terça-feira, 16 de julho de 2019

Resenha [livro] - Anna Vestida de Sangue, de Kendare Blake


Alou, leitores!

Bem-vindos a mais uma resenha do blog!

Dessa vez, fugimos dos nossos amados nacionais (só porque eu tenho uma pilha gigantesca de livros para ler e saí pegando um aleatoriamente) para resenhar um livro que considerei bem bacana e que me surpreendeu, não pelo conteúdo, mas pelo jeito como a autora prende a gente na leitura.

Vem conhecer o fantasma mais temido do Canadá: Anna Vestida de Sangue, o volume 1 da duologia de mesmo nome, escrito por Kendare Blake e publicado no Brasil pela Verus Editora!


Sobre o LIVRO:

Anna Vestida de Sangue
Duologia Anna - vol. 1
Autora: Kendare Blake
Editora: Verus
Gênero: ficcção / juvenil / jovem-adulto / terror
Ano: 2016
252 p.

Sinopse:
Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

SKOOB | LOJA VERUS

*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Com 14 anos, Theseus Cassio, ou Cas para os íntimos, matou o seu primeiro fantasma. Não, você não leu errado. Bem, pelo menos é assim que ele conta sua história.

"(...) eu tenho olho para essas coisa. Sei o que procurar porque já vi todo tipo de aparição e espectro que se possa imaginar."

Muitos fantasmas depois, ele ainda está à caça daquele que roubou a vida do pai., acompanhado por sua mãe, uma praticante da Wicca, e pelo gato Tybalt, que tem a habilidade de avisar sobre possíveis companhias nada agradáveis. Agora, por exemplo, está a caminho de uma cidadezinha simpática e pacata no Canadá, seguindo uma dica. É lá que está Anna.

Anna Korlov, mais conhecida nas lendas urbanas de Thunder Bay como Anna Vestida de Sangue, é apenas uma garota que morreu com 16 anos, assassinada a caminho do seu primeiro e único baile da escola. A garganta cortada de tal forma que seu vestido branco ficou eternamente manchado e pingando sangue. Coisa básica.

"Ao longo da vida estive em muitos lugares. (...) Sempre detesto as cidades banhadas de sol (...). Essas cidades não são menos assombradas do que as outras. Apenas mentem melhor. Gosto mais de chegar a um lugar como este, onde o cheiro da morte é trazido até você a cada respiração."

Só que... Bem, nem todos os fantasmas são tranquilos, sabe, a maioria está tão cheia de dor e raiva que pensa apenas em matar. E Cas descobre que Anna é, de longe, o mais forte que já encontrou em suas andanças. O que seria apenas um trabalho como outro qualquer, torna-se o maior desafio de Cas. Isso porque ele fez o que não costumava: encontrou amigos, como Carmel e Thomas, dividiu segredos com eles e com o avô de Thomas também, se apaixonou por... Ah, descubram!

E o monstro que matou seu pai? Só lendo o livro!


A história é bem juvenil, mas foi categorizada como jovem-adulto por conta da idade do protagonista, o Cas. Aliás, foi justamente ele que fez a narrativa ficar tão interessante. Tem 17, quase 18 anos, no entanto é bem desapegado de amigos, namoradas e afins. Sua maior preocupação é a mãe e a caçada. Ele é bem debochado e muito sério. Lembrou-me do Sam Winchester, de Supernatural.

Gostei do desenvolvimento da história, dos detalhes sangrentos e do desfecho que não é bem um desfecho, visto que tem o livro 02. O que quero dizer é que fez sentido o caminhar da história e as reviravoltas são boas.

"A morte é o meu mundo. Todo o resto, escola e amigos, são apenas as coisas que ficam no caminho do meu próximo fantasma."

O que fez a nota do livro não ser máxima foi a revisão. São detalhes que só um leitor muito crítico ou um revisor/leitor percebem, como o excesso de advérbios. Passou por uma boa tradução, mas não foi enxugadinho. No mais, como leitura por diversão, daquelas para desanuviar a cabeça, funciona bastante.

A resenha do livro 2 vai chegar ainda esse ano! Aguentem!



"(...) na verdade, tudo se resume a um cortar e retalhar desesperado. Não era isso que eu tinha em mente quando sugeri que fôssemos fazer uma caçada. Onde estão os fantasminhas bons e fáceis quando se precisa deles?"



Sobre a AUTORA:

Kendare Blake nasceu na Coreia do Sul e foi criada nos Estados Unidos, onde se formou em Administração de Empresas. Mais tarde, ela completou um mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Middlesex (Londres) e, desde então, suas histórias têm aparecido em várias publicações. Em 2011, ela estreou com o romance jovem adulto Sleepwalk Society mas certamente o livro que marcou um antes e um depois na carreira foi Anna Dressed in Blood, juntamente com a sua sequencia, The Girl from Hell.



É isso! Em agosto trarei os meus horários de sessão de autógrafos na Bienal do Livro Rio 2019!

E mais resenhas, é claro!

Boa leitura! Até + ver!


Um comentário:

  1. Nuccia, vou ler esse livro ainda este ano. Ele faz parte de um desafio literário que tenho com uma amiga. Essa capa é maravilhosa. Desejo uma ótima bienal para ti. Como estou me recuperando de uma cirurgia, não vou poder ir a bienal este ano. Desejo muito sucesso e que se divirta muito. Beijos.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: