reescrevê-lo.

E seus projetos futuros?
Hehehehe. Cabeça a mil. Estou escrevendo A Revelação, terceiro e último livro da série. Assim que pronto, pretendo preparar mais um livro de contos. Fora esses, tenho já ideia para umas três ou quatro novas obras.

Fique à vontade para compartilhar mais informações:
Eu quero agradecer a você, Nuccia, pela possibilidade de poder mostrar um pouco da minha obra, e de como penso.

Se você leitor (a) gostou, e quer entrar em contato comigo, eu agradeço. Aprecio muito a interação.

Você pode fazer contato por:


Você autoriza a publicação desta entrevista, na íntegra ou em partes, no blog “As 1001 Nuccias” (http://1001nuccias.blogspot.com.br)? Caso positivo, por favor, manifeste-se de forma elucidativa:
Sim, autorizo.

==========

Saiba mais sobre a S.A.G.A.:



Uma aventura de tirar o fôlego. Para você que gosta de ficção, enigmas, suspense e ação, tudo isso em uma leitura fácil e gostosa. Conviva com personagens carismáticos e interessantes. Viaje pelo tempo, nas Cruzadas, século 12, ou em uma masmorra na Inglaterra, no século 15. Aventure-se por cemitérios esquecidos, corredores misteriosos e um laboratório de manipulação genética. Conheça o "Setor de Lendas" da igreja em Roma. Prepare-se, isso é só o começo.

==========

E aí, pessoas? Qual a impressão que vocês tiveram do autor Luiz Amato? Conta pra gente!

Resenhas chegando em breve, muito breve!!

Até + ver!






2 comentários:

  1. Adorooooooo o Luiz, além de ser um baita autor, tem muitas qualidades que nem todos tem... Disponibilidade com seus leitores, respeito e carinho com os blogueiros, humildade e simpatia. Sou fã totalmente desse amigo engraçado e querido que a vida me apresentou através dos livros. <3 adorei a entrevista Nu!!
    Beijos.

    Giuli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      Ele é de uma simpatia extrema, ajuda muito tanto na área da blogagem como na da escrita! Oferece uma penca de oportunidades e não cobra nada.
      Tremenda pessoa! XD
      Valeu por ter vindo, Giuli! Sabe que é de casa, certo?
      bj-Ka!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: