terça-feira, 29 de outubro de 2019

Resenha [livro] - Tânatos, de Vitor Abdala


Se é de terror que o mundo literário precisa no mês de outubro, é terror que eu trarei!

Esse é um livro nacional de contos sombrios que peguei numa promoção dessas na Amazon. Tânatos: contos sobre a morte e o oculto foi escrito por Vitor Abdala e publicado pela Giostri Editora.

Vem conferir!


Sobre o LIVRO:

Tânatos
Autor: Vitor Abdala
Editora: Giostri
Gênero: terror / contos
Ano: 2016
124 p.

Sinopse:
Uma coletânea de histórias de terror sobrenatural, TÂNATOS CONTOS SOBRE A MORTE E O OCULTO é o livro de estreia do jornalista Vitor Abdala. Os nove contos buscam formas originais de causar medo ao leitor. São as histórias de um homem que narra suas agonias horríveis enquanto espera uma morte que não chega; de um político que desviou dinheiro público depois de uma grande catástrofe mas vai pagar caro por isso; de um grupo de arqueólogos que despertam espíritos de índios massacrados na Floresta Amazônica no século XVII; de um assassino hesitante que se defronta com uma surpresa desagradável quando decide fazer sua primeira vítima; de um homem que começa a vomitar coisas estranhas depois de uma dor de estômago de causa desconhecida; e de uma pessoa que acorda, a cada dia, com um ferimento pior do que o do dia anterior, sem que ela consiga entender por que; entre outros contos.

LOJA GIOSTRI | AMAZON | SKOOB

*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Na mitologia grega, Tânatos era o deus que fazia personificação da morte. Ele vivia em pé de disputa com Eros, o deus do amor e da vida.

O livro que leva o mesmo nome do deus em seu título faz jus à sensação de escuridão que carrega.

"O fogo chega até meu rosto. Já não consigo gritar. A morte não chega."

Tânatos é composto por 9 contos, cada um com uma temática ocultista em especial, mas todos girando ao redor do tema mórbido.

Alguns são curtos, outros mais longos. Alguns temas já explorados em diferentes livros, outros totalmente novos.

"Ele fez um pacto com um loa, uma entidade que só responde pra ele. Só ele pode pedir pra maldição ir embora."

Dos 9, gostei mais de 3: "Amanhã vai ser pior", "Tem uma coisa dentro de mim" e "Soterrados". Vamos a eles.


AMANHÃ VAI SER PIOR:

O conto já começa na ação em si. A pessoa acorda e encontra um leve corte em seu pulso. O caso foi esquecido até o dia seguinte, quando acordou com um corte mais profundo.

E a coisa foi piorando dia após dia. Chegou o momento em que o pensamento de um invasor na casa tomou conta da pessoa. E aí ela encontrou o bilhete escrito em sangue.


A situação continua a piorar. A pessoa continua sendo cortada, cada vez mais profundo, perde membros e a sanidade. E os bilhetes? Sim... amanhã vai ser pior.


SOTERRADOS:

O conto é narrado pelo assessor do prefeito. Após uma tragédia, ele descobre que o prefeito participou de uma maracutaia nas obras de impedimento de queda de barreiras que levou à morte de mais de 300 pessoas e muitas casas perdidas.

Mas isso não foi o pior: sombras passaram a perturbar o prefeito. Sombras que invadiam seu sítio e o torturavam psicologicamente.

"Quando o colocamos sentado na poltrona, ele falou sobre sombras invadirem sua casa, sobre corpos em decomposição se aproximando dele e tentando matá-lo."

O prefeito tentou desesperadamente entender o que acontecia. Deixou o cargo, mas as sombras não o deixaram. E o assessor ainda não consegue acreditar no que viu.



TEM UMA COISA DENTRO DE MIM:

Os irmãos gêmeos moram juntos e tudo ia bem até que um deles chega correndo em casa, passando mal, reclamando do estômago.

Só que não era uma dor de estômago comum, era algo mais sensível, mais presente. Incomodava. Arranhava.

A dor piorava a cada dia. Médico nenhum via nada ou descobria o que causava tanta dor no estômago do rapaz. Os gritos de dor avançavam pela noite. Quando a dor diminuiu, coisas começaram a sair pela boca.

"Ele fez menção de vomitar, mas não expeliu nada. Então, ele colocou a mão dentro da boca e tirou um dente. Era um molar, e dos grandes. E u olhei espantado, enquanto ele punha o dente em cima da mesa. (...) constatei que todos os seus dentes estavam lá."

A situação ficou cada vez mais caótica e paranoica. Havia algo lá? O que era? E o irmão, o que fez? Só lendo para descobrir.


Gostei bastante desses, gostei de alguns outros também. No geral, o livro é bacana, mas senti vontade de mais contos. Só 9 foi pouquinho  rs...

Se botasse a visão dele de mais algumas lendas, ia dar um toque especial (Vitor, fica a dica pro próximo!).

A parte da revisão tava boa, não tive nenhum piripaque, o que é um milagre!

Convido vocês a conhecerem a morte mais um pouco!



Sobre o AUTOR:

Membro da Horror Writers Association, dos EUA, Vitor Abdala é jornalista, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autor das coletâneas de terror/dark fiction "Tânatos - Contos sobre a Morte e o Oculto" (Giostri, 2016) e "Macabra Mente" (VCA, 2016). É coautor das antologias norte-americanas "Horror Library - Volume 6" (Cutting Block Books, 2017) e "Night Shades #1" (Frith Books, 2017). Também participou das antologias coletivas "Tratado Oculto do Horror" (Andross, 2016) e "Vendetta" (Andross, 2016).




Eis que outubro chcga ao fim, mas não minhas leituras/resenhas.

Temos exatamente 8 livros para trazer aqui, alguns ainda sob leitura. Então aguentem!

Boa leitura e até + ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: