sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Resenha [livro] - Belo Desastre, de Jamie McGuire


OlĂ¡, nucciamigos!

A resenha de hoje Ă© sobre um livro que, apesar de recheado de clichĂªs, Ă© uma leitura gostosinha.

Uma garota com passado conturbado, um bad-boy sacana tentando mudar, uma aposta, uma amizade e algo mais: Belo Desastre, de Jamie McGuire, publicado pela Verus Editora.


Sobre o LIVRO:

Belo Desastre
Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus
GĂªnero: romance
Ano: 2012
392 p.

Sinopse:
Abby Abernathy Ă© uma boa garota. Ela nĂ£o bebe nem fala palavrĂ£o, e tem a quantidade apropriada de cardigĂ£s no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio estĂ¡ bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço Ă© rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdĂ´men definido e seus braços tatuados, Ă© exatamente o que Abby precisa e deseja evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistĂªncia de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terĂ¡ que ficar sem sexo por um mĂªs. Se ela perder, deverĂ¡ morar no apartamento dele pelo mesmo perĂ­odo. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversĂ¡ria Ă  altura. E Ă© entĂ£o que eles se envolvem em uma relaĂ§Ă£o intensa e conturbada, que pode acabar levando-os Ă  loucura.


*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Belo Desastre Ă© aquele clichĂª jovem-adulto que todo mundo estĂ¡ cansado de ler e lĂª ainda assim. Temos a mocinha, o mocinho, uns amigos, a faculdade, um relacionamento doido, histĂ³rias do passado e reviravoltas. Aposto que todo mundo adivinha o final.

Abby Ă© uma jovem que fugiu da cidade onde viveu sua infĂ¢ncia por causa do jeito como o pai a tratava. Acompanhada da sua amiga AmĂ©rica, moram e estudam na universidade que estĂ£o bem longe de concluir. AmĂ©rica namora Shepp e Ă© na primeira saĂ­da de Abby com o casal de amigos que ela Ă© levada ao clube de luta secreto da universidade. E aĂ­ ela esbarra, literalmente, em Travis "Cachorro Louco" Maddox.

"(...) um pesado par de botas pretas parou diante de mim, desviando minha atenĂ§Ă£o para o chĂ£o. meus olhos foram se voltando para cima, jeans manchado de sangue, mĂºsculos abdominais bem definidos, um peito tatuado ensopado de suor e, finalmente, um par de cĂ¡lidos olhos castanhos."

Travis Maddox Ă© aquele bad boy sarado e tatuado com quem todas, explicitamente to-das as garotas da faculdade querem transar sair. Exceto a AmĂ©rica, porque seu namorado Ă© primo do cara, e a Abby. AliĂ¡s, Travis Ă© o tipo de cara que Abby necessita ficar distante se quer mesmo esquecer seu passado e focar em concluir a faculdade.


Assim que se conhecem, Abby faz de tudo para parecer o pior tipo de garota com a finalidade de ser ignorada por Travis. O tiro sai pela culatra. Justamente por nĂ£o querer ir pra cama com ele, Travis gama na garota.

"(...) parecer desinteressante era a melhor estratĂ©gia. A ideia seria que Travis perdesse instantaneamente o interesse em mim e colocasse um ponto final nessa ridĂ­cula persistĂªncia."

Nasce uma amizade divertida. Surge uma aposta. Surgem rivais. Surge um relacionamento sanfona. Surgem situações do passado, fazendo com que o presente se estrague. E o final, aposto (de novo) que geral sabe como é.

Pra quem me disse que minha personagem Pamella, de Cadeados, era lenta por nĂ£o ver Jonas piscando na sua frente, vou dizer uma coisinha: vocĂªs nĂ£o devem ter lido Belo Desastre. Porque, olha...

"Ele abriu aquele sorriso largo dele, divertido meio infantil e fiquei com mais raiva na esperança de disfarçar minha inquietaĂ§Ă£o. Eu nĂ£o sabia como as garotas se sentiam quando estavam perto dele, mas tinha visto como se comportavam."

Abby Ă© devagar, quase parando. Ela se fixa na amizade, no fato de que nĂ£o quer feat nĂ£o pode feat nĂ£o vai de jeito nenhum dar uns pegas no Travis que faz cada coisa... E nĂ£o enxerga o que o babaca faz por ela.

Ah, sim, Travis Maddox Ă© um babaca! E a justificativa que a autora deu pra ele ser um machista babaca nĂ£o me convenceu. Na cabeça dele, toda e qualquer mulher que transa num primeiro encontro Ă© vagabunda e Ă© por isso que ele trata todas como se fossem escĂ³ria social. A Ăºnica que ele "respeita" Ă© aquela que o trata como ele trata todas as outras, como um objeto. Ah, claro: atĂ© conhecer a Abby (Nuccia revirou os olhos pela 627ª vez). 

"Um brinde a ser a Ăºnica garota com quem um cara sem nenhum critĂ©rio nĂ£o quer transar."

Ok, com o tempo a gente vĂª algumas mudanças. Poucas, mas vĂª. E tem os personagens secundĂ¡rios: a relaĂ§Ă£o meio louca de AmĂ©rica e Shepp, a relaĂ§Ă£o entre os membros da famĂ­lia Maddox (que salvou o livro), a relaĂ§Ă£o Abby e o pai.


TĂ¡, beleza, o livro nĂ£o Ă© ruim. SĂ³ Ă©... comum. É aquela coisa de faculdade nos EUA que geral sabe como Ă©, tem as baladas e muita bebida. De diferente, tem as lutas e a parte do passado da Abby que nĂ£o posso contar por seria um spoiler (nĂ£o estĂ¡ na sinopse).

"Travis esperou atĂ© que eu estivesse saindo com alguĂ©m, alguĂ©m de quem eu realmente gostava, para demonstrar interesse em mim, e eu parecia ser a Ăºnica garota com quem ele nĂ£o conseguia fazer sexo, nem mesmo quando estava caindo de bĂªbado."

EntĂ£o, alĂ©m do clichĂª (vocĂªs jĂ¡ devem ter percebido que eu nĂ£o curto muito. Eu atĂ© leio clichĂª, e escrevo, mas tem uns que sĂ£o o clichĂª do clichĂª...), o que me cansou no livro foi a revisĂ£o. Na parte de pontuaĂ§Ă£o, amĂ©m, estava ok. Mas, caramba, pra quĂª aquele tanto de advĂ©rbios terminados em "-mente"? Como nĂ£o li a versĂ£o em inglĂªs, estou culpando a revisĂ£o nacional. Se quem leu confirmar o excesso de advĂ©rbio, aĂ­ a culpa vai pra autora.

Enfim, a galera que curte esse tipo de leitura vai se apaixonar. Vai ter corações saltando do livro e tudo. Quem nĂ£o Ă© chegado nesses romances, vai odiar.

"A gente nĂ£o dĂ¡ certo juntos, Travis. Acho que vocĂª estĂ¡ obcecado com o pensamento de me possuir mais do que qualquer outra coisa."

Eu curti atĂ© certo ponto, li bem rapidinho. A narrativa Ă© gostosa (fora os advĂ©rbios), tem uma certa cadĂªncia e Ă© atĂ© engraçado (?) ver o vai-e-vem do casal. Mas Ă© um livro que eu nĂ£o leria de novo.

Acho que vai do gosto de cada um. Leiam e tirem suas conclusões. ;)



Sobre a AUTORA:

Jamie McGuire nasceu em Tulsa, Oklahoma. Ela foi criada por sua mĂ£e Brenda em Blackwell, Oklahoma, onde ela se formou no colegial em 1997. Jamie assistiu Ă  Northern Oklahoma College, da University of Central Oklahoma, e Autry Centro de Tecnologia, onde se graduou com uma licenciatura em Radiologia. Jamie vive agora em Enid, Oklahoma, com seus trĂªs filhos e marido Jeff, que Ă© um cowboy de verdade. Eles compartilham seus 10 hectares, com quatro cavalos, quatro cĂ£es e Galo, o gato. Livros publicados por Jamie incluem a trilogia "ProvidĂªncia", e The New York Times best-seller "Belo Desastre", um romance contemporĂ¢neo. Quando nĂ£o estĂ¡ escrevendo, Jamie passa seus dias deixando seus quatro cĂ£es dentro e fora de casa.


Livros sobre os Maddox



PrĂ³ximo livro: nacional!

E o gĂªnero: terror!

Vamos fechar outubro com chave de ouro!

Boa leitura e até + ver!



Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: