menu

Destaques

terça-feira, 8 de outubro de 2019

0 Resenha [livro] - Ed & Lorraine Warren: demonologistas, de Gerald Brittle


Olá, leitores!

Outubro acabou de começar e cá estamos nós com leituras assombrosas!

Vem comigo para conhecer um dos best sellers da editora DarkSide Books: Ed & Lorraine Warren: demonologistas, uma biografia detalhada escrita por Gerald Brittle!


Sobre o LIVRO:

Ed e Lorraine Warren: demonologistas
Autor: Gerald Brittle
Editora: DarkSide Books
Gênero: biografia / memórias
Ano: 2016
270 p.

Sinopse:
Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

AMAZON | LOJA DARKSIDESKOOB

*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Ed & Lorraine Warren: demonologistas é uma biografia muito bem escrita que começa com uma introdução do autor, passa pelo prefácio escrito pelo reverendo amigo do casal e entra direto na questão Amityville, de longe o caso mais famoso em que o casal participou e justamente aquele que os levou ao conhecimento nacional.

Os primeiros capítulos tratam não apenas de casos, mas também da vida de cada um, como cresceram, como se conheceram e como chegaram ao "cargo" em que trabalharam até o fim das vidas.

"Eles identificam a categoria dos espíritos que vitima seres humanos com a possessão e denominam a atividade poltergeist por aquilo que ela é."

Annabelle e o caso Enfield (na Inglaterra) têm seus próprios capítulos, mas não são os únicos casos relatados. A bem da verdade, não há um único caso que tenha sido totalmente descrito pelo casal e reproduzido pelo autor no livro. Há mais ênfase em alguns, claro, em especial aqueles famosos no Museu Sobrenatural que o casal mantinha em sua própria casa.


A biografia é mais focada nos termos, na discussão, na identificação dos passos do que em cada caso. Inclusive, esses passos têm cada um o seu capítulo: Infestação, Opressão e Possessão. Os termos e os fenômenos são detalhados e o casal fornece várias explicações e exemplos sobre cada um.

"Conhecer pessoas agradáveis em meio a problemas e confusão é sempre uma experiência especial. Conhecer pessoas agradáveis profundamente preocupadas com as dores e mazelas dos outros - sejam psíquicas ou espirituais - é estar em contato com dons raros."

Cabe repetir que este livro é uma biografia, são as memórias de casos dos demonologistas. Então, se o leitor o abre esperando uma narrativa que explique o surgimento de Annabelle ou que discorra sobre o demônio de Enfield (que Hollywood nomeou de Valak naquele filme A Freira), você vai quebrar o nariz.

Falar sobre o que aconteceu não é dar respostas. Eles apontam evidências, mostram fotos e gravações sobre o que ocorreu. Por que tudo aquilo ocorreu? Cabe a cada um.

"Se você procurar a palavra no dicionário, encontrará que sobrenatural significa atividade provocada por Deus e seus anjos. Mas a maioria das pessoas não entende o termo dessa maneira. Então, em vez disso, usamos a palavra no sentido que é mais comumente compreendido, ou seja, atividade provocada por qualquer força ou agente que não faça parte do nosso reino físico."

Além de comentar sobre o que diferencia opressão de possessão, o casal também explica porque não não podem ser classificados como parapsicologistas, conforme a citação abaixo:

"Os Warren não se consideram parapsicólogos, visto que existe uma diferença fundamental entre parapsicologia e demonologia. A parapsicologia não dá credibilidade ao sobrenatural, ao passo que a demonologia apenas de eventos sobrenaturais. Embora um parapsicólogo e um demonologista possam investigar em um mesmo caso, cada um tende a olhar para os fenômenos a partir de perspectivas completamente diferentes."

Particularmente, gostei muito da leitura. É interessante e deixa a cargo do leitor se manter cético ou acreditar no relato. A edição impecável da DSB ajudou bastante no quesito "amei o livro". É linda mesmo.


Estou cogitando fazer a leitura de outros livros biográficos sobre o mesmo casal, também vendidos pela editora. São enfoques diferenciados, gostaria de conhecer.

"(...) em muitíssimos casos que temos investigado, os fenômenos foram convidados a entrar. Pessoas que pensavam que o sobrenatural fosse inofensivo ou que não acreditavam na sua existência trouxeram a atividade para sua vida por livre e espontânea vontade."

No fim, o que aprendemos? Que temos de tomar muito cuidado com quem convidamos para nossa casa. Que alguns meios de comunicação com o além são antenas parabólicas para problemas. Que a culpa é sua, totalmente sua. E que pessoas como Ed e Lorraine são únicas, difíceis de encontrar mais em uma geração.

Lembrando que muitos casos do casal viraram filme e eles aparecem em alguns deles (vide Invocação do Mal 1 e 2, Annabelle, A Freira, Horror em Amityville). Lembrando também que em nenhum dos filmes a "explicação" do fenômeno (como surgiu A Freira, quem foi que virou Anabelle e etc) foi dada pelo casal ou retirada de algum registro deles, tudo saiu da mente de roteiristas de Hollywood.

"Pessoas em situação de opressão costumam perguntar por que Deus permite que isso aconteça. Bom, Deus não permite que isso aconteça: as pessoas permitem que isso aconteça."

No mais, espero que vocês curtam a leitura, mesmo com ela mais voltada para a realidade do que a ficção.



Sobre o AUTOR:

Lorraine e Ed Warren

Gerald Brittle é autor de obras de não ficção, com formação em literatura e psicologia, especializado em teologia mística. Além de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, publicado originalmente em 1980, é autor de The Devil in Connecticut (1983).

*Não foi possível encontrar uma foto do autor*


Foi uma ótima leitura!

Cabe informar que a editora tem outros livros de não-ficção sobre o casal, escritos por diferentes autores:


Até a próxima resenha! Até + ver!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...