sexta-feira, 29 de junho de 2018

Resenha [livro - O Mundo de Quatuorian, de Cristina Pezel


Olá, leitores!

Depois de muitos congressos e trabalhos laboratoriais, finalmente fechei a leitura e uma fantasia fantástica, com pleonasmo e tudo mesmo!!

Vem conferir a resenha do livro nacional Cheiro de Tempestade, o volume 1 da coleção O Mundo de Quatuorian, escrito por Cristina Pezel e publicado pela parceira Mundo Uno Editora!


Sobre o LIVRO:

Cheiro de Tempestade
O Mundo de Quatuorian - vol. 1
Autora: Cristina Pezel
Editora: Mundo Uno
Gênero: fantasia, juvenil, aventura
Ano: 2017
280 p.

Sinopse:
Quatuorian é um mundo formado por quatro Terras: Probatus, Crystallos, Jucundus e Caldária. Sob o céu, luas e sóis definem o seu destino. Pessoas com poderes especiais, animais e seres gigantes povoam este universo permeado de profecias e poderes vulcânicos. Três jovens e os Mestres do Parteon constatam que uma profecia milenar está se realizando e que o retorno de um lendário Imperador está próximo. Teriva, Julenis e Vinich percebem-se parte da profecia maior que os unirá para enfrentar o mal que se instalou em seu mundo. Acompanhe a jornada dos três jovens, da infância até a juventude: poderes especiais, criaturas gigantescas, flora e geografia exuberante e fantástica irão envolver você da primeira até a última página. Uma revelação ocorrida há mil cento e onze anos pode ser a chave para impedir a deflagração do destino de Quatuorian. O segredo está guardado num templo deste mundo fantástico até um momento futuro em que a profecia anuncia o retorno do Imperador milenar. O que está escrito no Códice dos Mestres é de importância vital para que Teriva, Vinich e Julenis salvem as quatro terras do mal que se instalou em Quatuorian. O pior, no entanto, ainda estaria por vir.

SKOOB | AMAZON | LOJA MUNDO UNO

*Obra cedida pela EDITORA no formato físico/impresso para resenha referente a parceria 2018. As opiniões são exclusivamente nossas. Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*



"Ele não era mais o Imperador. Tudo porque seu tempo... seu tempo não era ainda."

Pois é! Um livro que já começa com esse lacre de citação...! O Mundo de Quatuorian é uma fantasia épica sem igual. Não a primeira na literatura nacional, claro, mas a primeira que eu vejo com um bom embasamento, verossimilhança e vocabulário. Tudo muito digno e agora eu vou explicar:


Em Cheiro de Tempestade, o volume 1 dessa saga, somos apresentados aos personagens desde sua infância, quando ninguém em Quatuorian espera o perigo, até o auge da juventude, quando o perigo é iminente e letal. Quatuorian é um Império, dividido em 4 grandes Terras: Crystallos, Jucundus, Protatus e Caldária. Cada região possui características próprias muito bem descritas na narrativa, além de animais e plantas exóticas criados especialmente para compor o mundo surgido na imaginação da autora. Ao longo da leitura ficamos familiarizados com os costumes, história, política e cultura do povo de Quatuorian, que vão desde a mensuração do tempo em quantidade de sóis (e são 4 sóis diferentes que só aparecem juntos a 1.111 sóis-azuis, mais ou menos 1.111 anos), até rituais de definição de poderes especiais, como as crianças vitae.

"Teriva, filho de Alia e Tugerus, você é o único que não precisará passar pelo teste da fenda. Já foi o primeiro. Por Númen, eu o declaro, diante de todos, um vitae."


No Códice dos Mestres, o livro que reúne a história do mundo, há uma profecia milenar que, após análise dos sinais pelos Mestres e pelo Imperador, está prestes a se realizar. Nem preciso dizer que isso equivale a um grande perigo se aproximando! E para lidar com esse perigo, jovens com grandes poderes são reunidos. Teriva, Vinich e Julenis se conhecem em diferentes fases da vida, mas se encontram como se o destino os quisesse juntos. A amizade, os estudos e aventuras, além de amor, se fazem presente.

"'Ela é firme e determinada', pensava Teriva, enquanto apreciava os belos olhos da moça e sua expressão séria e resoluta. Vinich também estava distraído observando cada movimento dela, envolvido numa espécie de magia, até que percebeu a cutucada no braço e pareceu acordar."

A gama de personagens é grande e variável, afinal, é um mundo deles. Mas calma, não entrem em pânico! Há um complemento ao final do livro que enumera termos e personagens citados. E... não possui spoiller!! Você pode ler todas as definições várias vezes que não afeta suas surpresas durante a leitura.


Sendo muito sincera, amei! Não só a história em si é boa, mas a leitura é fluida e enriquecedora. Cristina é fluente em português como poucos, tendo um vocabulário extenso e não enfadonho. As descrições de cenas de ação e dos seres são impecáveis, tão bem feitas que nos dão clareza e liberdade ao mesmo tempo.

Notamos claramente a influência de autores clássicos, como Tolkien, na construção do universo de Quatuorian. Entretanto, influência não significa uso de seres idênticos. Cris criou os seus próprios seres, sua língua, seu mundo todo. E a beleza disso é a tal verossimilhança que torna o livro crível, real par anós. Nenhum é tão absurdo que não podemos imaginar.

"Desceram mais sete degraus. Naquele nível havia dois seres atarracados e escamosos, de olhos e cenhos grandes sob sobrancelhas pelidas, narinas largas e dentes pontudos e tortos, que mal lhe cabiam na bocarra. Tinham chifres na testa e lanças em punho. Eram sentinelas."

Junte a isto uma beleza de edição: uma das melhores revisões do mercado! Ilustrações dos personagens, de algumas cenas impactantes e um mapa de Quatuorian feito pela própria autora. A capa em tons de azul e roxo representa o mundo e uma cena perfeitamente. E não, não é um dragão na capa! Só lendo pra descobrir que animal é esse!


Se continuar, terei elogios até o final do ano. Agora, só posso esperar que o segundo volume, além de tão bem escrito quanto este, chegue logo nas mãos dos leitores!

Cristina, parabéns! Estou com sincera inveja desse seu cérebro imaginativo!



Sobre a AUTORA:

Cristina Pezel é Publicitária, Administradora e Pós Graduada em Gestão de Educação. Admiradora de Machado de Assis, Hemingway e Ken Follet, adora especialmente C. S. Lewis e Tolkien. Sua paixão pelos universos fantásticos começou quando menina, ao assistir “As Sete Viagens de Simbad”, mas iniciou sua carreira literária somente em 2013, escrevendo vários contos e poesias que foram premiados e publicados em antologias de concursos literários por todo o Brasil, como Prêmio Cataratas, Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade - Distrito Federal , Primeiro Prêmio Miró de Literatura de Florianópolis, Prêmio Barriguda / Concurso Literário de Contos - FEMUP Paranavaí, dentre outros. Publicou ainda contos na Revista Trasgo e na Antologia “Nada Elementar”, da Editora Caligo. Enveredou-se na empreitada de escrever livros, e tem publicadas obras de literatura infantojuvenil e fantasia.



Aguardamos o lançamento do volume 2! Pra quem não sabe, será durante a Bienal do Livro SP 2018!!! Aguardem as notícias especiais que sairão aqui no blog. Assim terão todos os detalhes pra passar lá e levar os 2 livros pra casa!


Cris, foi um prazer conhecer sua história! Parabéns!

Leitores, divulguem! O livro merece, a literatura nacional agradece!

Até + ver!


Um comentário:

  1. História boa, beleza de edição e leitura fluída! Acho qu eu também vou amar esse livro, obrigado pela dica.

    Abraços,

    Alessandro Bruno
    http://blog.alemdasseries.com.br/2018/06/analise-da-musica-eu-levei-foi-gaia.html

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: